Incerteza sobre BCB São Paulo causa rebuliço entre profissionais da área depois de a cidade não ter sido anunciada no evento de apresentação em Berlim
Alemanha, outubro de 2024. Enquanto representantes de lugares como Singapura, Nova York, Brooklyn e Berlim comemoravam o anúncio de mais uma edição do BCB e Londres a chegada da conferência na cidade em 2025, os brasileiros estranharam a falta de um painel com o nome da cidade de São Paulo. O fato de não ser mencionada seria um alerta de que o evento não aconteceria mais por aqui?
O autor do vídeo que circulou pelas redes sociais mostrando as cidades confirmadas para 2025, Marcello Gaya, afirma que chegou a questionar um integrante da própria RX – organizadora do evento em todo o mundo – no momento e que a resposta não foi muito animadora: “É, parece que não deu muito certo por lá”.
— Como profissional da área, acho uma pena ver o BCB partir e espero que outros grandes eventos venham para cá — lamenta Gaya, embaixador da 1883 para a América Latina. — Por outro lado, na nossa última participação em São Paulo, fomos muito destratados em prol de grandes marcas, que descartaram o evento logo em seguida.
A publicação nas redes sociais depois rodou por grupos de WhatsApp e perguntava se alguém ficaria surpreso com o cancelamento. O post chegou a ter mais de mil curtidas e cerca de 80% de não como resposta. Segundo Gaya, o possível cancelamento pode ser resultado da falta de atenção com as marcas pequenas.
— Em Berlim, é o contrário. O evento teve muitas marcas pequenas em busca de distribuidores e com muito investimento, ações com profissionais importantes da marca e tudo foi muito bem organizado. Várias experiências com um custo quase zero — avalia exaltando a dimensão gigantesca do evento por lá – Ninguém chapado, degustação com tamanho de dedal, focado em negócios mesmo. Se você quisesse experimentar um drinque do Alex Kratena, por exemplo, ok. Você comprava o coquetel.
Mas o zum-zum-zum não se limitou aos comentários da publicação. Aliás, os boatos de que uma próxima edição poderia não acontecer começaram logo depois de o último dia do evento.
– Já ouvia alguns burburinhos que um próximo ano pudesse não acontecer até porque grandes marcas perderam o interesse pelo BCB do Brasil – diz Pucca chefe de bar do Caetano’s e que participou de todas as edições do BCBSP até agora, de formas diferentes. Em três ela trabalhou, em uma foi como público – O vídeo gravado em Berlim foi só um spoiler de que o próximo ano a gente não terá o nosso BCB.Nos bastidores, até quem trabalhou diretamente em edições anteriores desconhece o futuro do BCB. Numa rápida pesquisa no Instagram, é possível ver que embaixadores da última produção, inclusive, já não ostentam mais o crédito em seus perfis nas redes sociais.
No site oficial do BCB, existe apenas um texto na área de imprensa, datado de fevereiro de 2024, antes de a edição do ano acontecer. Na página da RX, onde são listados todos os acontecimentos de Food & Hospitality o mundo, São Paulo não aparece entre as cidades contempladas com o BCB. Coincidência ou não, essas simples mudanças preocupam os profissionais da área.
— Meu contrato é anual, fui o embaixador do BCB 2024 e só serei de 2025 quando ficar sabendo de alguma informação, que geralmente aparece em dezembro — explica Rafael Mariachi.
Pelo visto, a dúvida ronda até mesmo a RX, organizadora do BCB. Em comunicado oficial, por e-mail, não ficou claro se haverá ou não evento em São Paulo em 2025. Leia abaixo a nota na íntegra:
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com os principais representantes e players do setor para desenvolver um formato inovador que reflita as necessidades específicas da indústria local. Assim que houver avanços concretos, compartilharemos as novidades com o mercado de forma clara e no momento adequado.”
Ainda que sem saber o que vai acontecer, Pucca tem uma visão otimista. – Acredito que se as grandes e pequenas marcas se juntarem, teremos um BCB melhor. Mas a organização do evento também tem que corrigir os erros das edições anteriores porque é um evento que tem sua importância para a área de Alimentos e Bebidas – acredita – Em São Paulo, o evento faz todo mundo se encontrar, mesmo que sejam de outras cidades. Mas poderiam fazer também uma edição no Rio ou mesmo no Nordeste, onde temos grandes profissionais da área.
É esperar para ver, ou não.
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