Aprenda a preparar o Myny Lotus Martini, drinque do bartender Marcelo Vasconcellos

Quando Buda ainda era menino, a cada um de seus passos desabrochavam flores de lótus. O caminho do jovem se prolongou e para alcançar a iluminação, o líder espiritual propôs oito passos. O primeiro é a perfeita compreensão da doutrina, o segundo a aspiração, o terceiro a fala, o quarto a conduta e assim até chegar ao oitavo passo, a perfeita contemplação.

Foi no ano de 2009 que Marcelo Vasconcellos criou o Myny Lotus Martini drinque de verão para ser desfrutado em goles longos, mas também contemplado pelas flores que o adornam e aromatizam. A ocasião foi a final do primeiro campeonato Vive La Révolution! da vodka Grey Goose.

A mistura final é refrescante e suave. Na base a Grey Goose La Poire com o sabor de pera responsável pelo dulçor e frescor, já o grapefruit vem macerado com acidez cítrica e amargor. As notas doces sobem de novo com um creme de lichia com flor de rosas. Um coquetel tão equilibrado quanto o caminhar de Buda, unindo sabores florais, doces, amargos e cítricos.

Marcelo Vasconcellos teria completado 41 anos de caminhada nesta Terra em dia 8 de julho de 2018. Infelizmente teremos de comemorar a data sem sua presença física para “uns gorózinhos”, como ele gostava de dizer. Ainda em 2015, sua trajetória foi interrompida e perdemos essa grande força intelectual, um perfeccionista sem meias palavras reconhecido pelo valor de seu trabalho, mas também amigo para além do bar.

Foi o primeiro mixologista brasileiro e isso, por si só, já não é pouca coisa. O próprio uso do termo em solo brasileiro é conquista de Marcelo, que lá em 2001, em um trabalho pioneiro com a Absolut Vodka, buscou criar esta cultura como embaixador da marca no projeto Absolut Mixology.

No total, foram 16 anos de balcão, com passagens pelo Buddha Bar, Clube Chocolate, Dry,  Dalva & Dito, Zucco, Kaá, Pandoro, Clos de Tapas, Tutto Italiano, Le Bilboquet. Seu último balcão foi o então recém inaugurado Sala Especial 92, onde havia assumido a chefia de bar. Deixou um legado e muitos amigos espalhados pelos balcões afora.

O Myny Lotus Martini é um resgate histórico dentre os #365DrinquesDoBrasil, mistura que fez sucesso entre os jurados do Vive La Revólution! e foi inclusive revisitada pelo próprio Marcelo no Lotus Review anos mais tardeUm brinde ao mestre!

aprenda a receita

Myny Lotus Martini

50 ml de Grey Goose La Poire
50 ml de creme de lichia com aroma de rosas
¼ de grapefruit
2 borrifadas de Aperol

Macere o grapefruit fresco sem a casca em uma coqueteleira. Adicione a vodka e o creme de lichia e bata vigorosamente com bastante gelo. Coe duplamente para uma taça de Martini bem gelada, borrife Aperol e sirva com lâminas de pera.

Receita de creme de lichia com aroma de rosas

300 g de lichias descascadas
20 ml de água de rosas

Bata os ingredientes no liquidificador por cerca de 2 minutos. Reserve por até 7 dias.

Nascimento: 08/07/1977 – Falecimento: 27/07/2015

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!