Tequila – As 5 coisas que você deveria saber e não sabe

Conhecer a cidade da Tequila, os campos de agave azul, provar mais de 30 tipos de tequilas, conversar com o delicioso povo mexicano e conhecer uma das fábricas mais históricas de todos os tempos. Essa é mais uma semana normal na vida de quem visita a cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco, México.

O mais interessante é descobrir coisas que sempre imaginamos, mas que no fundo é tudo uma grande novidade.  Conhecer algumas histórias, hábitos e costumes mexicanos in loco nos faz enxergar a tequila e a Tequila de outra forma. Com você, as 5 coisas que todos nós deveríamos saber sobre tequila e não sabemos.

TEQUILA COM LIMÃO E SAL
É muito comum ouvir a lenda de que no México não se toma tequila com limão e sal, que é um desperdício, uma falta de conhecimento sobre tequila.

E a verdade é que muitos e muitos mexicanos consomem tequila com uma pitada de sal e uma fatia de limão. E sabe porque? Assim como para nós a caipirinha tem um papel importante, o limão e o sal são algo como um remédio mexicano.

Mas, o que diferencia o mexicano do norte-americano e de nós, é que lá no México, se consome o destilado mexicano aos poucos, em pequenos goles intercalados, e não como nós, que infelizmente ainda viramos o shot goela abaixo.

O TEQUILA OU A TEQUILA ?

Em geral, o brasileiro chama Tequila de “a tequila” certo?!
Mas você sabia que o correto mesmo seria chamarmos a bebida de “o tequila”?!
Não que a gente vá defender o termo pro resto da vida, cada um chama como quiser, mas existem dois motivos para isso.

Primeiro em espanhol, se fala el tequila, porque é masculino, e caso fosse feminino, chamaríamos de la tequila.
O segundo ponto é, Tequila é um produto de denominação de origem, ou seja, é o nome de uma região geográfica de um país, no caso o México, que serve para designar um produto originário da mesma e cuja qualidade e características se devem apenas ao meio geográfico compreendido nos fatores humanos e naturais.

Resumindo, bebidas como champagne, cognac e tequila são com O, e não A.
Agora, como vocês vão falar, aí é com vocês!

Tomate para a Sangrita

Sabe aquele molhinho de tomate temperado com sal, pimenta do reino moida, pimenta tabasco e molho inglês que normalmente servimos para acompanhar o shot de tequila e o shot de limão?!

Quando alguém te disser que a receita EXATA é essa, diga assim…O Mixology News disse que não é!

Pois é isso mesmo, é possível tomar no mínimo 5 tipos e temperos diferentes para o molho de tomate, e os bartenders de lá afirmam que não existe regra, cada um faz exatamente como acha mais gostoso. Alguns usam grenadine, outros usando vinho tinto e outros usando suco de laranja. Enfim, o importante é ser feliz.

CABALITTO NÃO É SHOT

Da próxima vez que for tomar uma dose da sua tequilinha favorita preste bem atenção no copo.
Pode ser que você esteja prestes a tomar um caballito e não um shot de tequila.

Isso vai depender do formato do copinho que te derem, e é verdade, no Brasil se usa mais o shot do que o caballito, mas nunca se sabe. O caballito tem a base menor que a boca, e o shot costuma ter as mesmas medidas de base e boca.

Outra curiosidade é que historicamente o caballito era feito de uma ponta de chifre de bode e só depois passou a ser consumido em copos de cerâmica e agora vidro. Bem parecidos com esse aqui ao lado.

Conheça a história do copo Caballito aqui

Tequila Gelada é Comum

Aqui no Brasil em algum momento da história inventaram que tequila se toma em temperatura ambiente, e vodka sim era gelada.

Quem for para a Rússia pode comprovar se é verdade ou não, mas pelo menos no México tequila se toma gelada sim, muitas vezes. É comum ver tanto as reposado quanto platas/blancas sendo consumidas com as garrafas já pré geladas. 

Aprenda a preparar a Margarita como você nunca imaginou.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!