Aprenda a preparar o Oblatio, drinque campeão que levará a bartender para o México

O Dia de los Muertos é uma das datas comemorativas mais importantes do México. Ela é comemorada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro e tem suas origens nas civilizações pré-hispânicas.

Saiba tudo sobre o Dia de los Muertos aqui

Foi com esse tema que Stephanie Marinkovic, bartender do Espaço Treze, no bairro da Bela Vista, SP apresentou o seu drinque Oblatio e conquistou o campeonato realizado pela Tequila Patrón na cidade de São Paulo esta semana.

Com o primeiro lugar, a bartender seguirá para o México para conhecer a destilaria da marca e se aprofundar no universo de tequilas.

Segundo Marinkovic, Oblatio significa “A Oferenda”.  Isso porque existe uma tradição no  Dia dos Mortos que conta que todos nossos entes queridos voltam pra fazer uma visita. O drinque desenhado pela bartender fala exatamente sobre essa volta, conectando cada elemento com uma passagem.Ela explica com propriedade: “A tintura de pitaya vermelha bem como a presença do espírito. Para que essa história aconteça eu ilumino seu caminho com a tintura. Ele estando presente, quero que ele se recorde das fortes lembranças.
Tenho um cordial de anis verde com camomila. Após isso não quero que ele se lembre do das felicidade mas sim também dos obstáculos que superou.
Suco de limão. Não quero que ele se esqueça de nada, os momentos inesquecíveis e a Patron XO Cafe em um leve retrogosto que permanece.
Eu então, determino o caminho desse espírito, sua jornada quase acabando com essa volta com um bitter de cardamomo apenas uma gota para a paz eterna, que é um aspargo grelhado com seu sabor umami.”

Com um ritual tanto belo quanto macabro Stephanie explica que na verdade: “O que eu busquei foi passar para todos que não se esqueçam as coisas boas e ruins que tudo isso determina nosso caminho. É nosso crescimento como seres humanos.” conclui.

APRENDA A RECEITA

Oblatio

50 ml de tequila Patrón Silver
7 ml de Patrón XO Cafe
30 ml de cordial de anis verde com camomila
20 ml de tintura de pitaya vermelha
15 ml de suco de limão tahihi
1 aspargo grelhado

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e agite utilizando a técnica de throwing.
Passe para uma taça previamente gelada e finalize com um aspargo grelhado.

Conheça aqui outros coquetéis que foram vencedores de campeonatos de coquetelaria

Todas as fotos do texto foram clicadas pela também fotógrafa profissional Stephanie Marinkovic.
Você pode ver o portfolio de fotografia dela aqui!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!