Refrigerante X Soda Italiana, conheça as diferenças e escolha o seu preferido!

Desde os meus 12 anos eu não tomo refrigerante. Foi uma coisa que resolvi fazer, do nada, tipo falei “não quero mais refri na minha vida” e assim segui exatamente o que falei até hoje, mesmo porque no meio do caminho, resolvi fazer nutrição, né? Ai já viu tudo!

Sinceramente, acho refrigerante totalmente dispensável  e juro que queria muito ouvir isso dos meus pacientes. Uma outra coisa que acho gostosinho que tem gás e sabor é a Soda Italiana… Hummm!!!

Essa aí que acabei de falar nada mais é que água com gás e xarope de frutas que acabou servindo como um substituto do refrigerante , até porque é super saborosa, refrescante e menos calórica.

Ela faz sucesso não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro. É muito comum vê-la, em cafeterias por conta da praticidade no preparo e variedade de sabores, bem diferente do conhecido refrigerante que você encontra em qualquer esquina para a infelicidade da nutri que vos fala.

Tem lugares mega distantes dos centros da cidade que quase não tem água, mas que tem refrigerante… é de querer arrancar os cabelos. Bom, como deu para entender, a briga de hoje é entre o Refrigerante e a Soda Italiana. refrigerante

NUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

Refrigerante
É uma bebida não alcoólica e não fermentada sendo composta basicamente por água mineral, açúcar (salvo as versões zero), extratos ou aromas de frutas ou até vegetais, acidulante, conservante, edulcorante (nas versões light ou diet) e gás carbônico.

Olhando os nutrientes tem, basicamente, carboidratos, e ainda, sódio, que é utilizado como conservante. O que que tem de bom aqui? Nada. Zero.

Soda Italiana

A água com gás é feita basicamente de água e dióxido de carbono, que é o que a deixa borbulhante. Pode ou não ser enriquecida com sais minerais. Ah! Sabia que existe fonte natural de água gaseificada?! Mas, o gás se perde no processo de envasamento, sendo assim, a única forma de beber água naturalmente gaseificada é direto da fonte.

Já o xarope é puro açúcar da cana, água, aromatizante – natural e artificial – e conservante. A proporção é de 1 para 10, ou seja, uma parte de xarope para 10 de água. Bem melhor que o refrigerante, ganha nota sim.

 

AÇÃO NO ORGANISMO

 

 

Refrigerante
SODAITALIANAComo já disse à vocês, refrigerante é caloria vazia, ou seja, não tem qualidade nutricional e, se for a versão com açúcar, só serve para engordar, se for a zero, só serve para jogar para dentro do corpo, químicos que a longo prazo, vai saber o que pode acontecer…

Além disso, possui uma substância que é sequestrante de cálcio… ótimo para dar osteoporose, hein?! Também está associado ao derrame cerebral, ao ataque cardíaco e ao Diabetes. No caso específico da versão zero açúcar, há estudos que dizem que a junção refri de cola + adoçantes = lúpus e doenças degenerativas no sistema nervoso. Pelo amor, nada de nota, né?!

Soda Italiana
A composição dela é agua com gás e xarope, certo?! Vamos falar primeiro da água com gás… Todo mundo acha que água com gás tem o mesmo efeito que a água sem gás no organismo, não é mesmo?! Eu não curto e nem abraço essa ideia. Costumo dizer que é como se você estivesse tomando refri, por conta do gás.

Você não quer que as células tirem o gás da água antes dela entrar na mesma, não é?! Então, se o assunto é se hidratar nada de tomar água com gás, ok? Agora se você for pensar em tomar um refresquinho com os amigos, aí pode sim pensar na água com gás com xarope, rs. Agora o xarope é puro açúcar, pode olhar na tabela nutricional. Sendo assim, nos dá energia. Vai, soda italiana não é de todo o mal para a saúde, nota 1.  

 

ESTÉTICA

Refrigerante
Independente do sabor, que interfere na estética por conta da cor, é sempre bem concentrado e bem forte sua “carinha”. Parece sempre muito artificial, não curto. Nota 0.

Soda Italiana
Tem um ar de elegância independente de seu sabor, já que cada sabor, uma cor distinta e, diferente do refri, tem muitos sabores de xaropes existentes. Para o barman que tem à disposição vários sabores em seu local de trabalho, acaba sendo divertido cada vez que vai fazer, pois acaba saindo cores inusitadas. Claro que nota 1.  

Sabor

Refrigerante
Os sabores tradicionais são: cola, guaraná, laranja, limão e uva. Mas há também sabores exóticos, como: abacaxi, tuti-frutti, guaraná com catuaba, tangerina, pêssego, mate, maçã, maracujá, gengibre, framboesa… Pra mim, tudo ruim, artificial, com aquele gás forte… yécool!!! Isso é da época que eu lembro quando tomava, há tantos anos atrás! Sem nota.

Soda Italiana
Independente do sabor, sempre leve, saboroso e refrescante. E ainda, conta com muitos sabores a serem selecionados. Merece super nota máxima.  

Validade e Armazenamento

Refrigerante
Refri de lata possui 6 meses de validade, já que está mais protegida do calor e da luz. De garrafa, diminui para 3 meses de validade. Se for a versão zero açúcar, cai para metade a validade, isso porque não tem açúcar, que atua como um conservante pelo simples fato das bactérias não curtirem muito ela.

Para o armazenamento, é o seguinte, quanto maior a temperatura, maior a atividade das moléculas gasosas, o que dá maior força e pressão ao líquido. Por isso que ela fica mais susceptível a estourar quando fica debaixo daquele solzão. E isso diminui a sua qualidade, não é mesmo?!

Então, precisa ficar armazenada em temperatura fresca, ou seja, no calor, nem se atreva a deixar fora da geladeira. Digamos que ele é meio fresquinho quanto à validade e ao armazenamento. Vamos de nota 0.

Soda Italiana
Em geral, tem 1 ano de validade. Ela pode ser armazenada tanto em temperatura ambiente como sob refrigeração mas, pensando na soda italiana, é melhor estar geladinha, não é mesmo?! Nada de frescura, merece nota 1. E o placar final é ZERO! para o Refrigerante e CINCO!  para a Soda Italiana. refrigeranteNossa, a soda italiana ganhou de lavada, hein?! Caraca!!! Mas bacana, gostei!!! Ela não é tudo de bom assim no quesito saúde mas, sai na frente fácil do refrigerante. Até o próximo ringue!!!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!