Aprenda a preparar o Three Borders, drinque do bartender Moizes Barros

Uma dentre muitas fronteiras tríplices fronteiras, o encontro do rio Iguaçu com as águas do Paraná é rica em história. São tradições que remontam a um tempo em que o principal idioma na região era a língua tupi.

Para mesclar os sabores dos três países tão próximos e com tantas riquezas despercebidas, Moizes Barros criou o Three Borders. Uma mistura que harmoniza no copo os melhores ingredientes dessa tríplice fronteira.

Na base, uma cachaça artesanal brasileira e um licor de cataia, nome que significa “folha que queima” em tupi. O sabor do tereré paraguaio combina bem e ainda traz boas propriedades medicinais. Um mix de frutas com maçãs argentinas e cedrón paraguaio representa nossos vizinhos e ao mesmo tempo traz dulçor e consistência. Para honrar o lema “Foz do Iguaçu, destino do mundo”, um toque aromático com o leve amargor do bitter Peychaud’s, flor de manjericão genovês e flores comestíveis.

Nascido na pequena Açucena em Minas Gerais, Moizes Barros foi morar em São Paulo ainda nos anos 1970. Chegou no fervilhante ABC e suas indústrias com o sonho de ser metalúrgico. Mas um convite inesperado para um trabalho de fim de semana acabou mudando os rumos. Foram muitos copos lavados, até que o trabalho esporádico se tornou ocupação principal.

Desde os tempos no Recanto Mineiro em São Bernardo do Campo, Moizes já passou por muitos balcões. Especializou-se em vinhos Associação Brasileira de Sommelier (ABS), Administração de Bares e Restaurantes pelo SENAC tem ainda uma graduação em Administração e Marketing. Destaque na carreira, uma temporada européia, oportunidade de obter os primeiros contatos com a mixologia moderna. 

A experiência de balcão e a formação técnica consolidaram a trajetória de consultor e embaixador de marcas, com diversas cartas de drinques e muitos treinamentos ministrados ao longo dos anos. Atualmente, Moizes é sócio da Kylpos Cocktail Art empresa que busca inspirar, formar e desenvolver habilidades na arte da hospitalidade com cursos presenciais e a distância, além de oferecer consultorias em bares na região da tríplice fronteira.

O Three Borders ainda é combinação inédita que envolveu na sua concepção diversas casas, tais como Capitão Bar (Foz do Iguaçu e Ciudad del Este), Sushi Hokkai, Bona Trattoria e Clubmaki. Agora quem quiser provar o coquetel terá de esperar a inauguração do Kylpos Bar Experience. Um drinque para expandir fronteiras dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Three Borders

30 ml de Cachaça Capitão Bar
40 ml de tereré paraguaio
60 ml de mix puré de frutas com maçãs e Cedrón paraguaio
20 ml de Limoncello artesanal (Bona Trattoria)
15 ml de Licor de Cataia Mendes (craft)
10 ml suco de limão siciliano
04 Lances de Pechaud’s Old Barrel Bitter
Flor de manjericão genovês
Flores comestíveis

Coloque a cachaça, o tereré, o mix puré, o limoncello, o licor de cataia e o suco de limão na coqueteleira. Bata com gelo e faça uma dupla coagem para uma taça ou copo se preferir.

Coloque gelo moído por último e lances de bitter aromático.

Receita de tereré paraguaio

2 colheres de chá de Tereré + 100 ml de água quente
Faça o preparo tradicional e deixe esfriar. Quando for servir no drinque, filtrar com filtro de papel.

Receita de mix puré de frutas com maçãs argentinas e Cedrón paraguaio

200 g de açúcar refinado
100 g de abacaxi fresco
100 g de polpa de maracujá
100 g de maçã paraguaia
Cedrón paraguaio

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou com um mixer até formar uma mistura homogênea.

Receita de Limoncello artesanal

Cascas de 12 limões sicilianos
1 litro de álcool de cereais
1 cravo da índia
3 sementes de cardamomo
Xarope de açúcar 1:1

Misture as cascas de limão, o álcool, o cravo e o cardamomo e deixe infusionar por 15 dias. Com a mistura ainda morna, adicione o xarope de açúcar. Deixe descansar por mais 3 dias. Por fim coloque no freezer e estará pronto para servir quando estiver gelado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!