Cachaça com mel e limão, um hábito nacional que tem raízes profundas 

Poucas combinações são tão conhecidas no mundo inteiro como mel e limão.

Historicamente ela já foi considerado um dos melhores remédios séculos atrás. Ora, o que poderia funcionar melhor para combater a gripe do que mel e limão? Cachaça com mel e limão, claro!

Isso porque a cachaça junto com o mel podem acelerar o metabolismo e ajudar no processo de recuperação. Porém, é preciso ficar atento, pois por outro lado, o álcool causa desidratação e enfraquecer o sistema nervoso.

Então, já que não estamos em 1850, faça uso de remédios quando estiver doente e uso de uma boa cachaça quando estiver saudável.

Ainda é possível ainda que a nossa Caipirinha tenha nascido de uma consequência do consumo de cachaça com mel e limão, acrescida de alho fresco, ou seja, um antibiótico natural.

Apesar de ter um perfil adocicado equilibrado, a cachaça com limão e mel tem grande potência alcoólica.
Então nada de achar que é uma bebida “feita para o paladar feminino” ok? Aliás, isso já passou faz muito tempo.

Hábitos de Consumo

Além da tradicional pinguinha melada, essa combinação de estendeu para muito além dos bares.

É verdade que consumir destilados com mel não é uma exclusividade do paladar do brasileiro. Vemos isso acontecer com o whisky, com o rum, cognac entre outros. Porém, e cachaça com mel, e também com limão é tão comum aos nosso olhos que muitas vezes esquecemos disso.

Por ser uma forma muito popular e acessível de se combinar, não é difícil que tenha sido a primeira forma de mistura que muitos experimentaram a purinha marvada.

Esse sabor já desbravou barreiras inesperada e já virou sabonete, perfume e até sorvete. A renomada sorveteria Frida & Mina, localizada em Pinheiros, São Paulo possui um sabor marcante de cachaça com limão e mel que figura entre os mais consumidos nos últimos três anos.

No interior do sul da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista, acontece anualmente o Festival de de Inverno da Bahia. Milhares de baianos e turistas com programação diversa e shows de grandes nomes da música brasileira.

Lá se serve a tradicional “pinga no bambu”, um hábito que mistura os ingredientes e se serve em copinhos  exóticos. Digamos que, pelo menos são altamente sustentáveis.

Afinal, quantas marcas existem no Brasil?

Não é difícil bater o olho numa prateleira e encontrar opções de cachaça com mel e limão disponíveis, certo?

Desde que a cachaça se modernizou e caiu no gosto do público jovem, o interesse pela categoria tem crescido muito. Sem dúvida, podemos dizer que temos algo entre 30 e 50 marcas em todo o Brasil. Não podemos esquecer também das cachaças que são misturadas com mel artesanalmente sem selo nem registro no Ministério da Agricultura.

As marcas mais conhecidas hoje no país são:
Santo Mel, Busca Vida, Santa Dose, 51 Mel, DaTulha Mel, Ypioca Mel e Limão, B Honey, Babuxca e Honey Hunter. É claro que elas possuem perfil de sabor bem diferente uma das outras, o que torna essa categoria mais interessante e complexa ainda.

Marcas importadas também tem se aventurado nesse mercado como Jack Daniels Honey e Jim Beam Honey, por exemplo.

Coquetéis com Limão e Mel

Quantos coquetéis com mel e limão você já tomou na sua vida?

A coquetelaria clássica se desenvolveu nos últimos duzentos anos e por muitas vezes encontrou a tão famosa combinação de destilado, mel e limão pelo caminho. Exemplos, como o Bee’s Knees, uma receita com mais de 100 anos que combina gim, mel e limão siciliano. Ele foi descrito pela primeira vez no excelente The Fine Art of Mixing Drinks de David Embury.

Já o Hot Toddy, drinque quente que mais lembra o nosso querido quentão, é um representante típico das bebidas que serviam para revigorar o corpo. Além de whisky, combina mel, limão, cravo e água fervente.

Um dos clássicos modernos, o Gold Rush é receita de assinatura da lenda Sasha Petraske, falecido proprietário do Milk&Honey de Nova Iorque. Ela combina simplesmente whisky, mel e limão.

Whisky, mel e limão também são a base da combinação de outro clássico moderno, o Penicillin, que acrescente ainda um toque defumado de Islay e o picante do gengibre. A receita foi criada em 2005 pelo bartender Sam Ross, atualmente do Attaboy, EUA. Ela é, da nova geração, uma das mais replicadas pelos bares mundo afora.Não é só no hemisfério norte que as receitas surgem. O bartender mineiro Honório Gonçalves criou o seu Bee Cocktail que combina o trio mais que perfeito e sabores tropicais como maracujá, pêssego e pimenta.

Como podemos ver, coquetéis com mel e limão não são nada distantes do mundo da coquetelaria, então pode relaxar e seguir em frente que há mais de um século isso vem dando certo.

E você, o que já experimentou com com cachaça, mel e limão? Compartilhe conosco suas receitas!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!