Aprenda a preparar o drinque Oh!Linda, da bartender Nathália Mesquita

No ano de 1637, Maurício de Nassau desembarcou onde hoje está Pernambuco. Veio a mando da coroa holandesa para cuidar da região produtora de açúcar. Ao desembarcar na colônia de pescadores teria dito: “Oh! Linda localidade para se construir uma vila”. O nome se consolidou e Olinda durante a administração de Nassau tornou-se uma bela cidade tropical urbanizada nos moldes holandeses.

Para homenagear a cidade histórica que sobrevive bela até hoje, Nathália Mesquita criou o Oh! Linda. Um coquetel que busca louvar a riqueza da biodiversidade pernambucana.

Na base da receita está o tradicional destilado de cana de açúcar, planta que era a riqueza maior dos tempos de domínio holandês. Além de uma cachaça de alambique descansada em barris de feijó, mel de abelhas uruçu, espécie nativa da Chapada do Araripe. Por fim, um refrigerante de caju, gengibre e cúrcuma, ilustração artesanal do hábito pernambucano de unir frutas típicas nas bebidas.

Com mais de 11 de mercado, Nathália Mesquita é graduada em gastronomia e nos últimos anos tem se debruçado em pesquisas sobre agroecologia através da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Obteve ainda a formação em coquetelaria clássica pela ABB. Das casas por onde passou, destaque para Hot Spot, Casa de Olinda e Kisú Japonese Food.

As participações em campeonato datam do começo de carreira, com um 2º e 3º lugares no Campeonato Pernambucano em 2008 e 2009 respectivamente. Obteve ainda a 8ª colocação no campeonato da Fispal em 2009.

Atualmente Nathália mora na Zona da Mata Pernambucana onde trabalha como consultora autônoma de bares e restaurantes. Seu grande diferencial está na busca de aprofundar a relação com a agricultura familiar orgânica. Sempre em busca de promover o consumo consciente através do uso de insumos orgânicos e locais.

O Oh! Linda é servido no Ladrilho Café que funciona no mezanino do Nusa Deli. Um drinque com o melhor de Pernambuco dentre os #365DrinquesDoBrasil.

aprenda a receita

Oh! Linda

50 ml de cachaça Carvalheira
300 ml de refrigerante artesanal orgânico de caju, gengibre e cúrcuma
15 ml de mel de uruçu

Disponha o mel de uruçu em um copo shot. Na sequência, despeje suavemente a cachaça com auxílio de uma colher bailarina. Em um copo long drink disponha gelo e o refrigerante artesanal guarnecido com favo de mel, cristal de gengibre (gengibre cristalizado), uma meia lua do limão da vovó e um pedaço de raíz de cúrcuma.

Receita de xarope de gengibre e cúrcuma (base do refrigerante)

200 g de gengibre ralado
10 g de cúrcuma em pó
150 g de açúcar
300 ml de água

Lavar bem o gengibre, ralar, dispor em uma panela junto com os demais ingredientes. Mexa até dissolver o açúcar e cozinhe por cinco minutos. Espere esfriar. Passar por um coador (filtro de pano ou de papel). Armazenar refrigerado. Validade: 6 meses.

Receita de refrigerante artesanal de caju, gengibre e cúrcuma

100ml de xarope de gengibre e cúrcuma
30 ml de sumo de caju
15 ml de sumo de lima comum (limão da vovó orgânico)
750 ml de água

Espremer o caju para retirar o sumo, espremer o limão da vovó (lima comum) e misturar ao xarope. Mexer e acertar o ponto desejado. Coar cuidadosamente com filtro de pano ou papel. Misturar essa solução com a água, colocar na máquina de gaseificação forçada* e injetar duas cápsulas de CO2 para soda. Armazenar fechado até a hora de servir.Validade: 3 dias.

* Caso você não tenha a máquina de gaseificação forçada, poderá usar a mesma quantidade de água gaseificada de sua preferência no momento do consumo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!