Rota do Café chegando nas cafeterias da Guatemala

Qual é o ingrediente que mais combina com um bom café? Leite? Chocolate? Pão de queijo? Grappa, limão, gengibre…? Pense bem e responda: qual é o ingrediente que “casa” melhor com uma ótima xícara de café?

Para mim, nenhum desses acima – a melhor combinação é café e amigos! Compartilhar essa experiência com um amigo é, de fato, a melhor maneira de acrescentar um toque especial ao seu café.

Após cinco dias na Costa Rica tomando cafés bem medianos, peguei o avião rumo à Cidade da Guatemala para conhecer fazendas, cafeterias e a cultura local.

Estava ansioso para chegar por dois motivos: a produção de cafés especiais de altíssima qualidade e o fato de ter um grande amigo por lá!Mal fiz o check-in no hotel e Raul Rodas, atual campeão guatemalteco de Baristas, me levou para conhecer cafeterias onde tomei excelentes espressos.

Descobri que o mercado local está investindo em métodos de cafés filtrados para ressaltar as nuances de regiões, espécies e métodos de processamentos de cafés.

São tantos cafés e tantas variações de acordo com cada método que a gente sai das cafeterias de lá tremendo com tanta cafeína!

Tomei um Bourbon amarelo da Finca Retana, Antígua da Paradigma Coffee Roasters que tinha sabor de mirtilo (blueberry), acidez de limão siciliano e uma doçura alta e frutada.

Tudo isso feito em uma Aeropress (filtrado sob pressão) com uma técnica bem inovadora!

Nos dias que se seguiram tive a oportunidade de ir duas vezes para Antígua, primeira capital do país e reconhecida internacionalmente por ser uma das principais regiões produtoras do mundo.

Visitei uma fazenda enorme de uma família que trabalha com café desde os anos 60 e Hans, terceira geração dessa família, além de me mostrar a propriedade também me apresentou franquias de cafeterias que dominam o cenário nacional.

Ainda tive a oportunidade de conhecer a Associação de Cafés Especiais (ANACAFÉ) e seu centro de treinamento de profissionais, onde encontrei a Roukiat, juíza principal do Campeonato Mundial de Baristas (WBC).

Agora vocês devem estar se perguntando: porque o Danilo está citando tantos nomes, se a maioria dos leitores não tem ideia de quem sejam essas pessoas? A resposta é simples!

Todo o tempo que estive na Guatemala provando cafés e conhecendo tudo eu estava sempre acompanhado dessas pessoas atenciosas, educadas e muito amigáveis.

Esses amigos engrandeceram cada gole de café que tomei por lá e fizeram dessa viagem memorável!caféA Guatemala deve ser visitada pelos seus cafés espetaculares, pelas belezas naturais, fazendas, cultura, mas principalmente pelo povo acolhedor e sempre pronto a te servir um delicioso café acompanhado de uma boa conversa!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!