Aprenda a preparar o Blend, drinque do bartender Robinho Bernardo

Criar um blend de café é uma arte para ressaltar qualidades, mascarar imperfeições ou até para padronizar grandes lotes. Mas a palavra se aplica também a diversos tipos de misturas, pode definir uma contração de palavras ou para sugerir que alguém deva seguir seu rumo e se dissolver na multidão.

Para Robinho, a criação do seu Blend representa colocar num único drinque duas grandes paixões. O coquetel une cachaça na base alcoólica com café infusionado a frio. Tudo além são sabores coadjuvantes para harmonizar os dois ingredientes principais.

A receita final traz o aroma versátil e marcante do capim santo, o dulçor fluido do mel,  que combina tão bem com a cachaça. Os óleos essenciais da casca de limão siciliano trazem o aroma cítrico e a água com gás completa o Blend.

O bartender Robson Bernardo, mais conhecido simplesmente como Robinho, trabalha na área desde 2004. Tudo começou na conclusão de um curso na Bertone’s Bartenders, naquele ano. De aprendiz, Robinho já seguiu para o balcão Taag Music que iria ser inaugurada e para onde os proprietários da escola prestaram consultoria.

Mais alguns cursos na Bertone’s e um curso técnico de tecnologias em bebidas pela Anhembi Morumbi e os rumos profissionais e paixões foram aparecendo. O amor pela cachaça aumentou e as aulas com Isabela Raposeiras colocaram o café no coração de Robinho. Foram então 6 anos no Santo Grão até o convite para ser professor no mesmo Bertone’s, dando aulas no módulo básico e de flair.

Quem quiser mergulhar no Blend de cana com café do Robinho, precisa misturar na mão os ingredientes ou pedir direto ao criador no balcão do Por um Punhado de Dólares – PPD Café. Mistura equilibrada dentre os #365DrinquesDoBrasil.

APRENDA A RECEITA

Blend

75 ml de cachaça
50 ml de café infusionado a frio (cold brew)
6 folhas de de capim santo
25 ml de mel
100 ml de água com gás
casca de limão siciliano

Em uma coqueteleira macere o capim limão com mel. Adicione então o gelo a cachaça e o café. Bata bem e sirva coado numa taça de vinho. Complete com a água com gás. Por fim, decore com uma folha de capim limão e com a casca de siciliano depois de espalhar seus óleos sobre o drinque.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!