Aprenda a preparar o Old Russell’s Fashioned, drinque de Saulo Luis Rodrigues

Coquetelaria também é uma arte de tradição, lá atrás, no ano de 1806, a primeira definição de um cocktail era basicamente um destilado potente, açúcar e bitter. Seguindo essa história, em um clube de cavalheiros em Louisville no Kentucky foi quando apareceu a primeira menção ao Old Fashioned. Corria o ano da graça de 1881.

Em viagem ao estado do Kentucky, Saulo Luis Rodrigues ficou fascinado pela paisagem rural repleta de cereais. Vastos campos de trigo, cevada, sorgo, centeio, milho etc. Por lá também havia o verdadeiro “Buda do Bourbon”, o mais antigo master distiller em atividade, Jimmy Russell, desde 1954 na Wild Turkey. Veio daí a inspiração para a receita do Old Russell’s Fashioned.

A mistura vai direto ao ponto. Primeiro o Wild Turkey 101 feito pelo mestre Jimmy. Na sequência, açúcar de cereais, homenagem a paisagem rural do Kentucky. Por fim, um bitter de milho dá o toque final. Tudo montado em um copo Old Fashioned.

Saulo Luis Rodrigues considera-se um bartender das antigas e tem uma trajetória longa e de sucesso para contar. Começou em 2005 e dentre as casas por onde passou, destacam-se o Vito, Brown Sugar e Cabana Burguer. Tem ainda uma lista de prêmios no copo. Foi eleito um dos 10 melhores Bartenders do Brasil pela Go Where Gastronomia em 2014; vice-campeão do Jameson Bartenders Ball em 2015; vice-Campeão do torneio Angostura em 2017 e bicampeão do Behind The Barrel Wild Turkey em 2016 e 2017.

Das viagens, destaque para uma ida até a Inglaterra e Irlanda a convite da Jamenson e um tour pelo Kentucky, Nova Iorque e Chicago a convite da Campari/Wild Turkey. A mais marcante foi justamente a Rota do Bourbon, roteiro mágico percorrido ao lado de José Ronaldo e Murilo Marques em que os convidados puderam conhecer as destilarias de Wild Turkey, Buffalo Trace, Makers Mark, Jim Beam, Evan Williams, Four Roses, Bulleit e WoodFord.

Criação especial para o Behind the Barrel, o Old Russell’s Fashioned ficou marcado na memória de quem bebeu, mas os detalhes da receita se esvairam no tempo. Uma combinação rica em cereais e história dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Old Russell’s Fashioned

60 ml de Wild Turkey
20 ml de açúcar de grãos
5 dashes de bitter de milho
1 zest de laranja bahia

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque os três ingredientes e mexa bem. Coe para um copo Old Fashioned com cubos de gelo e finalize com um zest de laranja bahia.

Para saber mais sobre o Old Fashioned original, clique aqui.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!