Aprenda a preparar o EastSide, drinque do bartender Eugênio Baggiotto

A civilização humana tem diversos berços e uma das nossas mais antigas origens, está no Extremo Oriente. A jornada até ao lado oeste do planeta pode ser mais fácil hoje, mas a surpresa com os sabores e a cultura do Leste Asiático ainda surpreende nosso olhar ocidental.

Para uma festa de casamento, Eugênio Baggiotto tinha como desafio especial criar um drinque que fosse rápido e simples de preparar e soubesse usar o sabor e as especiarias de um gim trazido na bagagem, lembrança de uma viagem especial dos noivos ao oriente. Assim nasceu o EastSide, um coquetel à base de gim que traz sabor exótico marcante ao mesmo tempo em que permite manter o foco no cliente, ao invés de um preparo complexo.

A receita leva o Bombay Sapphire East na base alcoólica, um shrub artesanal de rabanete, suco de limão e água tônica para completar. O resultado é uma homenagem aos sabores exóticos do oriente, uma mistura simples das especiarias do gim, o quinino da tônica e um toque intenso de rabanete, uma das hortaliças mais populares no extremo oriente.

Gaúcho da pequena Nova Palma, Eugênio Baggiotto começou sua carreira de bartender na Absinto Hall em Santa Maria, passou ainda pela Boate Kiss e o Bar do Pingo. Mas foi como empresário, sócio da Fuel Entretenimento, que Eugênio soube se destacar e trabalhar em prol da qualidade e profissionalização da coquetelaria do interior do Rio Grande do Sul.

Nos campeonatos, foi campeão da etapa sul do Vive La Revolution da Grey Goose em 2014, chegando ao terceiro lugar na final nacional. Em 2017 chegou a mais uma finalíssima nacional, dessa vez no Bacardi Legacy. Tem ainda no currículo a semifinal do campeonato da Cachaça Leblon em 2015 além de participações como guest bartender no Tiger Cocktails em Curitiba e no Cozalinda em Florianópolis.

Quem quiser fazer a jornada até o EastSide, o drinque faz parte do cardápio 2018 da Fuel Entretenimento. Um passeio exótico dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

EastSide

60 ml de gin Bombay Sapphire East
15 ml de shrub de rabanete
10 ml de suco de limão
Água tônica para completar
1 ramo de alecrim para guarnição
3 fatias finas de rabanete para guarnição

Em uma taça, adicione gelo, o gim, o shrub, o suco de limão e a água tônica, mexer, adicionar a guarnição e servir.

Receita de shrub de rabanete

600 g de rabanete
1 kg de açúcar refinado
1 litro de água mineral
100 g de vinagre balsâmico de mel e laranja

Em um pote hermético, intercalar camadas de açúcar e de fatias bem finas de rabanete. fechar e deixar descansar ao abrigo do sol. Após 4 dias, retirar os rabanetes e adicionar  água, levar ao baixo e mexer por 10 minutos. Ao esfriar, adicionar o vinagre balsâmico e guardar em um recipiente com tampa em geladeira. Prazo de validade de até 3 semanas

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!