Aprenda a preparar o Green Card, drinque do bartender Luis Claudio Simões

O ano era 1867 e no dia 23 de dezembro, um estilo especial de dança chegou da Europa e acabou por fixar residência nos Estados Unidos. No Theatre Comique em Boston, a italiana Giuseppina Morlacchi fez a primeira performance da dança francesa Can Can. O estilo tornou-se moda e chocou a sociedade da época.
A ambição de conquistar a América (do Norte) foi a principal inspiração de Luis Cláudio Simões para criar o seu
Green Card. O nome é referência direta ao visto permanente de imigração concedido a quem emigra para os EUA. Já o estilo de dança aparece de forma clara na decoração do drinque.

Em uma combinação de vodka, folhas de rúcula, licor de melão, xarope de limão siciliano e polpa de maracujá, o Green Card foi criado especialmente para um torneio de drinques pela internet no ano de 2009. A receita precisava ter fácil execução com ingredientes disponíveis em diversas partes do mundo. Além disso, naquele período, vodka e limão representavam a combinação da moda e a rúcula veio para dar um toque original e marcante.

O bartender Luis Claudio Simões começou sua carreira em 1994 como caixa no restaurante A Lanterna, que funcionou na Vila Madalena em São Paulo. Logo foi para o balcão, mas precisou lavar muitos copos até poder usar uma coqueteleira e falar diretamente com os clientes. Com o tempo ganhou a confiança da equipe e teve a chance de começar a aprender os segredos na prática. Conquistou ainda vasta experiência em cursos, com uma formação de barman da ABB, curso de sommellier, barista, cervejas, consumo responsável e outros.

Dentre as casas que passou, estão Moinho Santo Antonio, Los Gringos, Pirajá, Tribeca, Bellini, Dalva e Dito, The Blue Bar, Pink Elefant e Avila Steak House. Hoje trabalha para o grupo CGC no Quintana Bar. Atuou ainda como instrutor de cursos, com diversas palestras, workshops e feiras. Nos campeonatos, foi campeão paulista, brasileiro, sulamericano e panamericano. Não bastasse  ainda teve destaque nos campeonatos de marcas como Campari, Bols e Absolut.

Foi no The Blue Bar que o Green Card teve residência fixa na carta. Foram 2 anos no menu da casa, além de uma semifinal do World Class Brasil em 2010. Hoje o drinque precisa de carimbos no passaporte direto com o mestre Luis Claudio. Mais um resgate dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Green Card

50 ml de vodka
5 folhas de rúcula
20 ml de licor de melão Bols
10 ml de xarope de limão siciliano
2 colheres de polpa de maracujá

Coloque as folhas de rúcula na coqueteleira com o xarope de limão siciliano e macere. Acrescente então a polpa de maracujá, o licor de melão, a vodka e por fim 10 cubos de gelo. Bata vigorosamente por alguns instantes e depois verta o conteúdo para uma taça martini e decore com uma coroa de abacaxi e cereja.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!