Aprenda a preparar o The First da Silva, drinque do bartender Vini Lopes

Nos tempos do Império Romano, a máquina de guerras e conquistas espalhava medo por entre as paisagens de todo o “mundo conhecido”. Muitos tentavam fugir do domínio de Roma, dentre os refugiados estavam populações saídas das florestas (do latim silva). Um destino comum para os povos da selva foi a península Ibérica, onde estão os atuais países de Portugal e Espanha.

Alguns séculos depois, no ano de 1612 o alfaiate português Pedro da Silva chegou ao Brasil. O sobrenome já havia se espalhado e em terras brasileiras a popularidade só fez aumentar.

Para homenagear o mais brasileiro dos sobrenomes, Vini Lopes criou o The First Silva, o primeiro selvagem. Uma releitura de um whisky sour para contar um pouco sobre três pilares que moldam a todos: origem, formação e vivência. Trata-se de uma receita com ingredientes vindos de muitos lugares e ao mesmo tempo bastante brasileira.

Vinicius Tamayose Lopes, o Vini Lopes, descobriu o balcão em uma aventura em Madri e Sevilha na Espanha. Foi na Europa que teve os primeiros contatos na coquetelaria, um contato bem pesado. Lavou muito copo, encheu muita geladeira e levou nas costas muitas caixas pesadas. De volta ao Brasil deixou de lado o mercado editorial e sua carreira como diagramador e revisor de livros para se dedicar a coquetelaria. Segue fiel a paixão pelas histórias, mas hoje escreve a sua nos copos.
Aqui começou sua trajetória com Jean Ponce e o time de peso do Riviera Bar, de lá foi para o Vito onde estava o professor Diego Sevillio. Passou pelo UN, Lilu, Juniper 44º e recentemente comandou o Méz, e por fim o Vista e Bar Obelisco. Hoje assina a carta e comanda o balcão do Grecco Bar e Cucina que inaugura agora em agosto de 2018.

O The First Silva é uma mistura bem brasileira com um “pézinho” em diversas partes do mundo. Uma jornada prazerosa do início ao fim dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

The First Silva

60 ml de Wild Turkey 101
30 ml de redução Grand Marnier, Averna e páprica doce defumada
15 ml de suco limão rosa
2 fatias de caju

Em uma coqueteleira com gelo, amasse o caju, coloque todos os ingredientes com gelo e bata vigorosamente. Coe para uma taça previamente gelada e finalize com uma folha de limão rosa. Sirva imediatamente.

Receita de redução Grand Marnier, Averna e páprica doce defumada

50 ml de Grand Marnier (Cordon Rouge)
50 ml de Averna
3 g de páprica doce defumada.

Colocar todos os ingredientes em uma panela em fogo baixíssimo. Quando levantar, fervura mexer por 5 minutos. Desligue o foco e coe a mistura em um filtro de café.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!