Aprenda a preparar o drinque Conexão Tóquio, do bartender Miguel Paes

O Japão é o paraíso da precisão e no balcão isso acaba por se traduzir com o predomínio da técnica sobre todas as outras características. Mas uma terceira magia japonesa é a dedicação aos estudos e foi isso que destacou Manabu Ohtake para ganhar o World Class em 2011. Para ganhar, ele sabia que precisava se adaptar e buscar um estilo de apresentação mais europeu.

Em reverência a cultura japonesa Miguel Paes fez uma viagem por sabores orientais e aromas orientais para criar o seu Conexão Tóquio. A inspiração veio também do domínio da técnica e as apresentações despojadas de Manabu Ohtake.

Com ingredientes tradicionais japoneses, o Conexão Tóquio traz para o copo shissô, amazake e folhas de nori. A base é uma tequila Don Julio, mas o segredo mesmo do resultado é a delicadeza dos aromas e texturas que se somam para um resultado final complexo.Miguel Paes é um bartender com trânsito livre no eixo BH-Rio-São Paulo. Na capital mineira desenvolveu sua primeira carta de coquetéis no DUB e depois de dois anos na casa mudou-se para o Rio para o recém inaugurado Caverna em 2014. Nos três anos de Caverna, foram mais de 6 cartas, entre fixas e sazonais. Em campeonatos, três participações no World Class, uma final em 2016, a semifinal no ano seguinte e em 2018 uma nova final. A escala atual no roteiro de vida de Miguel é o Nakka Jardins em São Paulo.

O Conexão Tóquio foi um vôo exclusivo para o World Class, então quem quiser pegar esse avião de sabores no copo precisa aprender a receita. Para não perder a viagem, o Nakka tem na carta fixa o Jardins, e o Ponte Aérea, drinques autorais que também trazem elementos típicos do Japão.

APRENDA A RECEITA

Conexão Tóquio

45 ml Don Julio Blanco
15 ml Don Julio Blanco infusionada em folhas de shissô
40 ml de amazake
15 ml de xarope de mel e yuzu
5 ml de clara de ovo pasteurizada
5 ml de limão siciliano
2 gotas de tintura de sal
Spray de água de flor de laranjeira

Faça um dry shake com a tequila, a tintura de sal, a clara de ovo, o limão siciliano, o amazake e o xarope de mel e yuzu. Na sequência bata novamente, mas com gelo. Faça uma coagem dupla e sirva em um recipiente de cerâmica, onde se toma matcha com um gelo maciço dentro. Finalize com o spray de água de flor de laranjeira e guarneça com uma flor comestível e folhas de nori.

Receita de tequila infusionada em folhas de shissô

1 garrafa de tequila Don Julio Blanco
6 folhas de shissô

Lavar bem as folhas e colocá-las dentro da garrafa de tequila. Deixe infusionar por ao menos 5 dias e coe.

Receita de xarope de mel com yuzu

100 ml de mel
2 bailarinas de pasta de yuzu com sal

Junte os ingredientes e misture bem até que se incorporem uniformemente. O resultado é um xarope adocicado com notas cítricas típicas do yuzu e uma leve adstringência.

Receita de Amazake

3 colheres de sopa da pasta de Amazake
100 ml de água fervente
Raspas de gengibre

Adicionar a pasta de amazake na água fervente e misturar bem e na sequência coe os resíduos. Finalize com as raspas de gengibre.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!