A bela história do Sazerac, coquetel mais importante de New Orleans

A história deste coquetel começa por volta de 1850, quando Aaron Bird assumiu o The Merchants Exchange Coffee House em New Orleans, “exchange” significava que era na verdade um bar, a partir de seu proprietário original, Sewell Taylor.

Taylor tinha deixado o bar para trabalhar como importador de bebidas, entre elas um cognac chamado Sazerac de Forge et Fils.

Depois de Bird assumir o estabelecimento, ele mudou seu nome para The House Sazerac e começou a servir um coquetel com o cognac Sazerac e com os bitters produzidos pelo farmacêutico local Antoine Amedie Peychaud.sazerac_1233De fato, anos antes disso, Peychaud era conhecido por ter feito toddies de cognac usando seus bitters, que ele servia para as pessoas em sua farmácia.

A criação do Sazerac também tem sido creditada a Antoine Peychaud, o crioulo boticário que se mudou para New Orleans das Índias Ocidentais e se estabeleceu no bairro francês no início do século 19, abriu uma farmácia no Bairro Francês, e começou a vender suas tinturas e bitters para “aliviar os males de todos os seus clientes.”

Diz a lenda que depois de horas misturando os bitters com um pouco de conhaque, água e açúcar para os seus clientes ele serviu a bebida num copo de ovo, um coquetier en Francais e a pronúncia americana inadequado deste termo levou à denominação eventual “cocktail“.

Nesta versão da história, o Sazerac é o primeiro cocktail americano, Peychaud seu pai, e New Orleans seu berço. No entanto, a palavra cocktail antecede isto por décadas, sua primeira aparição impressa é em 1803, e definido pela primeira vez pelo jornal nova iorquino The Balance and Columbian Repository como “uma mistura de espíritos de qualquer natureza, água, açúcar e bitters” vulgarmente chamado de Bittered Sling.The-Balance-and-Columbian-repository-header-672x306Voltando para The House Sazerac, ela mudou de mãos várias vezes, e por volta de 1870 Thomas Handy a assumiu como titular. Por esta altura o principal ingrediente mudou de conhaque para whiskey de centeio.

Há uma explicação lógica para isso, nas décadas de 1870 e 1880, uma praga chamada filoxera vastatrix estava mastigando as raízes de vinhas em toda a Europa, sem omitir aquelas em parte da França onde o conhaque era feito. Entre 1875 e 1879, a produção total de vinho francês caiu em dois terços.

Em todo o mundo anglo-saxão, as pessoas que tinham jurado fidelidade ao cognac francês foram migrando para whiskey. Em New Orleans, o uísque na mão teria sido o de centeio, tradicional lá desde então.

Em algum momento antes de sua morte em 1889, Handy registrou a receita para o cocktail, e a bebida fez sua primeira aparição impressa em 1908.

Embora esta receita pede Selner bitters, não Peychaud’s a receita de Handy também pede um copo lavado com absinto. Após o Absinto foi proibido em os EUA em 1912, foi substituída por vários espíritos com sabor de anis, especialmente Herbsaint de New Orleans.

Sazerac de Forge et Fils pereceu na década de 1880, mas como quando uma marca morre outra nasce, uma década mais tarde, o Sazerac Bar tinha crescido e virado a empresa Sazerac que começou a engarrafar e vender a versão à base de centeio do cocktail.

Sazerac está tão firmemente enraizado na história de New Orleans que em março de 2008, o senador estadual de Louisiana Edwin R. Murray apresentou uma proposta ao senado designando o Sazerac como cocktail oficial do estado de LouisianasazeracO projeto de lei foi derrotado em 8 de abril de 2008. Depois de mais debate, em 23 de junho de 2008, a Assembleia Legislativa Louisiana concordou em proclamar o Sazerac como o Cocktail Oficial de New Orleans.

Pessoalmente eu acho o Sazerac um dos cocktails mais perfeitos, ele consegue unir um sabor surpreendente, um ritual de preparo muito criativo e funcional e uma história realmente incrível, sem mais delongas detalho abaixo duas receitas, a receita clássica e a minha receita predileta do Sazerac.

SAZERAC

60 ml cognac
1 torrão de açúcar
Spray de Absinto
4 dashes generosos de Peychaud’s bitters
Zest de limão siciliano

Em um copo baixo coloque o Absinto de forma que suje todo o interior do copo, coloque bastante gelo e reserve se possível numa geladeira.

Num mixing glass coloque o açúcar e o bitter e macere levemente com uma bailarina para dissolver o açúcar, em seguida adicione o cognac gelo e mexa. Em seguida pegue o copo sujo com absinto retire o gelo e verta o conteúdo do mixing glass para ele com coagem simples, esprema o zest de limão por cima do copo e passe a casca na borda do copo e a dispense, está pronto seu clássico Sazerac.

sSAZERAC  por Kennedy Nascimento

30 ml cognac VSOP
30 ml bourbon ou rye whiskey
1 torrão de açúcar
Spray de Absinto
4 dashes generosos de Peychaud’s bitters
2 dashes de angostura
Zest de limão siciliano

Em um copo baixo coloque o Absinto de forma que suje todo o interior do copo, coloque bastante gelo e reserve se possível numa geladeira.

Num mixing glass coloque o açúcar e o bitter e macere levemente com uma bailarina para dissolver o açúcar, em seguida adicione o cognac gelo e mexa. Em seguida pegue o copo sujo com absinto retire o gelo e verta o conteúdo do mixing glass para ele com coagem simples, esprema o zest de limão por cima do copo e passe a casca na borda do copo e a dispense.

kennedy nascimento
Kennedy Nascimento
é o nosso colunista convidado do mês.

Ele é bartender consultor do Grupo Vegas, onde atende diversas casas em São Paulo, como Riviera e Z Carniceria.

Foi vencedor do Diageo World Class 2015, vencedor do Bols Around The World 2014 e considerado Barman do Ano em 2015 pela revista Veja SP.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!