Concurso promovido pela Destilaria Verve une dezenas de bartenders em um campeonato cheio de surpresas e premia bartender Andressa Gusmão

A coquetelaria de Santa Catarina tem motivos para comemorar essa semana. Uma série de eventos promovidos pela Verve como masterclass e guest bartenders trouxe para a ilha figuras como Kyoko Sato, Fábio Lourenço, Mari Mesquita e Marco De la Roche.

Mas a cereja do bolo foi o primeiro Verve Cocktail Challenge, promovido pela marca catarinense nesta segunda (14), e que uniu mais de trinta bartenders competidores e quase cem pessoas no Mercado Sehat, no Campeche.

A competição consistia em superar diversas etapas, onde bartenders iam se qualificando enquanto outros ficavam para trás. Provas como o Southside mais gelado, o Espresso Martini mais cremoso, Prova de Harmonização com comida, Speed Service e a última prova, onde a criatividade estava sendo testada pelos jurados e o permitiu que a bartender Andressa Romão (SisterHigh), do Bere Birra Forneria, se sagrasse vencedora. Camila Dall’Agnol, da Destilaria Verve afirma que “não imaginava que conseguiria reunir tanta gente se divertindo e entregando um evento em tão alto nível como ela viu. Ver a energia das pessoas mais experientes da cena junto à nova geração de bartenders foi surreal e é o sentimento que a gente quer transmitir enquanto marca”

Para Tom Oliveira, mixologista da Destilaria Verve“Foi bastante empolgante e ao mesmo tempo desafiador. Eu sempre estive acostumado com o outro lado, dos competidores. Dessa vez foi diferente estar no backstage da produção. Ao mesmo, entendi todo esforço que existe por trás de cada campeonato que participei. A gente não faz ideia da correria até precisar organizar um. Nós da Verve estamos muito felizes e satisfeitos com toda realização e entrega, estamos muito gratos a todos que tornaram isso possível.”

Os Jurados

Para a banca de jurados, a Destilaria Verve convidou o embaixador da 1883 Routin, Marcello Gaya, a barista e consultoria Mari Mesquita, o mixologista Marco De la Roche e a sommelière e publicitária Nany Montiel,.

“Fazer parte da banca de jurados foi uma experiencia gratificante, não somente pelo alto número de bartenders inscritos, mas por ver as pessoas interessadas que vieram assistir a competição. Foi ótimo ver tantos rostos novos na cena local, cheios de entusiasmo e vontade de aprender, mostrando seu trabalho e agregando de alguma forma em participar.” explica Nany.

aprenda a receita

Paixão de primavera

50 ml Verve Vodka
25 ml Fernet Andino San Basile
10 ml suco de limão siciliano
Completar com soda de maracujá com água de coco

Soda feita no sistema Preshh
200ml água de coco
50ml xarope de açúcar 1:1
1 bailarina de pó de maracujá Fruto Seco

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque Verve Vodka, Fernet Andino, limão siciliano e bata bem. Coe para um copo longo com cubos de gelo e finalize com a soda de maracujá com água de coco. Finalize com maracujá desidratado da Fruto Seco e sirva imediatamente sem canudo.

Quem é Andressa Romão

A bartender Andressa Romão é paulistana e atualmente está a frente do Bere Birra Forneria, em Florianópolis. Mais conhecida como SisterHigh, foi uma das poucas mulheres bartenders que encararam o desafio das sete etapas e se consagrou como campeã do primeiro Verve Cocktail Challenge.

A bartender superou todos os competidores e dividiu o pódio com Matheus Pires em 2º Lugar e Vinicius Laurentino, em 3º lugar.“Foi muito divertido estar com tanta gente que eu admiro aqui na Ilha, tirando a ansiedade e nervosismo que bateu, não fui com toda a confiança mas fui pra abraçar o que viesse pela frente. Foi ótimo ver a vibe da galera, aproveitando e se divertindo entre sí” conta SisterHigh.

Vinda de família de bartenders, tanto sua mãe quanto seu irmão já trabalhavam atrás das barras em São Paulo. Andressa tem como referência e inspiração a bartender Talita Simões, com quem pode trabalhar no BiriNait e Side, além de casas como Banana Café e HighLine em São Paulo, até que foi convidada para trabalhar em um sushi na ilha de Florianópolis e não pretende sair da ilha em breve.

Sobre a Verve

Verve Destilaria é uma destilaria da serra catarinense, mais especificamente São Bento do Sul e
busca na região serrana de mata atlântica a inspiração para desenvolver destilados de alta qualidade.
Verve significa vivacidade, sentimento de energia ou vigor, entusiasmo e inspiração.

Raridade na cena etílica do país, a Verve tem à frente dos negócios Camila Dall’Agnol, uma das poucas mulheres empresárias da indústria de bebidas no Brasil. A marca trouxe para dentro do time o experiente bartender paulistano Tom Oliveira, que como embaixador cria receitas e realiza treinamentos por diversas cidades no país.A Destilaria possui atualmente três produtos no mercado: Verve Gin, um gin no estilo london dry com botânicos tradicionais e alta qualidade. A Verve Vodka, já comum nos bares catarinenses, tem tripla destilação e uma nota mineral e refrescante. Já o Verve Negroni é um coquetel pronto para consumo, seguindo a tradicional receita italiana, com perfil herbal, adocicado e levemente amargo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!