No Duelo dos Alimentos de hoje,  Caipirinha; Açúcar Refinado X Açúcar Mascavo

Com essa super onda de todo mundo querer ser mais saudável, o açúcar branco refinado – aquele tradicional que você tem em casa – acabou ficando meio de lado, abrindo espaço para outros tipos de dulçores e até mesmo para o adoçante.

Mas nem sempre foi fácil assim ter o adoçante mais usado no mundo a uma esticadinha do seu braço.

A cana-de-açúcar se originou na Índia e uma das primeiras menções a ela aparece em manuscritos antigos de chineses, datados do século VIII antes de Cristo.Ainda restava um bom caminho a ser percorrido quando os habitantes do subcontinente indiano, aproximadamente no ano de 500 a.C., faziam grandes cristais de açúcar para facilitar o transporte e o armazenamento.

Esses cristais grandes ganharam o nome de khanda. Ele não era de fácil acesso para todos. Sendo assim, o mel ainda era o mais utilizado na maior parte do mundo.

Foi dessa maneira que os indianos descobriram e aperfeiçoaram métodos para transformar o caldo da cana-de-açúcar em cristais cada vez menores e mais práticos de serem transportados.
Dessa vez, vou entrar no ringue do viciante e perigoso mundo dos açúcares. Calma, mantenha a calma que em breve falaremos sobre os adoçantes. Temos o ano inteiro ainda pela frente para duelar inúmeros alimentos, e se preparem, porque vem muita briga boa por aí!duelo.CAIPIRINHA

NUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

Açúcar Refinado

Possui taxas significativas de carboidrato, ou seja, em uma colher com 5g temos  as mesmas 5g de carboidrato. Uauu! Isso dá mais ou menos 20 calorias. Se pensarmos em colocar uma colher de sopa de açúcar refinado em sua caipirinha, aumentará para 48 calorias, mas se quiser bem docinho e o barman colocar duas colheres de sopa em sua bebida, ela ficará com cerca de 100 calorias. Imagine que ao final de uma noite você tenha tomado quatro caipirinhas, ou seja, você adicionou 400 calorias em seu consumo diário. E aqui vale lembrar que, de modo geral, se consumirmos 100 calorias a mais por dia, ao final de um ano estaremos cinco quilos mais gordo.

Nota 0, pois não tem nada além de calorias. Ok, pode até te fazer feliz, mas também vai te fazer engordar.

Açúcar Mascavo

Com menos processamento, o Mascavo mantém alguns nutrientes da cana do açúcar. Nas mesmas 5 g o açúcar mascavo contém 4,7 g de carboidratos, manganês, magnésio, cálcio, lipídios, proteínas, fósforo, ferro, sódio e potássio. Isso tudo com apenas 18,4 calorias. E você imaginava que era só um grãozinho mais queimadinho, né?

Por essa variedade de nutrientes o Mascavo leva o primeiro round com 1 ponto.

AÇÃO NO ORGANISMO

Açúcar Refinado

Costumo dizer que o açúcar branco é o único alimento que não temos necessidade fisiológica, temos apenas necessidade emocional. Tudo bem, ele faz parte do grupo dos carboidratos, que deve compor de 50% a 60% da nossa alimentação. Mas o detalhe é que existem diversos tipos de carboidratos, e falando mais especificamente do açúcar, existem vários também, como a lactose, que é o açúcar do leite, a frutose, que é o açúcar das frutas, entre outros.

Nos dá energia e também nos dá uma sensação de prazer, mas se consumido em grande quantidade, pode virar gordura e ajudar no aumento daquilo que você está sempre a tentar manter: o peso. Se consumido de forma desregrada, pode desencadear um diabetes. Mesmo sabendo de todos esses fatores, vou dar 1 ponto sim pelo fato dele nos deixar mais feliz quando estamos pra baixo e procuramos um docinho com o intuito de reverter o quadro.

Açúcar Mascavo

Por também ser açúcar, nos dá energia e pode virar gordura quando em excesso. A história do diabetes aqui se repete. O diferencial dele é que possui alguns minerais, que são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Tem seus pontos negativos, mas também positivos, então vou ser justa e dar 1 pontinho.

ESTÉTICA

Açúcar Refinado

Provavelmente você já se acostumou com o pote de açúcar branquinho. O açúcar refinado tem grão minúsculos, parecidos com cristais e que, quando juntos, ficam bem branquinhos, devido às últimas etapas do refinamento. Nota 1.

Açúcar Mascavo

Com uma coloração mais escura, o Mascavo navega entre tons de marrons mais claros e escuros, dependendo do tempo que ele levou no processo de fabricação. Passando por menos etapas de filtração e centrifugação do que um Refinado comum, o Mascavo fica com um aspecto mais bruto. Perde principalmente na caipirinha, pois queremos ela mais clara, então nota 0.

Aprenda a preparar a melhor caipirinha, pelas mãos do Mestre Derivan

SABOR

Açúcar Refinado

Doce, doce, doce, agora ficou dooooooce… O Refinado como conhecemos é um dos tipos de açúcar com o sabor mais doce de todos, e depois de tantos processos para o seu refinamento e clareamento quase não se sente o gosto da cana de açúcar. Nota 1, afinal, por mais que ele engorde, como falado acima, quem resiste à um docinho onde, normalmente ele está presente?!

Açúcar Mascavo

Tem gente que diz que tem um gosto um pouco mais terroso, tem gente que acha tão forte que acaba mudando o gosto de algumas preparações. Claro que vai de cada paladar, mas as notas da cana de açúcar são muito presentes nesse tipo de açúcar. Nota 1 também, pois gosto não se discute.

VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Açúcar Refinado

Na questão de validade os dois se assemelham muito, pois eles têm em média um ano de vida. Agora analise bem, 1 ano são 365 dias,  não vale inventar a desculpa de que está indo correndo fazer um pudim de leite só porque a validade do açúcar está perto de expirar, até porque normalmente usamos muito antes!

Para armazenar, seja qual for o tipo do açúcar, guarde em  recipientes com tampa e preferencialmente de vidro.

Açúcar Mascavo

Um dos principais problemas das pessoas que guardam o Mascavo é que ele geralmente fica empedrado com o tempo. Mas não gosto da ideia de adicionar algum outro alimento dentro do recipiente do para evitar a formação dessas “pedras”.

Só por causa disso o Refinado ganha 1 e o Mascavo não ganha nada.

Placar Final

E olha só como ficou o nosso placar final, mas vamos ao fatos.

Sabor é sabor e cada um tem seu paladar, mas vale super a pena experimentar suas preparações favoritas trocando o Refinado pelo Mascavo, ainda mais se for pensar em saúde. Com certeza, em alguns casos, o Mascavo vai dar um toque especial no sabor. O principal é não esquecer: Adocem com moderação.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? É só acompanhar no Entre Legumes e Verduras.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!