Por dentro do Ocho Maneras, drinque que colocou Tom Oliveira na grande final do Bacardí Legacy 2018/2019

Ocho Maneras é um dos três drinques finalistas da competição global Bacardí Legacy , drinque criado pelo bartender paulistano Tom Oliveira, que reside atualmente em Florianópolis, SC.

Junto com os bartenders Ariel Todeschini, de Curitiba e Michelly Rossi de São Paulo, Tom Oliveira completa o trio eleito para disputar o prêmio maior no Brasil em busca da vaga para Amsterdã, Holanda onde ocorrerá a final global.

Tom Oliveira começou sua trajetória de bar no Vegas Club da rua Augusta, hoje fechado. De lá circulou pelo centro de São Paulo na The Edge, Lions, Alberta #3 e Tex.

A partir de 2013 se aprofundou mais na coquetelaria e tomou o rumo de casas mais focada no segmento, destaque para o Home SP, onde pode se focar mais na coquetelaria e criar uma carta de assinatura.

Desde 2017 Tom está em Florianópolis tendo passado pelo Santo Trago, Empório Capella Café e atualmente a frente da Barca, bar da Casa Quatro Oito além da empresa de eventos SOMA.

Além da final do Bacardí Legacy 2018/2019, Tom também esteve entre três finalistas do Most Imaginative Bartender 2017 de Bombay Sapphire com sua receita Oiapoque ao Chuí, que você pode conferir aqui.

Para o seu coquetel classificado Ocho Maneras, Tom utilizou Bacardí Reserva 8 Años,  St. Germain, vermute seco, bitters de laranja e tintura salina.

Tom afirma que a corrida para o título nacional está muito intensa e concorrida, mas que ele segue seguro com o trabalho feito nos últimos meses e completa:

“Nunca desista dos seus sonhos, para que eles não desistam de você”

Como é o Drinque?

Ninguém melhor do que o próprio criador para dizer quais são as notas sensoriais do coquetel, para Tom, “o Ocho Maneras tem um punch inicial das notas madeiradas do rum Bacardi Ocho Años, depois vem o retrogosto do vermute dry. Conforme adere a temperatura ambiente, esse punch vai dando vez às notas florais do licor de flor de sabugueiro St. Germain. Completam a experiência o amargor do bitter de laranja, a mineralidade da solução salina e o perfume da casca de laranja. A cor dourada do coquetel remete a prosperidade, e o diamante de gelo, conquistas pessoais.” completa o bartender.

Acompanhe no vídeo abaixo o preparo:

aprenda a receita

Ocho Maneiras

40 ml Bacardí Reserva 8 Años
30 ml Martini Extra Dry
10 ml licor St. Germain
2 lance bitters de laranja
1 lance de tintura salina
1 zest de laranja bahia

Adicione todos os ingredientes a um mixing glass mexa e com gelo. Sirva coado no copo baixo com um cubo grande de gelo.
Finalize espremendo os óleos de uma casca de laranja e decore com uma casca de laranja.

A grande final acontece em São Paulo no dia 25/02, e você acompanha através do Mixology News todas as informações do Bacardí Legacy 2018/2019.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!