Aprenda a preparar o Marco Zero, drinque do bartender Luciano Guimarães

Em um papel de embrulho com guache e aquarela Cícero Dias reinventou o mundo, em 15 metros pintou o mito de criação do Nordeste do Brasil. A obra “Eu vi o mundo.. Ele começava no Recife” segue viva em uma coleção particular, mas também através da releitura feita pelo próprio Cícero em 1999 e que compõe a paisagem da praça Rio Branco, o Marco Zero. Junto aos prédios históricos e ao Parque das Esculturas de Francisco Brennand a praça é Pernambuco falando para o mundo.Para homenagear a cidade do Recife e tudo que ela representa, Luciano Guimarães criou o seu Marco Zero. Tal como o marco rodoviário instalado pelo Automóvel Clube de Pernambuco, o Marco Zero de Luciano é uma conexão com todo o Pernambuco, mas só que centrada no copo. Muda também o destino final do drinque, a meta é a cidade de Londres, já que a receita foi concebida especialmente para a etapa final do Beefeater MIXLDN7.

Cada ingrediente da mistura tem uma ligação com suas origens, mas com uma base sólida no gim que conecta o Marco Zero direto com o espírito londrino. De cara, uma tintura de especiarias nordestinas para representar o mangue e maracatu, junta-se casca de cajueiro, semente de coentro e folha de pitangueira e já se pode começar a dançar. A pitanga, tão tropical, torna-se um cordial para conectar o calor pernambucano com Londres, onde a bebida é tão popular. Por fim, a brisa salgada do mar vem no ar salgado de caju. O resultado final é harmonia perfeita em sabor e aroma.

Luciano Guimarães começou em bar por falta de oportunidade de escolher outra opção. Entrou no meio por falta de emprego, mas logo se apaixonou pelo mundo líquido e buscou se aperfeiçoar. Começou com cursos básicos no Recife e seguiu para aprender mais teoria em São Paulo e no Rio de Janeiro. O resultado veio logo, premiação em campeonatos que lhe deram a oportunidade de adquirir conhecimento direto da fonte em viagens à Suécia, Inglaterra, Estados Unidos, México, Dinamarca, Portugal e Argentina.

Quem quiser partir em viagem do Marco Zero, o drinque é servido no bar de Luciano Guimarães, o Pina Cocktails & Co, ao custo de R$ 25. Uma mistura para ir do zero a Londres dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Marco Zero

50 ml de Beefeater London dry
20 ml de cordial de pitanga
15 ml de tintura de especiarias nordestinas
10 ml de limão tahiti
Flutuado com ar salgado de caju

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, bata todos os ingredientes. Coe para um copo baixo com um cubo de gelo e finalize com o ar salgado de caju. 

Receita de tintura de especiarias nordestinas

500 ml de gim
40 g de semente de coentro
20 g de casca de cajueiro
05 g de folha de pitangueira (as folhas do olho por serem mais aromáticas e adstringentes)

Junte todos os ingredientes e amasse bem no pilão. Deixe infusionar por 7 dias e ao final peneire e filtre.

Receita de cordial de pitanga

500 g de pitanga fresca
300 g de açúcar refinado
5 g de ácido cítrico
1 lt de água mineral

Amasse as pitangas junto com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos até o ponto de calda. Depois coe a mistura para separar o mosto e adicione a água e deixe ferver por mais 5 minutos. Filtre com um filtro de papel e então adicione o ácido cítrico.

Receita de ar salgado de caju

500 ml sumo de caju
2 g de flor de sal
4 g de lecitina de soja

Esprema o caju com as mãos e na sequência bata todos os ingredientes no mixer.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!