Aprenda a preparar o Kasato Maru, drinque do bartender André Bueno

Foi uma manhã de sol no dia 28 de abril de 1908 que 165 famílias japonesas, ou 781 pessoas, embarcaram no porto de Kobe rumo ao Brasil. Até 1973, quando esse fluxo migratório cessou, foram cerca de 200 mil imigrantes. Hoje os descendentes de todo esse contingente representa a maior população nipônica fora do Japão.

Para homenagear o primeiro navio a chegar no porto de Santos com imigrantes japoneses, André Bueno criou o Kasato Maru. Um coquetel feito especialmente para celebrar o centenário da imigração japonesa em 2008.

A receita foi criada também uma oportunidade de celebrar a união de importadores, com um sake Hakushika e a Monin. Pela sua simplicidade o drinque é perfeito para ser utilizado em eventos. Na receita, o Kasato Maru leva sake, wasabi, suco de limão siciliano e xarope de chá verde.

Foi em um curso na Bertones, com os mestres Matheus Zandoná, Paulo Monteiro e o próprio Bertone, que André Bueno conheceu o mundo do bar. Depois dessa iniciação, mergulhou no mundo do flair onde aprendeu muito com Rafael Andrade, o “Bob Flair”. O pupilo ficou bom e venceu o Campeonato Brasileiro da ABB em 2006 e assim se classificou para o mundial da IBA no ano seguinte em Taiwan. Ainda em 2007, começou a dar aulas e ensinar tornou-se uma outra paixão. Como professor, passou por diversas escolas como a Bartenders Company e o Senac, até se firmar na Barones Bartenders.

Já trabalhou em diversos balcões, representou marcas, mas a realização maior é mesmo como professor. Orgulho maior é ter visto os primeiros passos de bartenders que hoje são destaques no mercado, tais como: Jéssica Sanchez, Laércio “Zulu” Silva, Spencer Amareno, Jackie Dias, Fábio Magueta, Plinio Silva, Rodrigo Mello e tantos outros que passaram pela Barones.

O Kasato Maru é receita exclusiva e quem se interessou por embarcar nesse drinque precisa ir até a Barones ou levar a consultoria para seu evento. Um drinque genuinamente nipo-brasileiro dentre os #365DrinquesDoBrasil.

Kasato Maru

45 ml de saquê
15 ml de xarope de chá verde 2:1
10 ml de suco de limão siciliano
5 g de wasabi

Em uma coqueteleira, coloque o wasabi, o suco de limão, o xarope de chá verde e por fim o saque. Bata ainda sem gelo para misturar os ingredientes e diluir o wasabi mais facilmente. Adicione gelo e bata vigorosamente até resfriar a mistura e concluir a homogeneização. Faça uma coagem dupla direto para uma taça Martini previamente resfriada. Por fim, perfume com um zest de limão siciliano. Decore com um twist de limão ou meia fatia da fruta. Kanpai!

Receita de xarope de chá verde

2 sachês de chá verde
200 ml de água
400 g de açúcar

Fazer o preparo do chá com metade da água recomendada para um preparo “normal”. Adicione açúcar na proporção de 2:1 e prepare o xarope normalmente.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!