Aprenda a preparar 5 drinques com Absinto e ainda descubra mais um drinque surpresa

Na coquetelaria tropical/brasileira, infelizmente o Absinto não foi um ingrediente muito utilizado nas últimas décadas. Por conta da importação de Absintos de média e baixa qualidade, ficamos refém de produtos quase sempre adocicados do “tipo Absinto”.

Porém, hoje é possível encontrar boas opções e já é hora de aprendermos a dominar essa bebida que encantou tantos bebedores durante séculos por onde passou.

Então, mãos a obra e vamos desvendar o universo dos drinques com Absinto.

Conheça as 07 curiosidades sobre Absinto agora

Sazerac

A criação do Sazerac também tem sido creditada a Antoine Peychaud, o crioulo boticário que se mudou para New Orleans das Índias Ocidentais e se estabeleceu no bairro francês no início do século 19, abriu uma farmácia no Bairro Francês, e começou a vender suas tinturas e bitters para “aliviar os males de todos os seus clientes.”

Sazerac absinto

60 ml de brandy
5 ml de xarope de açúcar
3 dash de Peychaud’s Bitter
2 dashes de Angostura Bitter (opcional)
5 ml de Absinto para molhar o copo

Em um copo baixo coloque o Absinto de forma que suje todo o interior do copo, coloque bastante gelo e reserve gelado. Num mixing glass coloque o açúcar e o bitter e macere levemente com uma bailarina para dissolver o açúcar, em seguida adicione o brandy, gelo e mexa. Em seguida pegue o copo sujo com absinto retire o gelo e verta o conteúdo do mixing glass para ele com coagem simples, esprema o zest de limão por cima do copo e passe a casca na borda do copo e a dispense.

Fairy Cream

Este drinque, criado por Dick Bradsell em 2010 em Londres, é um bom representante de uma bebida que não precisa exclusivamente ser utilizada em pequenas quantidades.

fairy creamDick Bradsell foi também o criador de drinques como Bramble, Espresso Martini e o Treacle.

40 ml de Absinto
40 ml de creme de leite fresco
25 ml de licor de cacau escuro
15 ml de licor de cacau claro

Em uma coqueteleira com cubos de gelo, bata todos os ingredientes e coe duplamente para uma taça martini sem gelo. Sirva imediatamente.

Corpse Reviver #2

O conceito de Corpse Reviver surge no início do século 20 como coquetéis para rebater a ressaca. A versão mais famosa destes coquetéis é o Corpse Reviver#2 de Harry Craddock.

corpse-reviverNo seu livro Savoy Cocktail Book, Craddock alerta sobre este “tônico”: “Quatro destes tomados em rápida sucessão irão desreviver o corpo novamente.” 30 ml de gin 30 ml de Lillet (ou outro vinho aperitivo)

30 ml de gin
30 ml de triple sec
30 ml de suco de limão siciliano
5 gotas de absinto

Bata todos os ingredientes com gelo e sirva com coagem dupla em taça resfriada. Decorar com casca de limão siciliano.

Morning Glory Fizz

Um clássico esquecido da coquetelaria, que tem como criador um dos mais famosos bartenders de todos os tempos, Harry Jonhson, no século 18. Esse remédio da época cairia muito bem como um drinque para tentar curar a ressaca da noite passada.
Morning_Glory_Fizz_White
60 ml de  whisky escocês
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope simples
1 dash de Absinto
clara de ovo
45 ml de água com gás

Em uma coqueteleira com gelo, coloque o whisky, suco de limão, xarope simples, clara de ovo e absinto e bata vigorosamente.Coloque a água com gás em um copo longo e verta o líquido da coqueteleira no copo. Decora com gotas de single malt whisky e gengibre cristalizado.

Clarita

Clarita é a receita que coloca o bartender Ran Van Ongevalle, do The Pharmacy, na pequena cidade de Knokke Heist, no norte da Bélgica, em evidência global.

Clarita é uma daquelas receitas que, se não se tornar um grande sucesso nos próximos anos, será redescoberta por um bartender curioso, ávido por drinques esquecidos, que perceberá a grandeza de um coquetel simples como esse. E a sua simplicidade que torna o Clarita um grande drinque.

absinto clarita60 ml de Bacardí Gran Reserva 8 Años
10 ml de Amontillado sherry
1 colher bailarina de Creme de Cacau
2 dashes de Absinto
1 dash de solução de sal
3 gotas de azeite de oliva

Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes (menos o azeite de oliva) e mexa por 10 segundos. Coe para uma taça coupé previamente gelada e finalize com 3 gotas de azeite de oliva.

Drinque Surpresa

Este drinque surpresa, criado especialmente para o Mixology News, combina o frescor das ervas aromáticas, o cítrico dos limões com Absinto e cachaça – ora, porque não cachaça – para surpreender os clientes que são apaixonados por Mojitos.

Fada Braba

45 ml de Cachaça branca
10 ml de Absinto
10 ml de suco de limão tahiti
10 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar 1:1
12 folhas de hortelã
3 fatias de gengibre fresco
raspas de cumarú

Em um copo longo, coloque o gengibre, limões, xarope de açúcar e amasse gentilmente. Em seguida, com os dedos amasse/aperte um pouco o hortelã para liberar os aromas e sabores e coloque no copo.
Coloque um mix de gelo em cubo e gelo picado, cachaça e mexa bem.
Por fim, coloque o Absinto por cima (floating) e finalize com gelo picado.
Decore com um ramo de hortelã, uma fatia de limão siciliano e raspas de cumarú.
Sirva imediatamente com canudo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!