Nesse roteiro, você descobre quais os bares que você deve visitar para tomar bons drinks quando estiver em Curitiba.

Foi-se o tempo em que era necessário viajar à São Paulo ou Rio de Janeiro para beber um bom cocktail.

A cada ano que passa, mais bares de coquetelaria abrem por todo o país e com isso, alguns se destacam pelo trabalho executado e serviço prestado. Um diferente do outro, cada um com seu jeitinho, do jeito que a gente gosta.

Criamos um roteiro de bares especialmente pra você que é amante da boa coquetelaria e não quer perder tempo em balcão ruim. Toda semana uma nova rota pra você se divertir. Vamo nessa?

Ananã
Situado no bairro de São Francisco, o Ananã se destaca graças à sua decoração singular e por uma coquetelaria casual e tropical. Desde 2017, quem está a frente do bar é a experiente Karin Kaudy, talvez, a única bartender e dona de bar de Curitiba.

Com uma paleta de cores dominada por tons de azul e laranja, o Ananã evoca a cultura tiki e a influência da Polinésia. O cardápio de drinks é uma celebração da tropicalidade incorporando ingredientes brasileiros.

Rua Inácio Lustosa, 341, São Francisco, Curitiba.
Funciona quarta e quinta das 17h às 23h; sexta e sábado das 17h à 1h; e domingo das 17h às 23h.

Continental
Continental é um legítimo speakeasy em que o endereço realmente só é revelado durante a reserva. Sob comando do bartender Igor Bispo, a casa apresenta uma carta com mais de 30 coquetéis, dos quais pelo menos 13 são criações de Bispo.

No menu você pode pedir pelo amargo e amadeirado Aphelion que mescla  brandy com infusão de cacau e baunilha, licor de cassis, jerez fino, siciliano e Fernet Andino. Para complementar a experiência, o Continental oferece inspirações orientais, como os Baos, Guiozas e Rolls.

Reservas através do Instagram @cocktailscontinental ou pelo site http://www.continentalbar.com.br/reservas.

Mykola Lab
Mykola Lab é um bar de drinques na capital paranaense que tem investido em experiências intensas para os clientes, indo na contramão da atmosfera relaxante da maior parte dos bares da cidade.

O sócio Alieksey Machinsky, trouxe essa dramaticidade do teatro, sua formação original, para o balcão. Mudou de carreira em 2016, quando foi para a Irlanda estudar coquetelaria, e depois para a Escócia, onde teve contato com o whisky escocês na Scotch Whisky Experience de Edimburgo. O ingrediente virou uma paixão, e, após ter estudado na Springbank Whisky School, em Campbeltown, na Escócia, passou a ser também a sua especialidade.O processo de criação dos drinques é coletivo. Quase tudo é feito no bar, desde frutas e legumes desidratados, passando por infusões e gelo próprio.

Rua Visconde do Rio Branco, 1087 – Centro, Curitiba Horário:seg, qua, qui, sex e sáb, 19h à 1h; e dom, 19h às 23h  

Jaguara
O Jaguara Bar é pequeno e intimista. Com poucos lugares em seus sofás e no balcão — os ambientes são divididos para experiências específicas. São 3 ambientes divididos para diferentes climas e ocasiões. O Jaguara é um bar que não se leva a sério demais, propondo uma aproximação mais jocosa com a coquetelaria desde o atendimento até os nomes de duplo sentido e descrições dos coquetéis no cardápio.

Criado pelo bartender Gabriel Figueira, o Jaguara que preza pelo bem estar dos clientes, começando pelo serviço de água que é cortesia até a cozinha que conta com opções típicas de Curitiba. A carta de coquetéis é segmentada de uma maneira intuitiva e o cardápio traz muitas receitas autorais e muito vinho de Jerez.

Rua João Manoel, 188, São Francisco, Curitiba. Ter e Qui, 19h à 00h, Sex à Sab 19h à 02h.

Ginger
Ginger Bar, que teve como inspiração para o nome e conceito a diva e artista circense das décadas de 20 e 30, é um dos bares secretos mais antigos da cidade.

Seja pelo salão principal, com detalhes burlesque, ou pela sala vermelha “secreta” inspirada na série Twin Peaks, o Ginger é um dos endereços da moda na capital paranaense.

Desde apresentações circenses com tecido às receitas autorais da casa, os drinks são preparados pela equipe sob comando da chefe de bar Tati Guimas.Rua Saldanha Marinho, 1220, Centro, Curitiba. Ter a Sex, 17h à 01h, Sábado 12h à 01h e Dom das 12h às 22h

Ponto Gin
Inaugurado em julho de 2017 o Ponto Gin virou referência com produtos feitos para rua e para todos. Nos ultimos tempos, o Ponto Gin aterrissou na Mercadoteca em Mossunguê, sua segunda unidade na cidade.

A frente do bar está Ariel Todeschini, experiente bartender da cena curitibana. A casa ficou conhecida por seus drinks servidos nas bags no melhor estilo take away, mas nos ultimos anos investiu na alta coquetelaria e diversificou seus copos e taças. Al. Pres. Taunay, 543, Batel, Curitiba De seg a sáb, 19h às 23h. 

Officina Resto Bar
Inaugurado em 2015, é um dos bares pioneiros na coquetelaria da capital paranaense, o Officina Restôbar passou por reformas no bar nos ultimos tempos e hoje conta com o chefe de bar Richard Orciuch liderando a equipe de bar.

Na recém lançada carta de drinks, além dos clássicos é possível provar uma dezena de drinks inspirados em grandes artistas como Banksy, Neruda, Monet, Tarsila entre outros.

Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1154, Curitiba – Se a Qua, 19h às 23h; Qui e Sáb, 19h à 00:00

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!