Drinque Challenge –  Christian da Bôa Morte “Neo”

O processo criativo é sempre desafiador, começa com uma pesquisa de conceito, ingredientes e sensações até chegar aos testes da receita para compor o resultado final. Mas nem sempre esse ideal de perfeição com foco no processo é possível.

Durante a gravação de um programa de TV, Neo foi desafiado a compor um drinque a base de caqui. Nasceu assim o Challenge uma mistura inspirada na tradição agrícola de Mogi das Cruzes, maior produtor da fruta, que também honra o legado japonês na história do município.

O resultado final traz a fruta típica da região em um purê com gengibre, raiz tão popular no Japão. Também para honrar as contribuições nipônicas, um o saquê na base alcoólica. Para um pouco mais de potência, o rum. Para marcar mais o sabor, Licor 43. O suco de limão siciliano e o zest da fruta trazem acidez e aroma . Por fim, o vinho tinto Merlot chega num floating para dar o toque final de complexidade.

Christian da Bôa Morte, mais conhecido simplesmente como Neo, começou a trabalhar ainda muito jovem, em um quiosque de praia em Ubatuba. Ali, no pé da areia, se interessou por coquetéis e foi fazer uma primeira formação de muitas que se seguiram. Tornou-se bacharel em Hotelaria pelo Senac-SP, com curso de aperfeiçoamento junto a Associação Brasileira de Bartenders (ABB) e pela International Bartenders Association (IBA).

Foram incontáveis palestras, workshops, muitos livros lidos e cursos na área, com destaque para os da Drink Design e Mixology News. Dos bares pelos quais passou, destaque para o Castello Brasil, Paradise Golf Lake Resort, Arábicas Lebanese Cuisine, todos em Mogi das Cruzes e Rhino Pub Bar em São Paulo. Criou ainda coquetéis exclusivos no Panachê Gastrobar e Crescer, ambos em Mogi.

A cada ano, Mogi das Cruzes produz cerca de 40 mil toneladas de caqui durante o outono, período de safra. Justamente nesse período que o Challenge está disponível no Panachê Gastrobar, uma mistura regional e sazonal dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Challenge

40 ml de rum Sailor Jerry
20 ml de saquê Gekkeikan
15 ml de Licor 43
30 ml de purê de caqui com gengibre
20 ml de suco de limão siciliano
15 ml vinho tinto Batalha Merlot
Zest de limão siciliano
Pedaço de caqui para decorar

Primeiro deixe uma taça double Fiesta pré-gelada. Na coqueteleira, acrescente o rum, o saquê, o licor o purê de caqui  e o suco de limão. Adicione gelo e bata vigorosamente. Coe duplamente para a taça e adicione com o floating de merlot. Finalize com um zest de limão siciliano e um pedaço de caqui na borda.

Receita de purê de caqui e gengibre

2 caquis médios maduros (sem casca e sem semente)
3 a 5 fatias finas de gengibre
4 colheres de bar de açúcar

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe com uma peneira fina.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!