Aprenda a preparar o Mule Kick, drinque do bartender Roberto Munari

Imagine que bela figura, uma mula de 7 palmos de altura, descanelada e que tira fogo na calçada. Bem, essa é a que tanto gosto deu a Luiz Gonzaga em sua Moda da Mula Preta. Mas uma outra Mula Preta nordestina tem feito sucesso, o estúdio de design de Natal, Rio Grande do Norte, que homenageia os versos de Gonzagão.

Roberto Munari recebeu o convite para produzir um drinque que tinha a obrigação de ser inventivo e exclusivo como o multipremiado estúdio Mula Preta e tão único quanto o Rei do Baião. Assim nasceu o Mule Kick (Coice de Mula), uma combinação que se apresentada com uma garrafada e que estreou durante a mostra “À moda da Mula Preta” na Design Week 2016 através da galeria “Marché Expérience”.

Ao Mule Kick, coube a missão de apresentar a riqueza e diversidade do Rio Grande do Norte no salão de design em São Paulo, para isso, a receita faz referência aos diversos biomas do estado.

Como base, a cachaça orgânica Samanaú com uma redução de murici, suco integral de taperebá e xarope de açúcar de coco. Após a mistura dos ingredientes, o coquetel é carbonatado com CO2 e engarrafado em uma garrafa exclusiva remetendo ao design do estúdio as Garrafadas (muito difundidas e apreciadas no Norte e Nordeste Brasileiro).

Roberto Munari é publicitário de formação, mas acima de tudo um apaixonado por todos os elementos que envolvem a mixologia. Há 16 anos no mercado, tem diversos cursos de especialização no Drink.Lab, Senac, Wset, Hotec e outros. Atualmente, comanda o departamento de criação da Class – Alta Coquetelaria, empresa que tem como foco principal, eventos de luxo.

Na contramão dos principais nomes do mercado nacional, atua nos bastidores desenvolvendo drinques exclusivos para grandes marcas como BMW, Mini Cooper, Bio Ritmo, Canon etc. Atuou ainda como multiplicador em projetos como Academia Diageo, Diageo Bar Academy e Learning for Life. Por fim, participa atualmente de iniciativas como DrinkMe e DrinkClub, startups que buscam difundir a coquetelaria no mercado brasileiro.

Quem estiver disposto a domar o Mule Kick, ele estará disponível no PocketBar da Class que será aberto em breve na região dos Jardins em São Paulo. A garrafada de 720 ml rende três drinques e é um belo coice dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Mule Kick

45 ml de cachaça orgânica Samanaú
150 ml de suco de taperebá
30 ml de redução de murici
15 ml de xarope de açúcar de coco

Em um carbonatador Perlini, coloque todos os ingredientes e agite. Na sequência, faça coagem para uma taça com muito gelo e finalize com uma fatia de laranja-de-umbigo + flores do campo.

Receita de redução de murici

15 frutos de murici
150 ml de água mineral

Em uma panela leve ao fogo baixo o murici cortado ao meio com casca, adicione aos poucos a água, continue mexendo até que a calda atinja a textura de fio. Retire do fogo e coe. Conserve na geladeira.

Receita de xarope de açúcar de coco

200 g de açúcar de coco
200 ml de água mineral

Em uma panela leve ao fogo o açúcar de coco e a água, misture até o açúcar dissolver completamente e a água fever, retire do fogo. Conserve na geladeira.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!