Ewe Whey Vodka é vodka produzida a partir de leite de ovelha no País de Gales e resolve questão de sustentabilidade de fazenda

O agricultor Bryn Perry, de Haverfordwest, País de Gales, criou a Ewenique Spirits e usa um método inovador de reciclagem de soro de leite restante de sua fabricação de queijo para produzir o espírito.

O princípio é semelhante ao da Milk Stout, explica. Os açúcares do soro são fermentados para fazer uma espécie de cerveja, que é então destilada para produzir a vodka pronta.

Você diz às pessoas que está fazendo vodka com soro de leite de ovelha, e elas imediatamente presumem que será uma bebida láctea à base de leite”, disse ele.Na verdade, é bastante semelhante a uma vodka normal, mas mais suave – o tipo de coisa que você pode desfrutar com um pouco de queijo Stilton e uvas no lugar de um Porto.

Ele disse que a ideia lhe ocorreu depois da dor que sentiu ao despejar galões de soro de leite pelo ralo.

Ambiental, financeiramente, moralmente, não há justificativa para desperdiçar qualquer subproduto agrícola nos dias de hoje”, disse Bryn.

Desde a criação, produzimos cinco variedades diferentes de queijo de ovelha, mas todos os dias jogamos fora metade de tudo o que coletamos na sala de ordenha.”

Mas como é feita a vodka com leite de ovelha?

Depois que a coalhada é separada para uso em seus queijos, o soro restante é transportado para a destilaria In The Welsh Wind, em Tan-y-Groes, para processamento.

Eles levaram um ano para mexer na receita antes de Bryn receber o Prêmio Memorial Brinley Williams de melhor agricultor emergente no País de Gales.

“O processo preciso é um segredo bem guardado – depois de todo o esforço que colocamos nele, não vamos contar a todos como é feito”, disse Bryn.

Atualmente, usamos ovelhas holandesas porque elas têm a melhor produção de leite, mas estamos tentando cruzá-las com ovelhas nativas galesas, cujos pés são mais resistentes para nossas condições montanhosas”.

Repensando o lixo na indústria de bebidas

A vodka de leite de ovelha é a mais recente de uma crescente linha de esforços galeses para reutilizar subprodutos que normalmente seriam jogados fora.

A empresa Pennotec, está desenvolvendo um processo para usar a polpa de maçã da produção de cidra como substituto da gordura em pratos prontos, bem como cascas de resíduos do processamento de frutos do mar como clarificador natural de água para uso em sistemas de filtros para piscinas e hidroterapia.

Enquanto isso, após dois anos de intensa pesquisa e experimentação, a Dyfi Distillery está usando aparas de cercas vivas de fazendas locais para fornecer produtos botânicos para seu gin.

E os destiladores Aber Falls estão usando o resíduo que sobra da destilação de cerveja na produção de uísque, como fertilizante nas fazendas locais, enquanto os grãos usados ​​são reciclados como ração para o gado.

Quer saber mais sobre ações de sustentabilidade na indústria de bebidas? Corre aqui.

Atualmente, a Ewe Whey Vodka está disponível apenas em mercados de agricultores ou diretamente da fazenda de Bryn e Rebecca, embora eles esperem ter vendas on-line disponíveis a tempo do Dia das Mães.

Esse texto foi adaptado do original publicado em 12 de março de 2022 pela BBC News e você pode ler na íntegra aqui.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!