Aprenda a preparar o drinque Elegant & Loca, do bartender Avener Vieira

Depois que as portas se baixam o trabalho sempre continua. Mas além da limpeza e organização do balcão, resta ainda o eterno desafio de traduzir no copo o espírito da casa. Mais do que uma lista de ingredientes, é preciso ter uma visão bem clara de quem frequenta, o que gostam e misturar tudo com uma certa dose de ousadia para fazer render o sabor.

Foi justamente em meio a uma conversa depois do fechamento que Avener Vieira criou o Elegant & Loca. O drinque tinha a complexa missão de traduzir o espírito do gastrobar Loca como tu Madre.

Primeiro foi preciso entender o público da casa, fãs de uma boa gin tônica e que contam com uma vasta lista de opções da mistura clássica. Trazer uma outra perspectiva com a mesma base tornou-se então o desafio.

A mistura final combina ingredientes florais como a flor de sabugueiro em forma de licor e a camomila em um cordial. A perfeita tradução da ambientação natural da casa e sua decoração que lembra um jardim. Por fim, o sorbet de abacaxi traz corpo e sabores frutados e o limão siciliano vem com perfume e acidez.

Com 18 anos, Avener Vieira trabalhava no  comando da Aeronáutica dentro do Ministério da Defesa. Foi em busca de uma renda extra que buscou bicos em buffets de Brasília. Até que na inauguração de uma loja de roupas teve o primeiro contato com uma mistura que não fosse caipirinha, um Mojito foi o gatilho para a paixão pela coquetelaria. Depois daquele drinque, Avener não parou mais. Logo começou a fazer pequenos eventos por conta própria, fez um curso de coquetelaria básica até chegar ao balcão de bares de coquetelaria tradicional. Mas foi no Paradiso Cine Bar que mixologia entrou em sua vida, foi um época de mergulho no conhecimento com cursos, workshops, incontáveis palestras e uma viagem para São Paulo para um curso de Mixologia Clássica na Drink.lab. Somou também cursos no Barones na Argentina.

O reconhecimento veio para além de balcões cheios, ganhou a melhor carta de drinques pelo Brasília Show Gastronomia e foi o único participante do Chefs do Eixo que só comercializava drinques em 2016. Teve ainda um de seus drinques reconhecido como um dos melhores do Brasil no Cocktail Journey Diageo de 2015 e a semifinal do Wordclass no mesmo ano. Desde 2017 é no balcão do Loca como tu Madre que Avener serve suas criações.

O Elegant & Loca é certamente a mais elegante tradução para a expressão loca como tu madre. Quem quiser entender seus mistérios, basta chegar no balcão do Loca na Asa Sul e decolar. Uma mistura de linguística popular argentina dentro copo dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Elegant & Loca

50 ml de gin Tanqueray No. Ten
30 ml de cordial de limão siciliano com flor de camomila
20 ml de licor de flor de sabugueiro
40 ml de sorbet de abacaxi

Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes e gelo, bata vigorosamente e coe para uma Martini ou Coupé previamente resfriada. Decore com alecrim e uma fatia de abacaxi desidratado.

Receita de sorbet de abacaxi

1/2 xícara (120 ml) de água
1/2 xícara (100 g) de açúcar granulado
2 xícaras (480 ml) de suco de laranja
1 colher (sopa) de suco de limão
560 g de abacaxi em calda picado
2 colheres (chá) de raspas de laranja

Primeiro derreta todo o açúcar com a água. Na sequência bata o abacaxi com a calda até ficar homogêneo. Passe para uma tigela e junte a calda de açúcar, o suco de limão, o suco de laranja e as raspas de laranja. Leve ao congelador até começar a congelar, mas não deixe ficar muito duro. Retire do congelador, bata de novo e volte ao congelador até firmar durante cerca de 2 horas. Rende 10 porções.

Tempo de preparo: 30 min  › Tempo adicional: 2h no congelador  › Tempo total: 2h30m

Receita de cordial de limão siciliano com flor de camomila

200 ml de limão siciliano
400 ml de chá de flor da camomila ( sem açúcar )
300 g de açúcar
100 g de cascas de limão siciliano

Adicione em uma panela todos os líquidos e o açúcar. Mexa até a fervura, deixe ferver por 1 min, desligue e adicione as cascas. Deixe esfriar em temperatura ambiente, coe e engarrafe.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!