Com inspiração e influência portuguesa, o Bar dos Cravos traz bastante contexto histórico num menu autoral com assinatura de Stephanie Marinkovic

A Revolução dos Cravos ocorreu em Portugal em 25 de abril de 1974 e pôs fim ao regime salazarista reestabelecendo as liberdades democráticas do país após quase cinco décadas de ditadura. Um dos marcos mais notáveis da revolução foi o início dos processos de descolonização da África, com a independência de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.O nome da revolução derivou do gesto simbólico em que portugueses entregaram cravos aos soldados, colocados nas pontas de seus fuzis. O nome Bar dos Cravos presta homenagem a movimentos libertários, que muitas vezes foram pensados e organizados numa mesa de bar, indo além da mera oferta de bebidas e propondo um convite a liberdade e criatividade que podem emergir em mesas de botecos e momentos históricos.

O Bar dos Cravos conta com onze lugares em seu balcão de bar e menu de bebidas elaborado por Stephanie Marinkovic, mixologista e consultora de bares vencedora dos campeonatos Tequila Patron 2017 e Jameson Bartenders Ball 2018.

Steph Marinkovic traz uma abordagem única para os drinques, unindo técnicas de gastronomia, confeitaria e mixologia. Sua carta de drinques oferece uma seleção de treze coquetéis autorais e dezoito clássicos, todos concebidos com o conceito de “drinkability,” proporcionando drinques com baixo teor alcoólico para que os clientes aproveitem sua bebida de forma mais consciente.

“Nosso foco é promover a melhor experiência para o cliente. Trago para o Bar dos Cravos toda a minha bagagem como mixologista, com técnicas e processos aprimorados na carta. O bar é um lugar de entretenimento, mas também precisamos cuidar da saúde do cliente. Oferecer drinques com um teor alcoólico menor convida as pessoas a viverem novas experiências”, diz Stephanie.

A influência de momentos históricos não fica apenas com o nome do bar e se estende para os drinques autorais, como a Revolução dos Cravos (whiskey infusionado com aspargos e ervas, cozido durante três horas a 60ºC, licor de laranja, vermouth seco, chocolate 70% e sal) ou Canudos (vodka, licor de yuzu, espumante, sorbet de melão e yuzu), releitura do Sgroppino, drinque italiano, que na versão da Stephanie faz alusão à Guerra de Canudos, movimento que marcou o interior da Bahia entre 1896 e 1897.

Na cozinha, quem comanda é o consultor e chef executivo da casa, Guto Cavanha. Os petiscos com cara de boteco ganham um novo ar com as receitas de Guto, que também oferece opções de jantar. “A concepção do menu foi baseada na experiência do cliente – a ideia é que ele viaje pelo cardápio e possa provar as técnicas e sabores que estamos trazendo para o Bar dos Cravos”, conta Guto.

Conheça a carta

Revolução dos Cravos – whiskey irlandês em aspargos e azeite, licor de laranja, vermouth dry, chocolate 70% e sal

Canudos – vodka, licor de yuzu, espumante brut, sorbet de melão e limão yuzu (foto ao lado)

Celeste – gin, jerez fino, jasmin e azeitona

E Depois do Adeus – jerez fino, vermute bianco e dry, mel, camomila, baunilha, óleo de gergelim e tuille de mel

MPLA – cachaça envelhecida em umburana, caramelo de gengibre, especiarias, maracujá e limão

Bella Ciao – bourbon, caramelo de cerveja ipa, bitter aromático, sal defumado e azeite temperado

Meia Noite e Vinte – gin, capim limão, morango, licor de avelã, limão e brigadeiro de capim santo (foto ao lado)

Guiné – gin, Campari, vermouth tinto, doce de abóbora e cognac V.S.O.P.

Cabo Verde – shochu, sake, uva verde, capim limão, açúcar e limão

Chega de Saudade – rum, vodka de baunilha, abacaxi tostado, capim santo, açúcar e limão

Sofre Porque Queres – rum, especiarias, licor bizantino, licor de cereja e cidra artesanal de cupuaçu

25 de Abril – gin, vermouth tinto, licor de amêndoas portuguesas e bitter aromático

Os autorais variam de R$35,00 a R$54,00 e a carta também conta com opções de coquetéis clássicos e uma seleção de vinhos, em grande maioria europeus, para harmonizar com o cardápio de comida.

saiba mais

Bar dos Cravos

Endereço: R. Osório Duque Estrada, 41 – Paraíso, São Paulo
Horário: Seg a qui: 18h as 1h / Sex: 18h às 02h / Sáb: 13h às 2h
Instagram:  www.instagram.com/bardoscravos
Site:  www.bardoscravos.com
Contato: (11) 99787-0927
Capacidade: 120 pessoas

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!