No fim do mês de julho, a Diageo, empresa britânica de bebidas destiladas, anunciou o desenvolvimento de uma garrafa em papel, usando madeira de origem sustentável para a celulose. A embalagem sem plástico deverá estrear no início do ano que vem.

A iniciativa faz parte da estratégia da Diageo no longo prazo para melhorar sua pegada de carbono e seu impacto ambiental geral.

Por exemplo, a empresa anunciou em 29 de junho que iria construir uma destilaria de uísque neutra em carbono. Em 11 de junho, anunciou o uso de garrafas plásticas recicladas para o 7 Crown American Whiskey da Seagram.

A embalagem foi projetada para conter uma variedade de produtos líquidos e fará parte do compromisso da Diageo com a meta 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de consumo e produção responsáveis. A garrafa da Diageo foi desenvolvida como parte de uma parceria com a empresa de gerenciamento de risco Pilot Lite. De acordo com um comunicado da Diageo, as duas se uniram para criar a Pulpex Limited, uma empresa de tecnologia de embalagens sustentáveis que também trabalha com a Unilever e PepsiCo em garrafas de papel.

O uso do papel é uma tendência forte no setor de bebidas, já que as marcas buscam reduzir o uso de plástico. A Diageo, que se comprometeu a reduzir sua dependência de plásticos – incluindo a eliminação dos anéis em suas latas do Guinness – e aumentar a capacidade de reciclagem de suas garrafas, disse que a garrafa de papel ajudará a empresa a atender os objetivos de sustentabilidade estabelecido pelas ONU.

Uma das pequenas vitórias a se comemorar é que nenhum revestimento interno da embalagem faz uso de polifluoroalquílicas, os conhecidos PFAS. Essas substâncias são normalmente encontradas em embalagens de papel revestidas e causam sérios danos ambientais e de saúde.

Para a bartender Elen Souza, que foca seu trabalho na sustentabilidade na coquetelaria “é muito bom ver uma empresa grande como a Diageo introduzindo práticas mais sustentáveis na sua operação. Mesmo sendo uma edição limitada, serve de inspiração para outras marcas e bebidas e esse pensamento deve ser notado e trazido para o nosso dia a dia, o que de inovador, de mais consciente a gente pode fazer no trabalho para melhorar o nosso futuro?”

No final do ano passado, a cervejaria dinamarquesa Carlsberg apresentou protótipos de uma garrafa de fibra de madeira de origem sustentável para suas cervejas pilsner. A Pernod Ricard, que detém a marca de vodca Absolut, a L‘Oreal e a Coca-Cola também estão trabalhando em esforços semelhantes.

Mas nem tudo são flores e parece que não há um consenso para os especialistas no estudo do desperdício zero, como Amy Moas, uma ativista florestal sênior da Greenpeace dos EUA.  “Nada sobre a mudança de Johnny Walker para embalagens de papel é sustentável”. Ela também sinalizou a necessidade de opções de desperdício zero para os consumidores e os problemas ambientais que a indústria de papel e celulose cria” ela disse via e-mail ao Gizmodo.

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