Aprenda a preparar o MyMT (My Mai Tai), drinque de Ricardo Puma Fuenzalida

Corria o ano de 1944 e, reza a lenda, que com um bom rum em mãos e um grupo de amigos do Tahiti no balcão, Victor J. Bergeron criou um clássico drinque fundador da coquetelaria tiki, o Mai Tai. O fato de seu bar estar localizado em Oklahoma, no meio oeste dos Estados Unidos, era apenas um detalhe. O grande valor da mistura foi usar da simplicidade para valorização da base alcoólica.

Apaixonado pela coquetelaria tiki, Ricardo Fuenzalida, o Puma, se desafiou a recriar o clássico. Sempre respeitando a filosofia de passar longe das versões “carro alegórico”. Começou assim a aventura de sabores e texturas do MyMT (My Mai Tai).

Chega no copo um coquetel robusto e refrescante, levemente cítrico e com uma presença sutil de pistache em um orgeat artesanal. Na lista de ingredientes, primeiro o Zacapa rum e um Appleton State 12, porque afinal um bom Mai Tai tem que ter boa base. Entram ainda na mistura o orgeat de pistache, suco de limão siciliano, Grand Marnier e um toque final de Luxardo Maraschino.

Com 13 anos no segmento de alimentos e bebidas, Ricardo Fuenzalida, mais conhecido como Puma, tem formação em Gastronomia Internacional, Hotelaria e Mídias Socias. Já passou por diversos estabelecimentos, desde pequenos restaurantes, baladas, hotéis de luxo e cassinos em vários países. No Brasil comanda desde 2014 a Cocktail Channel, uma plataforma de conteúdo sobre o universo da coquetelaria, onde teve a oportunidade de entrevistar grandes nomes do mercado como Salvatore Calabrese, Luca Cinalli, Simone Caporale e tantos outros.

Hoje divide seu tempo entre bares, redes sociais e sua grande paixão, a coquetelaria tiki. Além de ministrar cursos sobre o segmento, também é o responsável pela coluna Tiki de Verdade. Cabe ainda notar que em 2017 Puma foi o segundo colocado no World Class Brasil.

APRENDA A RECEITA

MyMT

30 ml de Zacapa Rum
30 ml de Appleton State 12
15 ml de orgeat de pistache
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de Grand Marnier
1 bsp de Luxardo Maraschino

Colocar todos os ingredientes dentro de uma coqueteleira com pedras de gelo e bater até conseguir uma mistura homogênea, servir num copo rock com pedras de gelo fazendo coagem dupla.Decorar com um ramo de hortelã, pele de laranja bahia e uma cereja. Perfumar com pele de laranja.

Receita de orgeat de pistache

500 g de pistache
800 ml de água mineral
700 g de açúcar demerara
1 oz de água de flor de laranjeira
100 ml de brandy

Deixe hidratar o pistache em água por 14 horas, após esse tempo coloque no liquidificador e faça um “leite de pistache”. Com ajuda de um pano fino, coe o pistache até conseguir retirar qualquer tipo de resíduo (repita mais de uma vez se for preciso). Em uma panela coloque o leite de pistache e o açúcar em fogo médio mexendo constantemente. Uma vez dissolvido o açúcar, retire do fogo e deixe descansar até esfriar. Misture o Brandy e a água de flor de laranjeira. Guarde em uma garrafa limpa e esterilizada.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!