Após ano turbulento e grande expectativa, o drink Rabo de Galo oficialmente faz parte da lista de drinks clássicos da IBA
18 de maio de 2023 entrou para a história da coquetelaria brasileira como o dia da partida do Mestre Derivan, o principal impulsionador do Rabo de Galo como coquetel clássico internacional.
Com sua morte, foi-se também o maior promotor da coquetelaria brasileira de todos os tempos e ficou aos seus seguidores a missão de realizar o seu último desejo profissional e concluir a obra do Mestre:
Transformar o Rabo de Galo no segundo drink brasileiro na lista dos Drinks da IBA, (International Bartender Association).
Em apenas um ano, muita coisa aconteceu. Teve um imbróglio envolvendo a organização do Campeonato Rabo de Galo, que dividiu os interesses do concurso entre as partes da família e dos organizadores naquele momento.
Teve a produção de um report inédito realizado pelo Mixology News e enviado por email e em mãos diretamente ao presidente da IBA, Giorgio Fadda, que se impressionou com a grandeza do coquetel no Brasil e no mundo. Também teve matéria de capa do site Punch em uma ótima produção do jornalista gastronômico Rafael Tonon.
Teve matéria da infeliz declaração do presidente da Associação Brasileira de Bartenders “cravando”: “Rabo de Galo não vai entrar na carta da IBA”, avisa ABB.”
Teve também uma avalanche de curtidas e comentários na postagem em memória ao Mestre Derivan nas redes sociais da IBA, com quase 3.500 curtidas; “algo nunca antes visto por nós”, declarou Fada.
Foi um ano intenso que não poderia terminar melhor.
Para Milton Lima, ativista da cachaça e sócio da Cacharia Macaúva, “eu duvido que algum drink na história da IBA tenha tido tanta comoção, tantas pessoas envolvidas na conquista dessa posição histórica”
O Rabo de Galo é oficialmente um dos drinks integrantes da seleta lista da International Bartender Association, a IBA.
“Me sinto assistindo a historia da coquetelaria nacional sendo escrita, é algo realmente grande para a cachaça e para todo o ramo. Sinto muito que isso tenha acontecido após a partida do mestre Derivan, afinal ele provavelmente seria quem mais estaria comemorando.O Rabo de Galo faz parte da minha vida assim como de vários brasileiros, agora vai fazer parte da vida de vários gringos.” conta Chris Carijó, bartender e amante da cachaça.
Quer saber exatamente como a IBA sugere o Rabo de Galo para o mundo inteiro? Confere aqui abaixo.
Rabo de Galo
60 ml Cachaca
20 ml vermute tinto Cinzano Rosso
15 ml Cynar
2 Drops Angostura (opcional)
Em um copo baixo com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa levemente. Torça uma casca de laranja por cima do drink e sirva.
Erivelton Mota, professor de coquetelaria da Barones Bartenders conclui: “Esse reconhecimento do Rabo de Galo é um grande marco para a coquetelaria brasileira que é gigante e uma honrosa homenagem ao nosso eterno mestre Derivan.”
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!