Muito além de bar e restaurante, o espaço liderado por Moizes Barros também é um centro de formação de profissionais da indústria da hospitalidade na cidade turística paranaense 

O bartender Moizes Barros, de 51 anos, iniciou a carreira por volta dos anos de 1990. De lá para cá trabalhou em muito lugares na noite de São Paulo e ABC e também como embaixador de marcas, como a Diageo e Monin.

Nos anos 2000 teve a oportunidade de ir trabalhar na Grécia, mas quando retornou em 2006, sentiu que São Paulo já não era mais seu lugar. Por muito tempo viajou pelo Brasil através dos trabalhos que realizou para grandes marcas da indústria e nessas oportunidades pensou muito sobre os lugares em que gostaria de morar. Nordeste, interior de São Paulo? Nenhum desses foi possível.

“Eu queria um local com qualidade de vida, porém nenhuma dessas regiões que eu almejava mudar, principalmente Nordeste que eu conhecia bastante por causa dessas viagens de trabalho, deu certo de eu encaixar”, relembra Moizes. 

Já esquecido desse desejo, em 2017 o grupo que detém o Capitão Bar chamou Moizes para uma consultoria na unidade de Foz do Iguaçu, cidade turística que fica a 15 minutos do Paraguai e 30 minutos da Argentina. Quando viu a realidade do estabelecimento, Moizes fechou um contrato por 6 meses. 

“Passei 1 ano e meio fazendo a ponte aérea São Paulo x Foz do Iguaçu,  porque quando terminou o trabalho no Capitão Bar, o pessoal pediu para eu dar consultoria para a unidade de Ciudad Del Este e assim foi..nunca foi o lugar que eu imaginava mudar, mas gostei, minha família também gostou e me fixei aqui”, conta sobre a experiência.

Administrando a consultoria de vários bares do mesmo grupo, Moizes nunca teve a pretensão de ter um estabelecimento próprio. Ele comenta que a ideia inicial era ter um espaço para dar cursos online e presencial – a Kylpos,  porém os donos do Capitão Bar estavam interessados em abrir um bar em sociedade. 

Foi assim que o espaço dos cursos se ampliou para o que é hoje – um local voltado para a gastronomia e coquetelaria com inspiração na Grécia. Inclusive Kylpos, em grego, significa baía, ou porto, e tem uma história que se entrelaça com a de Moizes.

“Quando trabalhei na Grécia, o bar ficava perto do Monte Olimpo e lá perto tinha um píer…por muitas vezes eu saía de madrugada e encontrava com alguns pescadores e a gente conversava, e em uma dessas veio ao meu conhecimento que eles saíam sem muito saber se iam conseguir pescar, mas em busca de alimento… e passavam muito tempo no mar, mas sempre voltavam para o porto seguro” conta o bartender sobre a origem do nome. 

Apesar de ser um bar com inspiração grega, o Kylpos inaugurou em fevereiro de 2019 com a proposta de ser um mix tanto do mediterrâneo, quanto do Brasil e também das culturas que se entrelaçam na fronteira com Paraguai e Argentina. 

“É um bar que tem petiscos inspirados na culinária grega, com bastante frutos do mar, queijo feta e os coquetéis seguem uma linha da alta coquetelaria, com vários clássicos e também aproveitando a fronteira, faço muita coisa com tereré”, comenta Moizes.

Moizes afirma que apesar de Foz do Iguaçu ser grande na indústria da hospitalidade (a segunda cidade com mais hotéis do Brasil), com grande movimentação de turistas, o cenário da coquetelaria na cidade ainda está tímido. 

“O pessoal estrangeiro entende melhor a proposta da alta coquetelaria, porém o povo local tem uma certa barreira que é de entender esse trabalho, já que para eles é muito simples atravessar a fronteira e comprar os mesmo insumos, sabe? Portanto no Kylpos fazemos um mix de alta coquetelaria com uma pegada também mais popular ”, conclui Moizes. 

Na carta do Kylpos, essa mistura de culturas fica clara no coquetel Three Borders (que você pode aprender a preparar ele aqui), que leva cachaça, tereré, mix de frutas argentinas, licor de ervas, suco de limão e bitter, e o Falls Cobbler, composto por cachaça, cordial de maracujá, purê de frutas vermelhas e vinho do porto. 

DRINQUES DO KYLPOS

Falls Drinks
Cachaça, redução de beterraba com cúrcuma e cumaru, suco de limão, cordial de morango e albumina

The Three Borders (foto ao lado)
Cachaça, tereré, mix de frutas argentinas, licor de ervas, suco de limão e bitter

Falls Cobbler
Cachaça, cordial de maracujá, purê de frutas vermelhas, vinho do porto

Kanaloa (foto ao lado)
Spicy rum, mirtilo com figo, suco de limão, vermute rosso e prosecco

Mediterrâneo Cobbler
Vodka, gotas de ouzo, cordial de blueberry com figo, espumante seco

Cherry Swizzle
Rum, licor de cereja, xarope de açúcar, maracujá e suco de limão

Elixir of Hippocrates
Cognac, vermute, bitter artesanal de canela, bitter Montenegro e Amaro Angostura

Sea Lady
Rum Dictador, Aperol, Lillet Blanc e Fever Tree Mediterranean

New Cobbler
Bourbon, cordial de mirtilo, vinho do porto e mel

Os coquetéis autorais têm um preço médio de R$ 24 a R$ 42. A carta conta com seção de clássicos, em que figuram drinques como Old Fashioned (na foto)e Sazerac, e também uma boa gama de doses e uma seleção de whisky. O Kylpos traz esse mix de estilos para o ambiente e a programação contempla diversos públicos, indo de bandas argentinas de rock a noites temáticas, como festa flashback (com releituras de coquetéis de uma determinada época) e apresentações de dança flamenca. 

Sobre a coquetelaria local, Moizes sente através dos cursos que ministra que os profissionais estão cada vez mais interessados e com muita vontade de aprender e botar em prática todo conhecimento, porém basta ter uma abertura maior dos donos dos estabelecimentos para que cresça o cenário a todo vapor.

“Os profissionais de bar precisam achar o seu espaço, tem gente interessada…é um desafio, mas aos poucos quero trazer o pessoal de fora, como o Mestre Derivan, para que o público consiga enxergar que existe algo diferente, que existe uma alta coquetelaria ”, conclui Moizes. 

Saiba Mais

Kylpos Bar – Foz do Iguaçu

Instagram: ww.instagram.com/kylpos
Facebook: www.facebook.com/kylpos
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 606, Centro, Foz do Iguaçu (PR).
Horário: de segunda a sábado, das 18h às 2h.
Capacidade: 120 pessoas
Contato: (45) 99922-0290

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!