Quem foi Don The Beachcomber, o pai da Coquetelaria Tiki

Ernest Raymond Beaumont Gantt é o nome original da figura responsável pela existência da coquetelaria tiki, foi ele quem nos apresentou o que hoje conhecemos hoje como Cultura Tiki.

Nascido nos Estados Unidos em 1907 Don The Beachcomber tornou-se uma grande lenda dentro da coquetelaria ao incorporar drinques extravagantes num mercado até então recheado de coquetéis clássicos quando ele abriu seu primeiro bar chamado “Don The Beachcomber Café”

Mas como é que Donn tornou-se essa figura extrovertida que conhecemos hoje?

Aos 7 anos de idade Donn deixou o estado do Texas, sua terra natal,  para ir morar com seu avô que era proprietário de um pequeno barco e adorava navegar por toda a Polinésia e ilhas do Caribe. Durante todo o tempo que Donn passou com seu avô, conhecendo e aprendendo sobre a cultura local de cada porto, ilha e país que visitou, Donn começou a se apaixonar por toda a cultura e misticismo que cada povoado.

Visitando e conhecendo as diversas localidades em que esteve, Donn adquiriu um paladar aguçado pelos diversos runs que existiam nas ilhas do Caribe, tendo esse conhecimento em mãos Donn começou a perceber que esse estilo diferente de servir drinques com frutas e decorações nada comuns que até então eram apenas típicas de bares e boates do Caribe eram bem vistos pelos turistas que visitavam as ilhas paradisíacas.

Acredita-se que Donn The Beachcomber trabalhou durante a Lei Seca (1919-1933) como contrabandista de bebidas, já que na época o Rum não tinha uma boa reputação e era sempre associada a uma bebida barata e de consumo de marinheiros.Foi assim que em 1934 Donn abre o Don The Beachcomber café onde proporcionava aos seus clientes uma “experiência polinésica”. Foi neste bar que um dos mais famosos coquetéis tiki foi criado, o Zombie Cocktail.

O que significa o termo Tiki? Descubra aqui!

APRENDA A RECEITA

Zombie Cocktail
(resgatada por Jeff Beachbum Berry)

45 ml rum de porto-riquenho
45 ml de rum jamaicano
30 ml de rum overproff
20 ml  de suco de limão tahiti.
15 ml de Don’s Mix
15 ml de Falernum
7,5 ml de Grenadine
6 gotas de Pernod
1 dash de Angostura

Misture todos os ingredientes com gelo e passe para um copo longo. Sirva com gelo picado, dash de Angostura e gotas de Pernod e sirva com canudo.

Descubra tudo sobre a Coquetelaria Tiki na coluna Tiki de Verdade

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!