Duelo dos Alimentos: Sex on the Beach… O que é melhor usar, suco de laranja Natural ou o industrializado? Confira aqui quem ganha esse duelo!

 

Sex on the beach é um dos drinques mais famosos do mundo e você já deve ter provado alguma vez.sex-on-the-beach

Ele é composto por vodka, licor de pêssego, suco de laranja, gelo, suco de cranberry e açúcar refinado (ou mascavo, caso você queira experimentar; para te ajudar na escolha, leia esse meu outro post Caipirinha: Açúcar refinado x Açúcar mascavo).

Mas todos vocês devem se perguntar o porquê desse nome na bebida, não é mesmo?

Bom, fui a fundo para trazer na mão de vocês essa resposta. Eu tinha apenas dois anos de idade quando ele foi criado, ou seja, em 1987, mas bem longe de mim, em Fort Lauderdale, uma cidadezinha na costa da Flórida.

O Distribuidor Nacional da República havia começado a vender uma aguardente de pêssego, algo novo ainda para aquela região. Com a primavera se aproximando, e junto com a vinda dos turistas, o Distribuidor criou um concurso que pagaria uma bela quantia ao bar que vendesse mais aguardente de pêssego, e o barman responsável pelo maior número de vendas também ganharia um prêmio.

Um jovem barman conhecido como Ted Pizio trabalhou numa mistura de vodka, aguardente de pêssego, suco de laranja e grenadine. Quando ele começou a vender essa bebida ainda desconhecida, foi perguntado quanto ao seu nome, e assim, para definir um nome, pensou no que as pessoas estavam indo à procura em Fort Lauderdale em plena primavera: praia e sexo, e logo respondeuSex on the Beach.

Quando os turistas retornaram às suas cidades, começaram a pedir aos bartenders locais essa bebida, e eles tentaram fazer uma réplica da mesma, dando origem às variações regionais dela, como a que não leva suco de laranja, outas que levam licor Chambord ou suco de abacaxi, ou até a que é feita sem álcool.

Prontinho, já sabem o porquê desse nome, Sex on the beach. Falando do drinque em questão, você já parou para se perguntar se é melhor servir o “Sex” com suco natural de laranja ou com néctar de laranja? E agora quem dá a resposta sou eu, então vamos à luta.

duelodosalimentosSEXONTHEBEACHNUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

Suco natural de laranja

Tem muita qualidade nutricional: é rico em potássio, fósforo, magnésio, vitamina A e C e fibras. Tem também um pouquinho de proteína e gordura das boas. Nota 1, simples assim.

Néctar de laranja

Composto basicamente por carboidratos, sódio e vitamina C, conservantes e corantes. Nada de nota. Não entendeu o motivo? Leia então os nutrientes e a composição do suco natural da fruta e depois volte aqui.

 

AÇÃO NO ORGANISMO

Suco natural de laranja

É capaz de aumentar a imunidade, afastando gripes e infecções. A vitamina C presente é essencial para a absorção do ferro, e esse é fundamental para evitar a anemia. O potássio, como todos sabem, é ótimo para evitar cãibras musculares, mas ele também ajuda no controle da pressão sanguínea e na prevenção de taquicardias.

O fósforo é bom contra aquela preguicinha causada pelo cansaço, sabe? E o magnésio ajuda na contração muscular. Suas fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal, ou seja, cai muito bem para as pessoas que sofrem de prisão de ventre. Mas uma dica: por ser ácido, deve ser evitado nas crises de gastrite a fim de não agravar o quadro.

Um copo de 200 ml de suco natural de laranja tem cerca de 118 Kcal, portanto seu consumo deve ser moderado. Eu normalmente sugiro não consumi-lo em dietas de emagrecimento pelas calorias serem excessivas quando comparadas com as de outros sucos, como o de limão, que não passa de 20 calorias (sem açúcar, claro).

Muitos pontos positivos, nota 1.

Néctar de laranja

Considerando o açúcar existente, que em excesso está relacionado ao aumento de peso e ao desenvolvimento de diabetes, e ainda, a presença de químicos como os conservantes e corantes, nota 0, pois nenhum desses faz muito bem à saúde.Sex on the BeachESTÉTICA

Suco natural de laranja

O suco de laranja tão conhecido por nós tem aquela cor atraente e quase inconfundível, não fosse o suquinho de tangerina para confundir quando eles estão lado a lado. Suco de laranja tem cor laranja… Nooooossa, sério mesmo?! Rs. É um laranja uniforme e, para completar o visual, tem aqueles gomos da fruta. É bonitinho, merece nota 1.

Néctar de laranja

A carinha dele não engana, é artificial. É um laranja mais forte, claro, tem corantes artificiais para isso. Sou mais a cor natural e verdadeira, portanto, nota 0.

 

SABOR

Suco natural de laranja

Considerando uma laranja não muito ácida e naturalmente doce, o suco dela é uma “delíiiiiicia” e o drinque contendo ele então, hummmm… E aquelas fibrinhas da laranja no meio do copo são essenciais para a textura da bebida, e também para você ter mais certeza de que ela é natural, apesar de hoje em dia você já encontrar bebidas industrializadas com os gomos da laranja. Sabia que é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros? E a culpa é toda do seu sabor, logo ganha 1 ponto.

Néctar de laranja

O suco industrializado não chega aos pés do sabor do suco natural, pois é bem artificial, pelo menos na minha humilde opinião. Sem pontinho pra ele.

 

VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Suco natural de laranja

O suco natural fresquinho de laranja é realmente fresquinho, chato, sabe por quê? Pois você precisa fazer e logo tomar, pois suas propriedades nutricionais permanecem por até 4 horas, sendo que depois de 30 minutos já começa a ter uma leve perda de nutrientes.

Suas características são melhores mantidas se armazenados sob refrigeração. Por sua chatice quanto à validade e ao armazenamento, nota 0.

Néctar de laranja

Os de caixinha possuem cerca de um ano de validade a partir da sua fabricação. Se ficar perdida no estoque de seu bar, você tem um ano para encontrar e conseguir usar.

Não requer muitos cuidados com o armazenamento, você pode manter em temperatura ambiente e longe de produtos químicos, mas ao abrir, necessita de refrigeração e deve ser usado em 2 ou 3 dias, dependendo da marca. Se caso usar o concentrado no seu bar, dura de 7 a 10 dias após aberto. Pela sua versatilidade, nota 1.Sex on the BeachE o placar final foi: 4 para o suco natural de laranja e 1 para o néctar de laranja.

Portanto, meus queridos bartenders, usem sem pensar duas vezes o suco natural de laranja no “Sex on the Beach” se quiserem investir em qualidade, e se o bar em que você trabalha te der condições e estrutura para isso.

Quer saber mais sobre alimentação saudável? É só acompanhar no Entre Legumes e Verduras.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!