Cada vez mais comum, a má postura corporal no ambiente de trabalho faz com que muitos bartenders se machuquem cada vez mais no dia a dia. 

Quem não conhece algum bartender que precisou se afastar por alguns dias, as vezes semanas, por conta de um problema de saúde que foi gerado exatamente no ofício de bartender?

Uma característica da geração de bartenders de hoje em dia, é ter escolhido trabalhar por mais anos dentro do bar ao invés de mudar de profissão ou migrar de área. E com isso, os (maus) hábitos do dia a dia geram reflexos nos nossos corpos.

A pergunta é, como conciliar o trabalho pesado de um bar à noite com uma saúde de qualidade? Para isso, vamos ter que estudar os princípios da Lesão por Esforço Repetitivo.

O que é uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER)?

Lesões por esforço repetitivo são lesões causadas por movimentos repetitivos ou má postura, resultando em dores na parte superior do corpo. Outro nome para LER é uma “lesão ocupacional por uso excessivo”. LER geralmente afeta os braços, cotovelos, pulsos, mãos, dedos, pescoço e ombros.

É o caso de Kauê Bihalva, bartender em Porto Alegre. Ele sofreu LER por repetitivos movimentos ao servir chopp. “Não curei, às vezes sinto a dor ainda. Mas eu mudei a forma de servir, reparei que eu segurava o copo suspenso e inclinado pra não espumar. Comecei a deixar repousado na bancada”. explica Kauê.

Uma das formas de evitar esse tipo de lesão é um treinamento adequado, informando os possíveis tipos de má postura nessa atividade, que é repetitiva, além de um estudo mais profundo sobre a ergonomia do ambiente de trabalho.

Quais os principais sintomas da LER?

Os sintomas de LER variam e podem incluir dor e/ou sensibilidade nos músculos e articulações. Quando você repete o movimento que causou essas lesões, a dor pode ser mais aguda e perceptível.

Possivelmente seguir nessa atividade sem descanso e sem tratamento, fará com que a dor piore com o tempo. Você pode experimentar dores agudas ou maçantes, rigidez, formigamento, dormência, fraqueza ou cãibra.

Em que áreas do corpo os bartender sentem mais dor?

1. Punhos
A gerente de A&B do Graffi Hostel Bar em Floripa Cah Grance sofreu com uma lesão:

Em 2018 eu tive lesão na minha mão dominante devido ao LER. No total, fiquei 20 dias afastada a base de repouso corticóides opióides e sessões de injeções. A dor e o inchaço são intensas. A partir desse acontecimento eu tive que aprender a trabalhar para não me sobrecarregar.

É muito comum que esse tipo de lesão afete bartenders que trabalham em eventos e tendem a preparar centenas de caipirinhas por dia, pois a mecânica de amassar a caipirinha sobrecarrega o punho.

2. Cotovelos
Provavelmente essa seja a maior crítica de lesões apresentada por bartenders nos últimos anos. A biomecânica do complexo articular do cotovelo não foi projetada para executar centenas de agitações intensas e abruptas como as que são realizadas pelo principal movimento do bartender, o shake de uma coquetelaria.

Bater uma coqueteleira requer conhecimento, técnica e experiência. Posicionar o corpo de uma maneira confortável, com o diafragma livre para respirar. com a coluna ereta e firme e os pés sustentando todo o balanço do corpo são algumas das dicas importantes.

Apesar do showtime garantido, bater 2 coqueteleiras cheias ao mesmo tempo por repetitivas vezes é um tiro no próprio pé. Você adianta o trabalho do bar em segundos, mas antecipa sua aposentadoria em dias, portanto evite.

Muitos coquetéis podem ser perfeitamente agitados com o uso de um mixer de mão. Fica a dica.

3. Ombros
O bartender Diogo Feijão teve uma lesão referente à um típico movimento repetitivo do flair, chamado Over the Shoulder, no Brasil conhecido como Volta ao Mundo.

“É um arremesso de pegada invertida em que o trajeto da garrafa vem detrás das costas para frente, passando por cima do ombro. A lesão foi ocasionada principalmente por esquecer de me alongar e aquecer meus músculos antes de treinar e antes de trabalhar. O processo de cura foi demorado, fiquei 14 dias afastado do bar na época em que eu atuava como bartender, tomando anti-inflamatórios e fazendo fisioterapia por um período ainda maior ao do meu afastamento.”

