Bartenders de 15 países participaram do concurso que teve brasileiro na final

Todos os anos, a Cointreau, célebre pela produção do licor de laranja Triple Sec produzido na França e importado exclusivamente pela Interfood, realiza uma celebração para Margarita. Esse famoso coquetel utiliza o licor como ingrediente e é conhecido mundialmente pelo clima tropical e sabor distinto. Em 2021, foi realizado o “Margarita Challenge”, uma competição on-line com conceituados bartenders de 15 países diferentes para escolher o a melhor Margarita.

O vencedor foi Miguel Angel Mora, bartender do Alquimico de Cartagena. Segundo o mesmo, a inspiração para a criação do coquetel foi o Pajarito, um dos três monólitos que formam os Cerros de Mavecure, na Colombia (foto abaixo). Miguel Mora explica que a receita criada de Margarita junta os alimentos mais importantes produzidos na região.

“Em geral, milho e frutas tropicais são os ingredientes mais importantes da dieta dos colombianos. Eu também usei Casabe com sal, feito com cinzas de tortillas de milho como adorno, o que nos dá aquele sabor salgado e mineral que encontramos na borda do coquetel de Margarita tradicional”, conta Miguel.

A ideia do concurso foi promover o coquetel, que faz parte da história de Cointreau, de forma descontraída e global. Além de respeitar o momento pandêmico, a solução trouxe um reconhecimento para os especialistas, bem como aprendizado e muitas receitas deliciosas. Outra característica interessante, segundo a marca, foi observar as diferentes origens e culturas presentes em cada versão do coquetel.

aprenda a receita

Pajarito

30 ml Cointreau
45 ml de tequila blanco com milho e folhas de manga
23 ml de grapefruit
casabe e sal de tortilla de maiz

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e bata bem. Coe para um copo baixo com um cubo grande de gelo e finalize com casabe e sal de tortilla de maiz por cima.

Foram mais de 250 inscritos, sendo a maioria de brasileiros (22%), que disputaram com receitas próprias e únicas para o coquetel.

Para a bancada de jurados, um time de especialistas provaram as receitas finalistas, entre eles: Alfred Cointreau, Didier Pean (Mixologista), Rory Shepherd (Diretor Criativo do Little Red Door), Carole Quinton (Cointreau Master Distiller) e Kevin Sueiro (Embaixador Global de Cointreau). Os jurados avaliaram o sabor, a consistência, a aparência, técnica e a originalidade. Na final, restaram apenas 10 especialistas, incluindo o brasileiro Ricardo Alexandre Leal, santista de 17 anos de experiência na área.

“Minha inspiração foi e sempre será histórica, assim como a minha coquetelaria que mistura clássicos e contemporâneos, mostrando que podemos ter o melhor de dois mundos. Usei a toranja para ressaltar toda a citricidade das laranjas frescas e amargas na receita, respeitando os ingredientes Margarita original, e, para balancear esse casamento, foi criado um bitter de mel e cacau. Finalizei com alecrim e um mix de gergelim”, elabora Ricardo, que compartilha a receita conosco.

aprenda a receita

In Memorium

25 ml Cointreau
25 ml tequila añejo
25 ml tequila prata
25 ml xarope de agave
50 ml suco de limão
120 ml suco de grapefruit
mel de abelha Mandaçaia
dashes Angostura Cocoa

Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe duplamente para um copo crustado com mel, gergelim e alecrim.

Conheça outras receitas com Cointreau aqui

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!