Conheça as receitas das 4 duplas que venceram a etapa Emocionar e Transbordar e seguem para a grande final do 1883 Drink Design Contest

Em breve conheceremos a dupla vencedora do 1883 Drink Design Contest 2023, campeonato promovido pela 1883 Maison Routin e que levará os vencedores para uma viagem imersiva em Chambery, no sul da França.

Na etapa semifinal, dez duplas estavam classificadas e apresentaram suas receita originais e conceito para uma banca de jurados. As duplas eram formadas por:

Leticia Macedo e Pri Morales – São Paulo (SP) com o Oceano Vivo.
Pablo Mello e Renato Castro – Recife (PE) com a Árvore da Vida.
Max Galvão
e Gabriel Farini  – Aracajú (SE) com a Embolada.
Vitor Morais
e Mirella Cabral – Recife (PE) com o Jovem Baco.
Julio Rizutto
e Marja Calafange – Recife (PE) com o Mar Alado.
Nico Conrado
e Darto – Rio Claro (SP) com o Copo Meio Vazio.
Rafael Welbert
e Gabriel Salvini – São Paulo (SP) com a Pérola do Cerrado.
Priscila Muniz
e Gabriel Albertini – Piracicaba (SP) com o Pirá.
Mariana Pina
e Julia Lopes – Belo Horizonte (MG) com o Santíssimo.
Adriana Pino
e Manu Paimm – São Paulo (SP) com a Tropicália.

Após uma semana rodando o país com jurados, Marcello Gaya reuniu as avaliações e tão aguardada lista dos finalistas chegou!

Para o embaixador da marca Marcello Gaya – foi muito interessante de ver como cada dupla demonstrou sua cultura de formas tão diversas. Tivemos a chance de poder ver a cultura de cada dupla ser contada não só da união do bar e cozinha mas também pela música , pela arte , história e pelos sotaques regionais. Na próxima fase, a grande final, vamos ver essas duplas que conseguiram unir seus conhecimentos, trabalhar em equipe, pensando fora da caixinha e entregando experiências imersivas emocionando os juízes.

Superando dezenas de competidores, as quatro duplas abaixo reuniram o maior número de pontos e seguem para a grande final, que será realizada em São Paulo, dia 11 de dezembro.

Adriana Pino e Manu Paimm – São Paulo (SP) com a Tropicália.
Nico Conrado e Darto – Rio Claro (SP) com o Copo Meio Vazio.
Max Galvão e Gabriel Farini  – Aracajú (SE) com a Embolada.
Rafael Welbert e Gabriel Salvini
– São Paulo (SP) com a Pérola do Cerrado.

Quer aprender as receitas e entender os conceitos apresentados pelas duplas finalistas?
Olha só o que preparamos abaixo para você.

Tropicalia

De São Paulo, Adriana Pino e Manu Paimm participaram com a sua Tropicália.

“Conectamos nossos sabores nativos e alguns sabores de 1883 para conduzir essa viagem através de texturas, aromas, temperaturas e sabores, oferecendo uma harmonização cultural com início contrastado, limpando o paladar no meio e final semelhante.” explica Adriana.

Em todas as fases da harmonização a dupla usou um porta copos de borracha produzidos por comunidades extrativistas da Amazônia produzidos pela designer de moda Manu Paimm.

1 – Mousse de Taperebá – para estimular as papilas com a acidez dos insumos
300 g de taperebá, 50 ml de limão, 100 ml de 1883 Fruit de la Passion e 100 ml de tônica emulsificados em sifão.

2- Olhar Noturno
35 ml de cachaça Princesa Isabel Jaqueira, bálsamo e amburana,  20 ml de 1883 Cassis, 25 ml concentrado de jabuticaba, 15 ml de limão e perfume de cumaru srvidos em taça coupe e harmonizado com Tartine de pão francês, azeite, queijo coalho e castanha do Brasil.

3 – Para limpar o paladar
Sorbet de Cambuci com coco, preparado com 400 g de cambuci, 80 ml de 1883 Coco. Bater no liquidificador e manter no freezer até a hora de servir

4 –  Chá de frutas tropicais (servido quente)
Com mini maracujá, manga e jabuticaba e adoçado com 1883 Manga e harmonizando com Crepioca de baunilha e caramelo salgado.

