Entrevista exclusiva com Angus Winchester, diretor de educação do BCB Berlin e BCB Brooklin

Angus Winchester é uma das raras autoridades globais da coquetelaria. Aplaudido por gerações de bartenders, se tornou um dos mentores de bar mais importantes da última década, tendo participado de diversas inovações no mercado nos últimos anos.

Experimentou o dom de servir drinques na década de 90 e teve como chefe e amigo grandes lendas da coquetelaria até decidir se retirar dos balcões para assumir cargos de administração, gerenciamento e consultoria.

Conquistou prêmios relevantes como Melhor Embaixador Internacional 2012, Golden Spirit Award 2014 e Melhor Mentor de Bar 2016 pelo Tales of the Cocktail e Melhor Mixologista 2012 pela Wine Enthusiast.

Após anos com grande sucesso como embaixador global de Tanqueray gin, Angus tem residência na distante Hong Kong, onde vê atentamente o crescimento estrondoso da cena asiática de bares.

Atualmente está à frente da maior renovação do Bar Convent Berlin (e também Bar Convent Brooklin), construiu conhecimento e credibilidade para apontar para o futuro e ditar as novidades do mercado de bebidas.

entrevista exclusiva

Estando envolvido na indústria de bebidas por mais de 30 anos, como você vê a evolução da comunidade de bartenders? Quais as principais mudanças de quando você começou e atualmente?

Obviamente temos visto uma mudança enorme no nível de profissionalismo no trabalho. Os bartenders podem estar orgulhosamente ao lado dos chefs de cozinha e sommeliers como carreiras qualificadas, tanto nos olhos da indústria de bebidas assim como nos meios de comunicação e nos clientes.

Após o sucesso do BCB Berlim e do BCB Brooklin, o que os visitantes podem esperar do primeiro BCB São Paulo?

Nós estamos seguindo a fórmula que deu certo em Berlim e no Brooklin de fornecer aos visitantes uma grande oportunidade de conhecer e experimentar novos produtos, assim como encontrar em um único lugar o que os principais players desse mercado estão fazendo atualmente.

Além disso estamos executando um programa de educação nunca visto no Brasil, com uma grade de 56 palestras com especialistas dos quatro cantos do mundo, desde Argentina, Chile, EUA, Londres, Austrália e também de todo o Brasil.

Por fim, não podemos esquecer do aspecto social do nosso trabalho e a enorme oportunidade de gerar relacionamento entre toda a cadeia de bares e restaurantes para potencializar o crescimento da coquetelaria no Brasil e em toda a América Latina.

O que você se lembra da sua primeira noite atrás da barra?

Me lembro estando completamente despreparado para lidar com aquilo.
Era apenas uma balada detestável, sem drinques ou clientes de qualidade, mas ao mesmo tempo eu estava totalmente sem treinamento e quando uma pessoa me pediu um drinque (gim com suco de laranja) eu fui um desastre.
E rapidamente eu percebi que ir para o backbar, repor bebidas e recolher copos era o melhor lugar para eu começar alguma coisa.

Muitas pessoas, desde meu primeiro chefe de bar até alguns dos grandes nomes desse mercado como Dick Bradsell, Salvatore Calabrese e Dale De Groff, mas ainda assim eu diria que Sean Finter foi meu maior mentor em termos de não aprender apenas novas competências mas aprendendo novas atitudes.

O que você sabe sobre a nossa cultura de coquetelaria no Brasil?

Eu visitei o Brasil duas vezes e me impressionei pelo que ví dentro do parâmetro de convidado. Conheço muitos brasileiros e acredito que a atitude dos brasileiros para a vida é grande e única.

E mais, eu adoro uma boa cachaça, que foi algo que eu pude aprender e abrir meus olhos para esse mundo em uma das minhas visitas.

Se você pudesse passar uma noite num guest shift em algum bar do mundo, onde seria?

Que pergunta interessante! Eu poderia dizer que o The Savoy Bar, em Londres, pela história e prestígio ou o High Five Bar, em Tóquio, pelo ballet dos batenders ou ainda o Dead Rabbit, em Nova Iorque, para dizer que eu fiz um guest um um dos mais respeitados bares modernos do mundo mas honestamente, eu adoraria fazer uma noite de bar em qualquer lugar com os bartenders certos ao meu lado, um Dream Team como Bobby Heugel, Julie Reiner, Hidetsugu Ueno, Julio Bermejo, Joerg Meyer, Ivy Mix e muitos outros..

Quais são os pontos em comuns que você vê em um clássico da coquetelaria?

Drinques fáceis de fazer, fáceis de ajustar o equilíbrio para um cliente especial, fáceis de pronunciar e principalmente, lucrativos para o bar.

Que conselhos você poderia dar para a nova geração de bartenders?

Primeiro, cuidem da sua saúde e da sua mente, lembrem que ser bartender é uma profissão, uma carreira e não um estilo de vida e lembrem-se que o nosso trabalho é servir pessoas tanto quanto servir drinques.

Você pode compartilhar uma das suas receitas de drinque preferidas?

Eu sou um grande fã do Winchester Cocktail, criado por Brian Miller’s do The Polynesian em NY, uma das autoridades de coquetelaria tiki da nova geração e com muito prazer posso dizer que ele se tornou já um clássico moderno.

MN * pesquisamos a fundo a receita e descobrimos que de acordo com Jeff “BeachBum” Berry, O Winchester Cocktail  é “o primeiro e melhor coquetel do século 21 … para forçar os limites do tiki clássico.”

aprenda a receita

Winchester Cocktail

30 ml Old Tom gin
30 ml Martin Miller’s Westbourne Strength Gin
30 ml Monkey 47 gin
15 ml St Germain licor
1 dash Angostura Bitters
20 ml suco de limão
20 ml suco de grapefruit
15 ml grenadine
15 ml xarope de gengibre

Em uma coqueteleira com cubos de gelo coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Coe para uma tiki mug.
Finalize com gelo picado e decore com meia lua de grapefruit, pedaço de gengibre, 2 folhas de abacaxi e um guarda-chuva de sua preferência.

Como Participar

A primeira edição do Bar Convent São Paulo acontecerá nos dias 17 e 18 de junho na Expo Barra Funda,  na cidade de São Paulo.O Expo Barra Funda está em uma localização privilegiada, com fácil acesso ao centro de São Paulo e ao lado da estação Barra Funda de Metrô (Linha 3 – Vermelha).

Para se inscrever para o BCB São Paulo 2019 clique aqui

Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1001 – Barra Funda / São Paulo – SP – CEP: 05001-000

Acompanhe através do Mixology News, veículo ofícial do Bar Convent São Paulo, todas as informações do evento com exclusividade!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!