Dirley Fernandes, editor e fundador do site Devotos da Cachaça, faleceu nesta quarta feira, 15 de fevereiro

É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento, em 15/02/2023, às 20:15, do jornalista e editor do Devotos da Cachaça, nosso amigo Dirley dos Santos Fernandes.

Dirley foi vítima de atropelamento de trânsito, por ônibus, em São Paulo, SP. O acidente aconteceu às 22h05 do dia 09/02. Dirley foi prontamente socorrido pelo serviço de emergência, mas mesmo antes da chegada da ambulância, pessoas solidárias o assistiram no local e foram fundamentais no cuidado inicial dele.

Foi levado ao Hospital das Clínicas, referência nacional em trauma. Contou com uma equipe de especialistas que fizeram de tudo para cuidar muito bem dele.

Infelizmente, o trauma craniano foi muito forte e extenso e, no decorrer dos dias, foi confirmada a morte cerebral.

O velório e cremação acontecerão no Rio de Janeiro, este final de semana, em dia e hora a serem definidos.

Assim que tivermos maiores informações, anunciaremos para que os amigos e amigas possam se despedir do nosso intrépido cachaceiro!

Dirley deixa esposa, Anna Maria e 3 gatas, Anita, Clarice e Branca.

Deixa também uma enorme rede de familiares, amigos e amigas, ao lados do quais amou muito, viveu intensamente, e foi, acima de tudo, muito feliz.

Trajetória do Cachaceiro

Dirley Fernandes é jornalista especializado em cultura, história e economia, além de documentarista, escritor e editor. Em mais de 20 anos de atividade profissional, passou pelas redações das revistas Caras, Manchete, Conhecer, Seleções e História Viva e por jornais como O DIA, Extra, Jornal do Brasil e Jornal do Commercio. Edita a coleção de livros História Viva, da editora Ediouro, e é autor de O que você sabe sobre a África? (Ed. Nova Fronteira, 2016).

Seu caso com a cachaça tornou-se mais sério a partir de 2007, quando aceitou o desafio de pesquisar, roteirizar e dirigir um documentário sobre a marvada. Daí nasceu Devotos da Cachaça (2010), documentário em média-metragem que tem como base a obra do antropólogo e folclorista Câmara Cascudo.

Em 2012, Dirley Fernandes fundou, com um grupo de especialistas que militava de forma desarticulada pela valorização do destilado brasileiro, a Cúpula da Cachaça, responsável por uma série de iniciativas que levaram visibilidade ao setor.Foi coidealizador do Ranking Cúpula da Cachaça, o mais importante do mercado, que envolveu, em 2016, mais de 24 mil pessoas em votação popular, rendeu cerca de 400 matérias em veículos de 18 estados e no exterior e foi chamada de capa no jornal O Estado de S. Paulo.

Criou o primeiro blog sobre cachaças hospedado num grande jornal (O DIA) e a primeira coluna exclusivamente sobre cachaça numa revista de gastronomia (Gula).É editor da Cachaça em Revista, publicação anual da Cúpula da Cachaça, composta de artigos de especialistas no tema.

Despedidas do Editor

Por Marco De la Roche, editor deste site:

“O Mixology News deve e muito a esse brasileiro que nos deixou.

Eu particularmente pude aprender muito sobre a ética profissional da comunicação e do jornalismo observando os passos do Devotos e tendo minhas conversas ao celular com Dirley. Era uma pessoa que eu sempre queria ouvir o que pensava e como falava.

Nos últimos meses, compartilhei com ele meu desejo de publicar neste site alguns textos históricos e importantíssimos para a cachaça que ele havia escrito para o Devotos. Ele, de coração aberto, prontamente me autorizou e por isso seguiremos aqui, uma vez por mês, compartilhando seu legado para a cachaça.

Seu rigor técnico na apuração de dados, na seriedade em tratar a comunicação como uma forma de se construir um Brasil mais justo sempre foi norte para mim. Dirley sempre será uma bússola para o nosso trabalho por aqui.

Dirley, além de tecnicamente brilhante é apaixonado por esse Brasil. 
Um soldado nessa tão importante batalha contra a discriminação de um dos nossos maiores bens nacionais, a cachaça.

Um amante deste país, da democracia, dos diferentes povos da nossa terra, da arte e da cultura brasileira.

Cumpriu sua jornada, deixou o seu legado e foi beber o néctar em outro plano, acompanhado de sua simpatia e genialidade. Daqui, fica a minha profunda admiração e encantamento por esse bom brasileiro que nunca esqueceremos.

Que nosso amigo e mestre Dirley faça uma boa passagem e descanse em paz.”
Viva Dirley!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!