Aprenda a preparar o Platypus, drinque do bartender Augusto Segan

Corria o ano de 1799 e os primeiros naturalistas europeus tiveram contato com um animal nunca antes visto. Era um mamífero que colocava ovos, tinha bico de pato, cauda de castor, pé de lontra, todo peludo e tinha uma vida semi-aquática. Vaticinaram imediatamente que era falso, uma colagem de diversos animais. Mas estavam errados, diante dos olhos incrédulos estava o ornitorrinco, uma das poucas espécies de mamíferos que não dá a luz, mas coloca ovos.

Usando seus poderes divinos sobre o planeta coquetel, Augusto Segan criou seu próprio ornitorrinco e batizou o drinque pelo nome em inglês do animal: Platypus. A receita nasceu do desejo de combinar, em um mesmo copo, uma releitura de Manhattan, Old Fashioned e Sazerac.

foto: Ed Andrade Jr.

O resultado foi uma mistura que une elementos em comum com os drinques de inspiração e diversos pitacos diferentes em busca de mais sabor e complexidade. Primeiro chega o Bourbon, destilado fora da zona de conforto dos ingredientes de sempre no copo de Augusto. Como a idéia também era ter um pouco de Manhattan para que não gosta de um,  chegou na sequência o vermute rosso.

Do Old Fashioned veio o cubo de açúcar, bitters e o ritual de preparo. Por fim o toque final com um a borrifada de absinto, tal como no Sazerac. Mas não chegaram todas as notas que Augusto buscava, então entrou uma borrifada de Chartreuse verde no copo antes do gelo. Pronto, nascia o Platypus.

Augusto Segan está desde 2013 atrás do balcão, mas já acumula experiências de peso. Passou pelo Le Voleur de Vélo por um ano, quase dois no Officina Restô Bar, um tempo dando suporte ao +55 e Lagundri enquanto ministrava aulas. Em 2017 criou o DesteLado, empresa de soluções para bares que chegou para trazer novos projetos ao mercado.

O Platypus já nadou pelo balcão do Officina Restô Bar, mas por hora está fossilizado para em breve ser redescoberto para o lançamento do Oz Bar e Coworking, novo bar de propriedade de Augusto. Uma mistura de natureza selvagem dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Platypus

60 ml de bourbon
30 ml de vermute tinto
1 cubo de açúcar
2 dashes de Angostura
1 dash de bitter de cítricos SBS Bitters
1 gota de extrato de baunilha diluído
1 borrifada de Chartreuse verde
2 gotas de tintura de sal

No mixing glass, previamente gelado, coloque o cubo de açúcar, Angostura, o bitter cítrico, extrato de baunilha diluído, tintura de sal e bourbon. Macere levemente para diluir o açúcar e então adicione o vermute tinto, gelos grandes e mexa até gelar.

No copo baixo, previamente gelado, borrife Green Chartreuse e coloque gelos grandes.
Servir o drinque duplamente coado no copo preparado. Finalize usando casca de laranja para guarnição.

Receita de tintura de sal

100 ml de água + 15 g sal
Misturar até diluir, engarrafar e etiquetar.

Receita de extrato de baunilha diluído

100 ml de extrato de baunilha + 50 ml de vodka
Misturar até diluir, engarrafar e etiquetar.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!