Cronista gastronômico treteiro reúne histórias de comidas, lugares e banheiros em seu segundo livro lançado uma década após o primeiro.
Nos quase vinte anos escrevendo sobre comida na internet Jota Bê ainda carrega a fama de crítico ácido e com apetite para treta. No seu novo livro “O gordão pelado do outro lado da rua – tragédias da vida privada” estão textos sobre bares, clubes e restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Buenos Aires e Londres.
Paulistano da Lapa, Júlio Bernardo despontou como crítico quando estreou o blog Boteco do JB, em 2007, onde registrava suas andanças gastronômicas. Filho de feirantes, largou a escola com 12 anos para tocar a barraca dos pais. Jota Bê ou, @julinhocancelado como é conhecido nas redes é cozinheiro e já foi DJ, camelô, teve até frigorífico.
O blog chegou a 200 mil acessos e nenhuma massagem. Sempre soube muito bem como distribuir bordoadas em forma de metáforas, hipérboles e comparações. O sucesso rendeu até série de vídeos no Youtube.
Com participação de deDaniela Garuti e Luiz Antônio Simas e ilustrações de Humberto Hermeto, Jota Bê relata suas vivências por diversos lugares escritos em primeira pessoa por 214 páginas. O livro trata dos lugares pouco explorados na literatura, principalmente gastronômica apesar de muito utilizado no cotidiano, que é o banheiro.
“São lugares democráticos em que ocorre de tudo, até o que não deveria. Nas histórias, falo de bastidores e, em todas, o banheiro é protagonista ou coadjuvante”, comenta.
Histórias que te levam à um passeio pelas receitas, como no caso dos estabelecimentos que servem um bom prato de miúdos. Ou um percurso literal até a porta do banheiro, como no caso do Ici Bistrô, em Higienópolis, onde o autor “moraria fácil”.
O lançamento acontece em São José dos Campos (SP) ainda nessa semana, no dia 08 de agosto no The Burguer. A obra já está à venda pelo site.
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!