Conheça sua bartender e sua receita – Thatta Kimura (SP)

Mulher, lésbica, militante e paulistana, Thatta Kimura é bartender experiente em coquetelaria clássica e trabalha na área de A&B há mais de 9 anos. Passou por estabelecimentos reconhecidos e premiados, como Attimo e Frank Bar.

Além de bartender, atuou como gerente administrativa, operacional e líder de equipe no Fel Bar, onde pôde implementar uma equipe 100% feminina e LGBTQIA +, sendo essa uma das únicas equipes diversas do Brasil no segmento de alta coquetelaria. Um de seus projetos sociais é a criação do Coletivo Ada Coleman.

Atualmente consultora parceira de Fábio La Pietra, selecionando e treinando profissionais focando em gestão operacional adaptada ao cenário atual, elaboração de cardápio, ficha técnica e produções. Juntos são responsáveis por cartas como Roccia Cocina, em Campina Grande/PA e Perseu Coffee House, em São Paulo.

Thatta também é experiente em assessoria administrativa e financeira, e seu trabalho mais recente foi entregue na Revo Manufactory em Santos, SP.

Conheça o bartender

Como você percebia o mercado de A&B em relação à corpos da diversidade presentes em 2010?

O mercado era muito menos diverso, apesar de hoje não ser tão melhor assim.
A realidade é que como nunca teve uma pessoa que levantasse a bandeira lgbtqia+ 10 anos atrás fica muito mais difícil analisar.

Como você percebe, agora, o mercado de A&B em relação aos corpos da diversidade presentes no momento?

Eu percebo que hoje existem um pouco mais de pessoas lgbtqia+ mas sempre de uma maneira heteronormativa ou ainda representados por “pessoas padrão”.

Como foi a sua vivência no bares do início da sua carreira até o momento?

Eu nunca tive muito problema em relação a minha orientação sexual pois sempre fui lida por outras pessoas como uma mulher cis hétero padrão, logo, sempre mantive relacionamentos profissionais com um pouco mais de facilidade que outras pessoas lgbtqia+ do setor.

Você sofreu algum tipo de abuso, rejeição ou preconceito por parte de colegas profissionais ou superiores imediatos? E quanto ao público consumidor?

Sim, sofri e sofro até hoje.
Tanto de superiores diretos quanto do público consumidor também, seja uma piada sem graça ou até investidas mais invasivas. 

Como você reage em geral à situações de exclusão ou distanciamento por ser uma pessoa diferente do seu meio em geral?

Antigamente eu era mais sentimental, me sentia triste.
Hoje em dia não tenho paciência para essas coisas mais, pois sei o valor do meu trabalho e não tenho medo de me apoiar nisso.

Conta pra gente um momento de vitória em que você pôde atuar contra alguma atitude abusiva, excludente ou preconceituosa contra pessoas (ou você) por pertencer à diversidade LGBTQIA+.

Já barrei entrada e até expulsei pessoas homofóbicas de alguns lugares que trabalhei.

Quais conselhos você daria para os nossos colegas de trabalho em relação ao tratamento de pessoas para evitar atos de desrespeito, crimes de preconceito, bullying e abusos contra qualquer tipo de pessoa?

Seria um bom começo, se nossos colegas ouvissem o que a pessoa ofendida tem pra falar e entendessem que nem tudo é sobre eles.

Se você pudesse voltar no tempo, olhar pra si mesmo com 8 anos de idade, qual conselho você se daria pra encarar o seu futuro?

Não deixe de ser quem você é.

Qual coquetel clássico na história você escolheria para se homenagear com Orgulho e porquê?

Red Snapper, uma variação do Bloody Mary, só que com gin no lugar da vodka. Porque eu amo e ele é vermelho igual o sangue que sai da cara do homofóbico quando eu soco a boca dele com orgulho ;)

Qual a sua mensagem de inspiração para as próximas gerações de bartenders dos próximos 10 anos?

Não baixar a cabeça e nem a guarda. Nunca.

aprenda a receita

Jasmine Spritz

60 ml Lillet Blanc
20 ml xarope de jasmim e coentro
completa com espumante branco seco

Coloque cubos de gelo em uma taça para vinho tinto ou para GT. Coloque Lillet Blanc e o xarope de jasmin com coentro e mexa bem. Complete com espumante branco seco e mexa levemente. Finalize com limão siciliano e flor comestível.

Para preparar o xarope de jasmin com coentro aqueça 200 g de água filtrada em uma panela e adicione 300 g de açúcar refinado. Mexa até ficar totalmente diluído. Aguarde o xarope baixar temperatura e adicione 10 g de chá de jasmin e 1 g de sementes de coentro. Mexa e reserve em geladeira por 12 horas. Coe e mantenha gelado em um recipiente hermeticamente vedado.

Mês da Diversidade no Bar

O Mixology News realiza em 2021 o Mês da Diversidade no Bar para informar e valorizar a diversidade de bartenders durante o mês do Orgulho LGBTQIA+.

A campanha traz diversas entrevistas com bartenders no portal, lives diárias com influenciadores e autoridades na causa no instagram e um webinar no youtube com bartenders.

Idealizado pelo Mixology News em parceria com o bartender Thomas Souza e com apoio de Cointreau, o licor de laranja mais famoso do mundo, produzido na França e importado pela Interfood Importação.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!