Aprenda a preparar o El Chavo, drinque do bartender Matheus Cunha

Um personagem capaz de unir todas as infâncias da América Latina, personagem maior do humor que vai do Rio Grande até a Terra do Fogo, sim é ele, El Chavo del Ocho, nosso querido Chaves.

Dentre os mais memoráveis episódios da série, certamente figura o do refresco do Chaves com sabores bem peculiares: A que parece de limão é de groselha e tem gosto de tamarindo. A que parece de groselha é de tamarindo com sabor de limão. E a que parece de tamarindo é de limão com sabor de groselha.”

Para uma justa homenagem ao talento para a mixologia do Chaves, Matheus Cunha criou o El Chavo. A base alcoólica, claro, é tequila, até porque o drinque foi uma criação inédita para o campeonato da Patrón. Tem também o suco de limão e um xarope de tamarindo. A groselha, infelizmente, ficou de fora. Afinal, só mesmo o mestre da vila para conseguir fazer o suco de uma fruta ter gosto de outra. Por fim, o barril para servir é a escolha óbvia para fechar com “chaves” de ouro.

Matheus Cunha trabalha em bares há 17 anos e ao longo de todo esse tempo, investiu muito na criação e na apresentação dos seus coquetéis. Adora tornar o dia das pessoas melhores, mas também a constante busca pelos desafios que é encarar o balcão todos os dias.  Atualmente é embaixador de 5 marcas no Brasil: Tequila Patrón, Gin Martin Miller’s, Licor Marie Brizard e Limoncello Caravella e whiskey Evan Williams.

Competitivo, já passou por 14 campeonatos nacionais e estaduais no total. Ganhou o campeonato da Angostura na América Latina em 2016 e chegou no top 10 na etapa mundial da Beefeaters de 2017 em Londres. Em relação aos bares, destaque para o Piola, CB bar, Club Berlin, Hotel Sheraton, At Nine Cocktail Bar, The Sailor Legendary Pub, Casa 92 e por fim o Tetto Rooftop Lounge onde está hoje.

Por fim a notícia triste, o El Chavo não está na carta de nenhum bar e justamente por isso seu preço não pode ser estipulado. Mas isso não é problema, afinal trazemos a receita de mais esse escolhido para ser um dos #365DrinquesDoBrasil. Portanto, montem suas barraquinhas na vila, chamem os vizinhos e saúde!

APRENDA A RECEITA

El Chavo

60 ml de tequila Patrón Silver
30 ml de suco de limão
20 ml de xarope de tamarindo
5 ml de óleo saccharum de laranja

Em uma coqueteleira com gelo bata todos os ingredientes e coe duplamente para um barril com gelo novo. Finalize com uma casca de laranja.

Receita de xarope de tamarindo

150 g  de polpa de tamarindo
250 ml de água mineral
250 g de açúcar refinado

Leve ao fogo a água e o tamarindo de deixe cozinhar por aproximadamente 25 min. Deixe descansar com a tampa e depois filtre o líquido e reserve. Depois adicionar na panela esse líquido com o açúcar e mexer até que dissolva todo o açúcar. Válido por 30 dias na geladeira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!