Saiba como controlar melhor seu bar com nossas dicas incríveis.

Esse texto é um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ler. Esse eu dedico para todos os chefes de bar que perdem horas preciosas contando cada garrafa de sua prateleira. Não é nada fácil e disso eu entendo. Porém lá fora algumas empresas pensaram em melhorar um pouco mais a nossa qualidade de vida facilitando nossos métodos.

Fitinha na garrafa e contagem decimal, seus dias estão contados! Tudo isso é coisa do passado.

Pelo menos lá fora, onde cada vez mais os métodos de controle de bar são informatizados e super precisos. Se dependesse de mim, teria todos.

 

07 | PESAGEM MANUAL

Fazendo minhas compras de materiais na internet me deparei com essa balança que pesa garrafas convertidas em onças. Notem que ela tem duas medidas: a parte vermelha para destilados e a verde para licores. Porém, se você quiser testar o sistema de controle por peso, aqui vai a dica do que você precisa:Controle

  • Uma balança de precisão de até 2 kg;
  • Peso de cada garrafa cheia (PGC);
  • Peso de cada garrafa vazia (PGV);
  • Peso do líquido isolado (PGC – PGV);

Definição de quanto é uma dose para seu estoque. A dica é contar uma taxa de desperdício. 70 ml é um volume bacana. Chamaremos de volume de dose (VD).

  • Se você utiliza o Excel, terá que descobrir na sequência:
  • Quantas doses servem a sua garrafa (VGC/VD);
  • Peso da dose, que será a divisão do Peso do Líquido Isolado pelo número de doses na garrafa.
  • Pese a garrafa, diminua pelo PGV e divida pelo peso da dose. Você terá o número de doses restantes
  • Complicado? É nada! Mas vai dar trabalho da primeira vez, viu?

06 | CONTROLE DA CERVEJA NO BARRIL

Eu já vi alguns sistemas desse tipo de controle aqui no Brasil e devo dizer que é um dos maiores condutores para o lucro de um bar, principalmente de Pubs e cervejarias. O primeiro método de controle é o “Escala Keg”, que nada mais é do que uma balança com capacidade para até 70 quilos, com um comando que já identifica o barril pelo fabricante, isola o peso do líquido e já o transforma em doses para facilitar seu cálculo de custo. O segundo é o “chopp control”, sistema utilizado em alguns bares como os da rede Devassa. Esse aparelho é um fluxômetro digital com comunicação bidirecional. Ele conta o volume que saiu do barril, cruza as informações de desperdício com o número de cervejas vendidas. Além disso, avisa até se alguém andou tirando uma loirinha gelada fora do horário de expediente.

 

05 | SPEED RAIL MONITORADO

Vai ser raridade a gente conseguir encontrar algum dia no Brasil. Mas é um sistema que capta o peso de cada garrafa que fica nos buracos que você vê na imagem, e você pré-estabelece peso e conversão no sistema que vem acoplado a ela. Permite resultado de várias garrafas ao mesmo tempo.

 

04 | SISTEMA ECLIPSE

Esse sistema também traz a tecnologia ao nosso favor. São biqueiras especiais em que você conecta um anel ligado a um receptor que parece um sistema de rádio patrulha. Você define a dosagem que irá utilizar e ela não libera uma gota a mais do que o solicitado. Bom para redes que não têm grandes bartenders e precisam padronizar suas receitas. É só checar no vídeo abaixo.

 

03 | DISPENSER GUN

Essa não é uma forma de controle, mas uma arma poderosa de logística. Você já percebeu o quanto você usa de espaço em seu estoque e em suas geladeiras armazenando latas de refrigerante? Pois é, essa arminha da foto dispensa até 14 bebidas diferentes entre sucos, refrigerantes e energéticos. Faz tempo que quero uma dessas, coloquem em sua lista de Natal, por favor!

 

02 | SCANNER

Esse é bem legal! Funciona da seguinte forma: o scanner lê o código de barras da garrafa para o seu cadastro e/ou leitura de dosagens. O sistema acompanha uma régua de alumínio que você encosta na garrafa e dispara um infra vermelho na direção dela, rente ao limite do líquido. No mesmo momento o scanner colhe as informações e joga em uma planilha de contagem pra você!

 

01 | BIQUEIRA ELETRÔNICA CONTROLADA POR WIRELESS

Essa biqueira é uma evolução do sistema eclipse. Ela tem um rastreador que manda de imediato o volume utilizado, data e hora. As biqueiras são todas comandadas via wireless, sem fios e sem cara de rádio patrulha. Para as pessoas que ralaram nas planilhas, essa tecnologia toda é uma benção. Mas será que essa facilidade toda não irá tirar um pouco do raciocínio da garotada nova?

Se souberem de mais algum método de controle não visto aqui, comente, estou precisando de algumas dicas também!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!