Fortalecer os músculos com exercícios físicos constantes, fazer um alongamento e aquecimento muscular antes de um trabalho dessa intensidade é extremamente importante.

4. Joelhos
Uma queixa constante de bartenders é referente à altura do balcão de servido e a necessidade de se curvar à barra para servir. Normalmente isso gera uma tensão nos joelhos, que se sentem comprimidos na geladeira do bar com com o objetivo de rebalancear o peso do bartender.

Esse é um típico caso de reavaliação da ergonomia do balcão e da estrutura de bar. Uma medida comum de se encontrar é geladeiras com alturas de 90 centímetros, enquanto as bancadas ficam entre 1,10m e 1,20m.

5. Coluna

Caixas e caixas. Escadas e escadas.
A vida de bartender é marcada, em algum momento, por uma competição silenciosa e idiota de quem consegue carregar mais caixas de uma vez só. Tão infantil quanto medir quem tem a bailarina maior.

Carregue apenas o consegue, ou ainda, use como parâmetro as medidas do NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health, nos Estados Unidos) e também da Comunidade Científica Européia que sugerem 23kg como carga máxima ideal. Para se ter uma ideia, um engradado(pack) de 24 cervejas long neck tem em média 23kg enquanto um pacote de 24 energéticos pesa em média 7kg.

Para resolver parte desses problemas, você pode adquirir um carrinho de mão que suporta tranquilamente 3x o que você conseguiria carregar, e por último caso, divida o trabalho com a equipe e faça aos poucos.

Como os bartenders podem tratar a LER?

1. Modifique suas tarefas
A melhor maneira de tratar o LER é modificar as tarefas que você faz diariamente. Descubra quais tarefas estão causando tensão: é levantar itens? Está batendo muita coqueteleira? Depois de identificar o que causa a lesão e a dor, tente fazer essa tarefa de uma maneira que não cause tensão e lesão.

2. Faça Mais Pausas
Faça pausas no trabalho sempre que puder para aliviar a tensão desses músculos. Pode não ser totalmente possível fazer pausas frequentes, dependendo de sua carga de trabalho, mas considere conversar com seu supervisor para discutir maneiras de aliviar lesões no local de trabalho, pois a LER de longo prazo pode levar a uma tensão mais séria na área afetada.

3. Descanse Mesmo
Tente descansar a área afetada o mais rápido possível. Use compressas quentes ou frias e relaxe a área. Você pode querer alongar ou praticar ioga para alongar e fortalecer a área afetada.

4. Analgésicos anti-inflamatórios
Os comprimidos de aspirina e ibuprofeno podem reduzir os sintomas de LER, mas não são soluções rápidas. Você terá que combinar este método com outros para efeito total. Tome todos os analgésicos com moderação, de acordo com as instruções do seu médico e do fabricante. Analgésicos não são Halls para bartender, fuja dessa.

5. Fisioterapia
Se os sintomas se tornarem muito graves, você pode ser encaminhado a um fisioterapeuta que pode aconselhar sobre a postura, bem como fortalecer ou relaxar os músculos envolvidos. Os fisioterapeutas podem fazer a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), usando uma corrente elétrica leve para bloquear os sinais de dor; eles também podem fazer terapia de ultrassom ou tratamento com ondas infravermelhas.

6. Injeções de esteroides
Esse método deve ser empregado com cautela. As injeções de esteroides podem reduzir a inflamação se a LER evoluir para uma lesão, como uma tendinite. As injeções de esteróides podem causar danos aos tecidos em uma pequena parcela das pessoas, portanto, há riscos; no entanto, para aqueles que sofrem de ferimentos graves, pode ser um alívio bem-vindo. Sempre fale com seu médico antes.

7. Cirurgia
Para casos extremos, a cirurgia pode corrigir danos específicos em nervos ou tendões em casos de síndrome do túnel do carpo ou contratura de Dupuytren. Fale com seu médico se estiver considerando a cirurgia para dor extrema de LER.

O que mais posso fazer para me manter seguro no trabalho?

Apesar das LER serem comuns quando se trabalha como bartender, outro fator de segurança é o uso de calçados corretos e de suporte. Escorregar e tropeçar são os acidentes de trabalho mais comuns, portanto, certifique-se de usar calçado seguro e antiderrapante no trabalho.

Agora é a sua vez de nos contar quais foram as suas experiências com a Lesão por Esforço Repetitivo? Conhece alguém que já se acidentou? E quais outras formas de melhorar a sua performance dentro do bar?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!