Qual a origem dos conhecidos copos e carrancas da coquetelaria tiki?

Embora exista atualmente uma infinidade de modelos que vão desde o clássico Bob Mug até modelos modernos como o maior vilão de todas as  galáxias, o Darth Vader Mug poucos bartenders sabem de onde vem essa cultura que se tornou uma referência quando se fala em tiki bar.

Fato é que hoje com apenas um clique podemos encontrar uma diversidade enorme de modelos para colocar dentro dos nossos bares ou até para ter como itens decorativos em nossos lares.O surgimento desses descolados modelos de esculturas, totens, frutas, crânios e criações dos mais diversos desenhos chamados Tiki Mugs vem criando uma febre entre os bartenders mais aficcionados e clientes entusiastas.

E então te pergunto, você sabe como surgiram as Tiki Mugs como conhecemos hoje?

Muito antes destas figuras entrarem nos bares, o mundo exótico da coquetelaria tiki já engatinhava com apresentações fora do comum.

Don The Beachcomber de quem já falamos aqui, foi uma das pessoas que deu maior visibilidade à coquetéis apresentados dentro de abacaxis, cocos e inclusive copos feitos de bambú. Para essa época era bastante inusitado mas a verdade é que não foi Don Beach quem criou, mas com toda certeza ele foi o grande impulsionador dessa tendência.

– Mas e aí Puma, quando apareceram as Tiki Mugs?

Acreditasse que os primeiros modelos de tiki mugs tenham aparecido no final dos anos 40 e começos dos anos 50. Existem diversas pessoas que asseguram que um dos primeiros estabelecimentos a servir os coquetéis em Tiki Mugs foi um restaurante de San Diego chamado The Hut hoje com nome de Bali Hair Restaurant. Para muitos outros escritores o primeiro local que lançou um tiki mug foi o TikiBob Bar de São Francisco.

Embora isso seja uma briga entre dois restaurantes para aclarar quem foi o primeiro a lançar tiki mugs o que interessa para nós é saber quem foi a pessoa que ajudou a expandir esta movimento de copos de cerâmica com diversas inspirações que hoje utilizamos em nossos bares.

Poderíamos falar que o grande personagem por trás desta massiva quantidade de tiki mugs no mundo hoje foi ninguém menos que o bartender-perna-de-pau Traders Vic que viu nesta possibilidade mais um negócio incrível na venda de canecas. Imagine só você ir num bar pedir um coquetel, ele vir servido um copo todo diferente e ainda por alguns dólares você pode levar um modelo exclusivo para sua casa. Que bom negocio, não é?Foi assim que esse promissor negócio dava seus primeiros passos no mundo do bar e para nossa alegria hoje temos ao nosso dispor uma variedade enorme de modelos, formatos, cores e tamanhos de tiki mugs para escolher.

Uma outra pergunta bastante frequente que as pessoas me fazem é:

– Mas Puma, eu preciso necessariamente servir um coquetel tiki numa tiki mug?

Bom entenda bem, quando falamos da coquetelaria TIKI estamos falando de uma vertente da coquetelaria que tem todo um conceito por trás de um mundo exótico e fantasioso. Então, nesse contexto acredito que o mais adequado seria sim, servir um coquetel tiki dentro de um mug característica.

Porém não podemos esquecer que um tiki mug é apenas um recipiente de cerâmica bonito e bem decorado e que também temos os “tiki glass” que são copos de vidro com a temática tiki, e sim, está valendo!

Se você não tem o dinheiro para colocar no seu bar ou na sua casa logo 20 tiki mugs minha recomendação seria utilizar a criatividade, pegar uma folha de bananeira, higienizar bem e com ajuda de uma fita de rafia amarrar a folha ao seu copo longo e pronto, como no exemplo ao lado, utilizado em um drinque do Meza Bar, no Rio de Janeiro, o Savana 55. Você já vai ter uma apresentação completamente diferente no seu coquetel.

Você pode brincar com as folhas de abacaxi (lembrando de cortar as bordas que tem pequenos espinhos) ou ainda utilizar copos à base de coco fresco, com todo o cuidado com a higiene deles.

Algumas lojas no Brasil como a Bartender Store já comercializam várias opções de tiki mug, dentre produtos importados e nacionais.

É lá que você encontra toda a linha de tiki mugs da Cocktail Channel, da foto abaixo, que com certeza você já conhece, não é?

Uma outra opção, é procura um produtor de cerâmica local e tenta ver se ele não consegue criar alguns modelos pra você. Mas se sua opção for esta, lembre desse recado, CRIE, NÃO COPIE!

Deixe um comentário aqui contando como você serve os seu tiki drinques? Até mais!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!