O bar de estilo minimalista e clima íntimo traz na proposta coquetéis autorais cheios de história

O Pina Cocktails & Co., localizado na zona Sul de Recife, é liderado pelos sócios Luciano Guimarães e Bruno Amisterdan e fica em uma casa discreta em uma rua de casas residenciais. Quem passa por lá, certamente não imagina que no número 153 funcione um bar a todo vapor e criatividade, até porque é isso mesmo que os sócios Luciano Guimarães e Bruno Amsterdam querem propor. 

O Pina tem em no DNA o estilo de bar speakeasy, conceito que nasceu no período de Lei Seca na década de 1920 nos Estados Unidos, em que os bares tinham de ser clandestinos e por isso tinha todo um esquema de segurança e sociedade secreta. 

Nos dias de hoje, com a coquetelaria cada vez mais em voga no Brasil (e nada proibida), o speakeasy se torna um jeito de deixar o bar com um clima mais intimista. Na página da rede social do Pina já tem o aviso: ‘entrada somente com reserva,’ e um contato de WhatsApp. Após o pedido, o cliente recebe uma senha do dia, que será informada ao segurança que fica na porta do estabelecimento. 

De acordo com Luciano, o Pina Cocktails & Co. é um bar que nasceu com o intuito de apresentar drinques bem elaborados a um público que estava carente. Além de tudo, a ideia também era propor uma boa música e programas mais culturais no espaço. 

No início, o bar foi sediado no mesmo espaço em que funcionava a escola de bartender Cocktail Brasil, no bairro Pina (daí o nome). Com atendimento para até no máximo 25 pessoas, o Pina se consolidou como referência no quesito bar de coquetelaria na região. 

Porém um incêndio em 2018 comprometeu a estrutura do espaço e também trouxe para os sócios um prejuízo inestimável. Após seis meses do acidente, os Luciano e Bruno fizeram a inauguração do novo espaço do Pina em abril deste ano, um salão um pouco maior, que acomoda até 45 pessoas e mantendo a tradição do speakeasy. 

No bar não são servidas caipiroskas, cervejas, refrigerantes, doses e nem garrafas, apenas e unicamente drinques. Segundo Luciano, na carta o cliente tem contato com os coquetéis autorais da casa e, caso o cliente queira, a parte de coquetelaria clássica é pedida à parte. 

“Não servimos caipiroskas, temos uma carta de bar com 25 receitas autorais e a cada 6 meses trocamos a carta,  que segue um tema específico a cada edição. Atualmente o tema é história…Servimos também entradinhas que harmonizam com os drinks”, comenta Guimarães, que ressalta que água e pipoca são cortesia da casa. 

Encontramos na carta, coquetéis bem elaborados como o Roma Antiga (ao lado), com gin, Lillet Blanc, Monin Elderflower, ácido cítrico e água tônica. “Os drinks da carta levam nomes e perfil de pessoas que marcaram alguma época e ou acontecimentos . Todos os drinks tem a receita ligada ao nome ou mesmo a apresentação”, conta Luciano. 

drinques do pina cocktails

Vera Cruz
Jim Bean, Cordial Brasi, bitter de cajueiro, creme de coco verde

Peste Negra
Gin Bulldog, licor de abacaxi, limão, Celery bitter, tintura de frutas frescas

Rei Arthur (foto ao lado)
Plymouth Gin, cordial de maçã, limão siciliano, grapefruit

Viking
Absolut Extrakt, limão siciliano, mix de cítricos, spray de berries

Brilhantina
Beefeater gin, Cilantro Seeds, Gengibre, suco de cranberry, limão, açúcar, algodão doce

Monalisa
Gin Beefeater, xarope de lichia, violeta, limão, cardamomo

Napoleão
Absolut Elyx, licor de tamaras, Grand Marnier, Peychunds bitter

Lei Seca EUA (foto ao lado)
Wild Turkey, Monin amêndoas, Averna, Limão

Maquiavel
Beefeater 24, blend de chás, Elderflower, vinho branco, limão

Cleopatra
Gin Larios, Cordial de figo, infusão balsâmica, vinho tinto

Caesar
Chivas Extra, Aperol, Ácido Cítrico, Cordial de cidreira

Colombo
Appleton States, limão, xarope de gengibre e especiarias, cold brew

Jurassic
Absolut Vanilla, vinho de ervas, laranja, tintura de capim santo

Paleolítico
Absolut Vodka, Monin Cumaru, Grand Marnier, limão, paleolithic infusion

Hiroshima
Jim Bean, abacaxi defumado, xarope de gengibre, licor de ameixa negra, limão siciliano

A Escrita (foto abaixo)
Absolut Vanilla, Cordial de maracujá e camomila, Saccharum, Earl Grey, grapefruit bitter

No som ambiente, uma playlist musical escolhida a dedo compõe ainda mais o clima do bar intimista do bar, e Luciano já avisa: “Não atendemos solicitação de músicas”. 

Para o mês de outubro, o público recifense ganhará também uma novidade: o Kaau Bar. O mais novo empreendimento de Guimarães e Amsterdam ficará na área da frente da casa e contará com uma gama de cervejas e outras produções. Com um espaço também de área mais aberta e clima descontraído, a previsão de inauguração é para o dia 12. 

Saiba Mais

Pina Cocktails & Co

Instagram: www.instagram.com/pinacocktails
Facebook: www.facebook.com/pinacocktails
Endereço: Rua Estudante Jeremias Bastos, 153 – Pina, Recife
Horário: terça-sábado das 19h às 3h
Capacidade: 45 lugares
Contato e reservas através do whatsapp: 81-99216-7329

*POR GIULIA CIRILO, ESPECIAL PARA O MIXOLOGY NEWS

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!