Pérola do Cerrado

Representando o clássico Mocotó, da Vila Medeiros, em SP, Rafael Welbert e Gabriel Salvini trouxeram a experiência da Pérola do Cerrado.

A dupla desembarcou no coração do Brasil, o Cerrado, nas suas tradições e cultura para mostrar o casamento entre cozinha e bar e celebrar a criatividade, o sabor e a busca constante para oferecer uma experiência que vai além do simples comer e beber.

“Trouxeram uma composição de ingredientes que possuem ligações intimas com a terra e o povo da região, que tem tradições enraizadas na cultura e religião, como o milho, a pamonha, o pequizeiro, o maracujá Pérola do Cerrado e a tiquira.”  explica Rafael.

Pérola do Cerrado
Composto por creme de pequi, 1883 Maracujá, néctar de maracujá, néctar de abacaxi e tiquira
Guarnição: pérola de maracujá

A harmonização ficou por conta de três criações:
Uma espuma de picolé de pamonha seguido de um picolé de pamonha, chocolate e castanha de baru e finalizado com espuma nitrogenada do Pérola do Cerrado.

A sugestão da dupla é beber o coquetel e comer o picolé ou ainda comer o coquetel e beber o picolé.

Copo Meio Vazio

Nico Conrado se uniu ao produtor Darto, de Rio Claro, interior de SP para criar o conceito do Copo Meio Vazio.

“Celebramos a “jornada do conhecimento” através de nossos drinks. Conheceram-se na escola, 22 anos atrás e há 15 anos, uniram forças na Central Coquetel, onde enfrentam situações desafiadoras no mundo dos eventos.  A base de seu sucesso está na sinergia de suas habilidades. Darto, com seu olhar apurado de cineasta, orquestra experiências memoráveis, enquanto Nico, o gastrônomo, transforma ousadas ideias em realidade no mercado, unindo-se para encantar os clientes.

O primeiro drink “Ação” convida a imaginar o primeiro gole, uma motivação com notas de trufa, 1883 Banana, caramelo e pimenta caiena. Ele prepara para preencher o “copo meio vazio,” simbolizando a persistência e disciplina na busca do conhecimento.

Nosso segundo drink, “De Olhos Fechados” revela o segredo da maestria com 1883 Elderflower, grapefruit e toque de caramelo azedo.

Por fim, “A Partilha”, a disseminação do conhecimento quando o aluno vira mestre, com sabores leves e aroma de motivação trazidos pela defumação com óleo de trufas.

Lá de Aracajú, capital de Sergipe vem a dupla Max Galvão e Gabriel Farini com a proposta musical da Embolada.

“Nosso ritual mistura música e arte, pra fazer a entrega deste coquetel chamado Embolada que é basicamente um gênero musical de origem nordestina, onde uma dupla de cantadores ao som do batuque do pandeiro de couro, monta versos bastante métricos e improvisados.” explica Max.

A musicalidade imposta na apresentação está disponível para assistir neste link.

Embolada
60 ml suco de mangaba com água de coco
20 ml 1883 Elderflower
15 ml sumo de limão
30 ml cachaça em amburana
chips de coco

Adicione todos os ingredientes numa coqueteleira e bata até gelar bem, servindo num copo artesanal feito da quenga do coco com gelo translúcido.

O drink acompanha, para harmonização um Catado de caranguejo temperado com dendê e leite de coco, finalizado com molho de mangaba.

sobre a 1883 Maison Routin

Desde 2012, a Flavors importa com exclusividade os Xaropes 1883, expandindo a tradição de mais de um século dessa marca francesa. A 1883 Maison Routin se destaca pela produção de xaropes cuidadosamente elaborados para garantir uma experiência sensorial única e surpreendente.

Com qualidade premium e uma ampla variedade de sabores autênticos – mais de 60 disponíveis no Brasil -, a 1883 é a escolha preferida de bartenders e amantes de drinks em todo o mundo, tendo se tornado sinônimo de excelência e sofisticação.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!