Aprenda a preparar o La Union, drinque do bartender Plinio Silva

A culinária Argentina tem forte presença mediterrânea, com muito azeite, limão, alho cebola e louro. Mas em terras platinas, a bebida oficial, promulgada em lei, é mesmo o vinho. Com clima temperado e terroir reconhecido mundialmente, o país é o maior produtor latino americano e o quinto maior do mundo.  

Especialmente para o Sofitel Wine Cocktail em 2015, Plínio Silva criou o La Union. Trata-se de um coquetel com estrutura de clássico capaz de unir o mundo dos vinhos com a coquetelaria.

Com ingredientes da terra de Maradona, o La Union traz um vinho Malbec da região de Mendoza com o gim argentino Príncipe de los Apóstoles e suas notas de eucalipto, erva mate e pomelo rosa. Para potencializar a mistura, um soda artesanal de grapefruit, substituto perfeito para o tradicional refrigerante de pomelo rosa, tão comum na Argentina.

O resultado é uma mistura refrescante com acidez moderada, sabor frutado e ao mesmo tempo levemente herbal. Um equilíbrio e união perfeitas entre o sabor do vinho e a potência do gim.

Após dar baixa do Corpo de Fuzileiros Navais em 2012, Plínio Silva iniciou sua carreira de bar na empresa e eventos de coquetelaria Flairbrasil. Na sequência, passou por uma temporada no NOH Bar em São Paulo, quando teve a oportunidade de ser finalista nacional do Grey Goose Vive La Revolucion. O destaque no campeonato rendeu um convite para o restaurante Ton Ton onde Plínio foi responsável pelo bar durante um ano e meio.

Em 2015 assumiu a chefia de bar do Astor no Rio de Janeiro, quando conquistou o primeiro lugar do Sofitel Wine Cocktail com o La Union. No ano de 2016 inaugurou o SubAstor responsável pela operação de bar. Já no primeiro ano recebeu o prêmio de “Melhor Carta de Drinks”.

Experimentar o La Union hoje só é possível nos balcões do Astor e SubAstor no Rio, mas o drinque já foi presença fixa no Garoa RJ. Uma mistura genuinamente platina dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

La Union

30 ml de Gin Principe de los Apostoles
30 ml de Vinho Malbec
45 ml de soda artesanal de pomelo rosa

Adicione os ingredientes em uma coqueteleira e resfrie-os através do método de throwing. Sirva em um copo baixo com gelo. Decore com um ramo de hortelã e uma casca de grapefruit.

Receita de soda artesanal de pomelo rosa (grapefruit)

150 ml de suco de pomelo rosa
30 ml de xarope de açúcar (1:1)
3 folhas de hortelã

Coloque os ingrediente no sifão Twist & Sparkle e coloque a carga de CO2.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!