A região sul do Brasil vive seu melhor momento etílico na coquetelaria e na indústria de bebidas. Conheça 6 grandes marcas que estão mudando as prateleiras dos bares sulistas.

Foi-se o tempo em que para montar um bom bar, era necessário buscar aquelas poucas marcas importadas de uma única distribuidora de bebidas especializada. Acontece que na última década, a indústria de bebidas nacional, impulsionada pela febre da cachaça de alambique de 2013 e dos gins artesanais de 2018 deu um salto em qualidade, serviço, atendimento, apresentação.

Em todo o país ótimas marcas se destacaram e resolvemos colocar uma lupa no movimento que as novas destilarias do sul do Brasil estão fazendo, construindo um legado e história que nos dá orgulho de ver.

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vocês estão de parabéns.
Os bartenders locais agradecem! Vem coferir aqui nossa seleção.

Verve Gin

Verve Destilaria é uma destilaria da serra catarinense, mais especificamente São Bento do Sul e
busca na região serrana de mata atlântica a inspiração para desenvolver destilados de alta qualidade.
Verve significa vivacidade, sentimento de energia ou vigor, entusiasmo e inspiração.

Raridade na cena etílica do país, a Verve tem à frente dos negócios Camila Dall’Agnol, uma das poucas mulheres empresárias da indústria de bebidas no Brasil. A marca trouxe para dentro do time o experiente bartender paulistano Tom Oliveira, que como embaixador cria receitas e realiza treinamentos por diversas cidades no país.

A Destilaria possui atualmente três produtos no mercado: Verve Gin, um gin no estilo london dry com botânicos tradicionais e alta qualidade. A Verve Vodka, já comum nos bares catarinenses, tem tripla destilação e uma nota mineral e refrescante. Já o Verve Negroni é um coquetel pronto para consumo, seguindo a tradicional receita italiana, com perfil herbal, adocicado e levemente amargo.

Union Whisky

A Union Destilaria tem uma grande tradição na produção de vinhos e derivados e desde 1948 produz  bebidas na região história de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A partir de 1972, a empresa muda sua gestão e passa a investir na produção de malte whisky.

São mais de 15 bebidas produzidas pela empresa, principalmente derivados de whisky, como Whiskeys Turfados, Licor de Whisky, além de whiskeys envelhecidos em diversas madeiras diferentes, como carvalho americano ex-bourbon e carvalho ex-vinho, importados pela destilaria.

Bacco Vodka

Completando os estados do sul, do Paraná vem a Bacco Spirits produzida em São José dos Pinhais, próxima à capital Curitiba. A empresa iniciou sua trajetória com a Bacco Vodka, mas expandiu rapidamente seus negócios para outras categorias, criando um leque interessante de produtos.Nutelka, um licor fino de avelã, Nina, licor fino de banana, Fire, licor adocicado de canela,  Brasiliano,limoncello da marca, Apple Pie, de maçã verde são algumas das   entre outras bebidas mistas.

Schluck Licores

Os licores Schluck são produzidos por mais de 75 anos  no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, num distrito de Blumenau (SC) chamado Vila Itoupava. Com uma extensa lista de licores nos seus produtos, é das poucas destilarias que trazem também amargos e aperitivos no seu portfolio.Destaque para o Kaffe Likör, licor de Café Cold Brew, Hopfen Likör, licor de lúpulo, Bier Likör, licor de cervejas e o Aperitivo de Ervas Schluck.

Weber Haus Cachaça

A cachaçaria Weber Haus tem uma das histórias mais importantes na nova geração de cachaças de alambique de alta qualidade dos últimos 20 anos. Mas poucos sabem que é uma história que teve início na imigração alemã de 1824, quando a família Weber chega à Ivoti, no Rio Grande do Sul e lá começa a produzir um schnapps de batata inglesa.

Com dezenas de produtos lançados, mas foco na cachaça de alta qualidade, ganhou sucesso nacional e internacional e venceu inúmeros prêmios colocando o sul do país na rota das melhores cachaças do Brasil.

Bebidas Kalvelage

Diretamente de Botuverá, interior de Santa Catarina, vem a Destilaria Kalvelage, projeto dos irmãos Maurício e Marcos Kalvelage, que desde 2012 vem oferecendo seus produtos ao mercado regional, principalmente.

Da Destilaria saem produtos como o Blended Whisky, Vodka Oak, uma vodka com extrato de carvalho americano e o London Dry Gin.

O Brasil é um país vasto, rico em matéria prima e diversidade gastronômica e cultural e com um capacidade de desenvolver produtos regionais como poucos.

Alguns poucos países como Estados Unidos, França, Japão conseguirem criar esse mercado local forte, fidelizando suas próprias marcas e fortalecendo a indústria local.

Se o Brasil seguir neste caminho, veremos em poucos anos uma onda de destilados do Norte ao Sul do Brasil. A coquetelaria só tem a agradecer.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!