Cuba Libre é com Coca Cola ou com Coca Zero? Descubra aqui.

A Cuba Libre é um ótimo drinque para quem gosta de refrigerante, especialmente os amantes da Coca-Cola, com um pouquinho de bebida alcoólica, já que, geralmente, a receita leva 2 a 3 partes de refrigerante de cola e uma parte de rum, mais gelo e um limão cortado.

Dentre todas as lendas existentes, uma muito interessante é de que o norte-americano Capitão Russell teria levado Coca-Cola para a guerra em Cuba em 1898, onde então teria misturado com uma dose de rum. O resultado da guerra foi a independência de Cuba, e por isso a origem do nome de “Cuba Libre” para a bebida, mas essa história tem controvérsias.

Quer saber qual é a melhor embalagem para preservar o sabor?! Lata, Vidro, PET ou Máquina? Descubra aqui!

Agora, vamos sair de Cuba e ir para o bar!

Outro dia estava com uma amiga viciada em Coca-Cola que queria além de seu querido e amado refri, uma dose de bebida alcoólica e… PUMBA! Dá-lhe Cuba Libre! Mas ela ficou pensando nas calorias do rum e, para economizar pontos na balança, achou melhor pedir ao simpático bartender para colocar Coca-Cola Zero Açúcar ao invés da Coca Cola tradicional em seu drinque.

Daí a Jujuba aqui começou a pensar, em termos gerais, se vale a pena essa troca. E assim começa mais um fight nutricional! O duelo de hoje é entre a Coca-Cola Tradicional (e não normal como dizem, pois a outra não tem nada de anormal!) e sua versão zero açúcar.

O vídeo da série True Originals da Bacardi explica lindamente como fazer uma Cuba Libre caprichada!

coca colaVamos ao ringue!

AÇÃO NO ORGANISMO

Coca-Cola: como costumamos dizer, refrigerante é caloria vazia, ou seja, não tem qualidade nutricional, só serve para engordar, tanto é que se um indivíduo tomar uma lata por dia com cerca de 150 calorias, ao final de um mês, pesará aproximadamente 500g a mais, e ao longo de um ano estará quase 7 quilos mais gordo. Também consideramos a perda de massa óssea já que o refrigerante  age como “ladrão de cálcio”, predispondo quem o toma a fraturas nos ossos e à osteoporose. Há suspeitas de que ele possa causar alguns tipos de câncer. E ainda, está associado ao derrame cerebral, ao ataque cardíaco e ao Diabetes. Essas são as “grandes” ações no organismo. E fato, não é só uma marca, mas refrigerantes em geral. Nota zero zero zero para ela.

Coca-Cola Zero Açúcar: só não engorda como a Coca tradicional pois não tem açúcar, mas tem vários conservantes e adoçantes, deixando um monte de baboseiras no organismo, já que esses são substâncias químicas que vão se acumulando no organismo podendo, a longo prazo, desencadear algum tipo de câncer. Assim como a outra, predispõe à perda de massa óssea e estudos mostram que a combinação da Coca com os adoçantes são suspeitos de causar lúpus e doenças degenerativas no sistema nervoso. Nada de bom, então, nada de nota para ela.

 

NUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

 Coca-Cola: a base é extrato de noz de cola com cafeína, açúcar e água gaseificada, o restante são químicos para chegar na cor e sabor conhecidos mundialmente. Tem praticamente só carboidrato, ou seja, açúcar, e um pouco de sódio. Considerando uma latinha, 21g de carboidrato e 10mg de sódio. Ponto zero, principalmente por conter muito açúcar.

 Coca-Cola Zero Açúcar: Possui a mesma base da Coca tradicional, porém, ao invés de ir açúcar, vão 3 tipos de adoçante (ciclamato de sódio, aspartame e acessulfame de potássio), sendo que o ciclamato de sódio, por conter o sódio (sal), pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Olhando a informação nutricional de uma latinha, consta apenas 38mg de sódio, que representa 1% da ingestão diária. Ah! Possui mais sódio do que a Coca tradicional já que esse é usado como conservante. No caso da outra, o próprio açúcar acaba agindo também como um conservante, por isso, menos sódio. Nota 0, pois não tem nada de bom na composição e, consequentemente, nos nutrientes.

 

cuba libreESTÉTICA

Coca-Cola: tem característica muito marcante, pois poucos ou nenhum outro líquido “bebível” possui a coloração dessa bebida que é preta. Quando misturada com gelo e colocada perto de alguma luz, fica em tons de caramelo. Sinceramente, de agradável essa aparência não tem nada. Sem ponto.

 Coca-Cola Zero Açúcar: Não muda em nada suas características em relação à sua versão tradicional. Nota zero.

 

PRAZO DE VALIDADE

Coca-Cola: A que está na lata possui validade de 6 meses, já que está mais protegida do calor e da luz, diferente da garrafa transparente, onde tem validade de 3 meses. Em relação ao armazenamento, quanto maior for a temperatura, maior será a atividade das moléculas gasosas, emitindo maior força e pressão ao líquido e consequentemente diminuindo sua qualidade. Portanto, deve ser mantido em ambiente com temperatura fresca. Ou seja, não deixe o refri próximo ao motor da geladeira! Um pontinho pela longa shelf life(validade) da Coca-Cola.

Coca-Cola Zero Açúcar: diferente da Coca-Cola tradicional, por não ter açúcar, tem sua validade diminuída. Isso porque as bactérias não gostam nada de açúcar e assim, como essa versão não tem açúcar, fica mais fácil das bactérias se proliferarem, deteriorando a bebida. Sua validade cai para praticamente a metade do tempo em comparação com a Coca-Cola.Seu armazenamento é igual à outra Coca, sempre em local fresco ou refrigerado. Sem ponto para ela, já que não tem a mesma validade da tradicional.

 

SABOR

Coca-Cola: por ser uma nutricionista bem consciente, eu não tomo refrigerante, mas quando eu era criança, tomei algumas vezes. Era gostosa. Tenho pacientes e pessoas ao meu redor que são viciados nela e em seu sabor, portanto, vou dar um ponto à ela, pelas pessoas, e não por mim, senão, serei esquartejada!

 Coca-Cola Zero Açúcar: não sei como é seu sabor, mas acredito que seja a Coca com um sabor mais artificial, devido à presença do adoçante. Deve deixar um sabor residual característico de alguns adoçantes. Tem muita gente que não troca a tradicional por ela por causa do sabor, logo, nada de ponto a ela.

 cuba libre

 Contando os pontos, a Coca-Cola mais indicada para dar mais sabor e qualidade à Cuba Libre é a versão tradicional.

Portanto, ressalto que aqui estamos falando de sua utilidade para o drinque, e não para a saúde, pois, para termos bastante dessa, temos que ficar o mais distante possível dos refrigerantes e, em especial, esses à base de cola.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? É só acompanhar no Entre Legumes e Verduras.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!