Aprenda a preparar o Amelita, drinque de assinatura do bartender Ernesto “Nica” Lara

Cada filho escolhe sua arte para homenagear sua mãe. Roberto Carlos louvou sua Lady Laura querendo ser novamente um menino e na hora do desespero gritar por ela, pedir um abraço e ser levado de volta de volta pra casa. Mas Ernesto Lara, o Nica,  passou longe daquele menino saudoso que cantou o Rei Roberto.

Seu drinque Amelita é, isso sim, uma homenagem a sua mãe Amélia. Mulher de personalidade forte e latina como tequila às vezes doce, às vezes amarga como grapefruit e abacaxi e com uma pimenta de fundo para mostrar o lado apimentado e feminino.

Reparem que não tem avental sujo de ovo como a Mamãe composta por David Nasser e Herivelto Martins, muito menos era aquela Amélia que despertou saudade em Mario Lago e Ataulfo Alves, que achava bonito passar fome ao lado de um homem e não ter a menor vaidade.

Nascido na Nicarágua, Ernesto “Nica” Lara já se considera um bartender brasileiro, visto que tudo aprendeu sobre coquetelaria foi em terras brasileiras. Trabalhou bastante em eventos e baladas para complementar a renda enquanto estudante universitário de Rádio e TV na USP. Firmou-se na coquetelaria em 2016 no Mr. Jerry que funcionou na Vila Leopoldina, passou para o Riviera Bar em 2017 e segue por lá até hoje.

Foi campeão brasileiro do Angostura Global Cocktail Challenge 2017 e representei o Brasil na final latino-americana no Panamá. Está em mais uma final de campeonato esse ano, o Bacardi Legacy com seu coquetel El Imigrante.

A homenagem a Amelita está na carta do Riviera por R$ 31, um dos #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Amelita

60 ml de tequila repousada infusionada com pimenta
30 ml de suco de grapefruit
15 ml de xarope de abacaxi artesanal
3 fatias de gomos de abacaxi maceradas
1 grapefruit desidratada
Açúcar com pimenta

Em uma coqueteleira com gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe duplamente para uma taça coupé previamente crustada com açúcar de pimenta e finalize com um pedaço de grapefruit desidratada.

Receita de tequila infusionada com pimenta

3 pimentas dedo de moça (2 se forem grandes)
750 ml de tequila

Tire as sementes da pimenta e descarte. Deixe infusionar por 6 horas e coe.

Receita de xarope de abacaxi artesanal

Corte um abacaxi e cozinhe em banho maria a 70 ºC por uma hora.
Coe e misture com açúcar demerara caramelizado em proporção 1:1.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!